quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Padre é agredido durante assalto em Lontras

Dois jovens, com idades por volta de 16 e 18 anos, roubaram a casa paroquial no Centro de Lontras quarta à noite e agrediram o padre Jair Antonio Goelachy. A dupla levou uma carteira com R$ 300, três celulares, notebook, uma corrente de ouro com um pingente em forma de crucifixo e um anel de ouro com um crucifixo encravado.
Segundo a Polícia Militar, os dois rapazes ainda não foram encontrados. O padre contou à polícia que estava no quarto quando percebeu que alguém mexia na fechadura. Ao serem perguntados quem eram, os jovens disseram ser amigos do religioso e em seguida arrombaram a porta da casa, entraram e anunciaram o assalto.
A vítima foi agredida com socos e tapas e também obrigada a entregar o dinheiro que estava em uma gaveta na casa paroquial. Padre Jair não soube precisar a quantia.

Começou a temporada de cruzeiros em Itajaí

O navio Zenith — primeiro transatlântico a chegar em Itajaí para a temporada de cruzeiros — atracou nesta quinta-feira na cidade. Pouco antes das 9h o navio já estava no terminal do município, onde deve ficar até às 21h. Com 1.100 passageiros a bordo, o transatlântico veio de Santos e vai receber mais 420 pessoas que embarcam em Itajaí. Além do Zenith, outros 27 navios devem passar pelo município até 4 de abril de 2015.
O secretário de Turismo, Agnaldo Hilton dos Santos, explica que toda logística portuária necessária para chegada no navio foi preparada: agentes de trânsito, táxis, vans, guias e artesãos locais aguardaram o desembarque dos tripulantes. No próximo domingo será a vez do transatlântico Imperatriz aportar na cidade com 1.800 pessoas.
As 28 escalas de cruzeiro que virão a Itajaí nesta temporada devem movimentar mais de 48 mil turistas. Em dezembro chegam navios que fazem a rota brasileira e a partir de janeiro atracam os transatlânticos internacionais, trazendo visitantes uruguaios e argentinos.

Cobrança de pedágio ambiental em Bombinhas está liberado pela justiça

O pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu nesta quarta-feira à tarde não ceder ao pedido de liminar apresentado pelo Ministério Público de Santa Catarina que solicitava a declaração de inconstitucionalidade da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas. A decisão dos desembargadores faz valer o pedágio, que deverá ser instituído em meados deste mês.
A votação começou acirrada com o parecer do desembargador Lédio Rosa de Andrade, que havia pedido vista na última sessão e votou pela manutenção da lei. Conforme os votos a favor foram prevalecendo, o relator, desembargador Moacyr de Moraes Lima, que havia dado parecer contrário à instituição da taxa, pediu a palavra e voltou a defender seu voto, alegando que o pedágio ambiental de Bombinhas tem caráter meramente arrecadatório.
O voto do relator, porém, não foi seguido pela maioria dos desembargadores. A votação terminou com 12 a favor da lei e cinco contra. Houve oito ausências justificadas na sessão.

A prefeita Ana Paula da Silva acompanhou a sessão e comemorou o resultado. Com a decisão não há impedimentos para que a prefeitura de Bombinhas dê início à cobrança da TPA.