segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prefeitura de Blumenau irá fiscalizar e punir mototaxistas irregulares

A história da licitação dos mototáxis em Blumenau começou em fevereiro de 2012, quando a concessão anterior já estava vencida e os profissionais, na época 38, trabalhavam com autorizações especiais do Seterb. O processo exigia a aprovação em exame específico sobre condução de passageiros em motocicleta, mas ninguém possuía. Os concorrentes entraram com recurso e ganharam mais tempo para fazer o curso. Em paralelo, a licitação ficou suspensa. 

Em fevereiro deste ano, a licitação foi reaberta com modificações, como a que os mototaxistas teriam até 31 de julho para se adequar, inclusive o curso regulador. Houve somente 18 interessados que, desde fevereiro, eram os únicos a poder trabalhar, com a promessa de entregarem todos os documentos até o prazo. Em 1º de agosto, 10 entregaram e, portanto, estão habilitados, o que demonstra a falta de interesse em se trabalhar como mototaxista. Em outros municípios da região, o problema não ocorre.

No entanto, o presidente do Sindicato dos Motociclistas (Sindimoto) de Blumenau e região, Leomar Antonio Gottcheski, conta que há cerca de 20 outros motociclistas atuando com o transporte de passageiros. Esses trabalham ilegalmente e, segundo o diretor de transportes do Seterb, Lairto Leite, serão fiscalizados e punidos, podendo perder até a licença para pilotar. Os mototaxistas autorizados têm uma carteirinha de identificação, além de coletes e adesivos nas motos.

Marcílio Dias perde para a Penapolense pelo Brasileiro

O Marcílio Dias mostrou um futebol abaixo do apresentado nos últimos jogos, em que mantinha seis jogos de invencibilidade, e acabou derrotado neste sábado para a Penapolense, por 2 a 0, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. Com o placar o Marinheiro continua com oito pontos e precisa de resultados positivos nas últimas duas rodadas. 

No jogo de hoje, a Penapolense foi melhor em quase toda a partida e construiu o resultado já na primeira etapa. Neto marcou o primeiro aos 24 minutos em cobrança de falta. Logo em seguida, Sérgio Mota fechou o placar aos 27 minutos da primeira etapa. 

O treinador Paulo Foiani promoveu algumas substituições no Marcílio Dias, mas o time não correspondeu em campo. Agora, o Rubro-anil tem duas partidas, contra o Juventude em casa, no próximo domingo, e contra o Santo André pela última rodada, fora de casa. O Marcílio Dias depende de dois resultados positivos para passar à segunda fase. 

O Marinheiro volta a campo já na quarta-feira, desta vez pelo Campeonato Catarinense da Divisão Especial, contra o Imbituba, fora de casa, às 20h30. No Catarinense, o Marcílio Dias segue líder do returno.