quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Servidores dos Correios de SC deflagram greve nesta quinta-feira

Os servidores dos Correios de Santa Catarina decidiram em assembleia na noite de segunda-feira, 14, entrar em greve por tempo indeterminado. Entre as principais reivindicações, os trabalhadores pedem a instalação de sistema de segurança nas agências15% de reajuste salarial e diminuição da jornada de trabalho
proposta da empresa sugere conceder 6% de reajuste retroativo a agosto de 2016 e os outros 3% somente em fevereiro de 2017. Para que a greve fosse encerrada, metade dos trabalhadores precisariam aceitar a proposta, o que não aconteceu na reunião de ontem.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintect), a maior adesão à paralisação é no setor de entregas de correspondências, onde todos os trabalhos estão paralisados desde às 0h desta quinta-feira. 
 — A expectativa é de todos as agências dos correios estejam fechadas hoje. Durante o dia vamos conversar com os trabalhadores e, perto do meio dia teremos um número mais aproximado de adesão — contou o Secretário Geral Sintect, Gilson Vieira. 
Em nota divulgada no site do sindicato, os trabalhadores falam sobre a falta de condições de trabalho e a insegurança nas agências. Segundo os trabalhadores, em 2015, foram registrados mais de 30 assaltos as Unidades dos Correios no estado. A categoria também se queixa das alterações nos plano de saúde e pede aumento no vale-alimentação, vale-cesta e mais benefícios. 

Homem é executado no Monte Alegre

Um homem que trabalhava com frete foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (14), no Monte Alegre, em Camboriú. O crime aconteceu na Rua Monte Agulhas Negras, em frente ao supermercado Komprão.

Jucemir José da Silva, de idade não confirmada, foi assassinado com cerca de sete tiros. Quando o Samu chegou ao local, já encontrou a vítima em óbito.
Segundo informações, Jucemir discutiu com rapazes que teriam agredido seu filho. Após trocarem ameaças, o homem foi executado.
Ainda não há informações sobre a autoria do crime, mas a polícia verificou as câmeras do supermercado para tentar identificar os suspeitos.

Lula era o 'comandante máximo' do esquema da Lava Jato, diz MPF

Ex-presidente da República mais popular das últimas décadas, Luiz Inácio Lula da Silva acaba de ser denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro. A denúncia, assinada por 13 procuradores da República, detalha diversos episódios que, sustenta o MPF, têm relação com troca de favores entre o ex-presidente e empreiteiras. No caso da corrupção, Lula e sua esposa, Marisa Letícia, são responsabilizados por aceitar um triplex no Guarujá (SP), bancado e mobiliado pela OAS. Em relação à lavagem de dinheiro, são elencados 61 objetos que Lula teria despachado após deixar a presidência e que teriam sido armazenados num depósito, custeado pela OAS. Os procuradores interpretam que a guarda dos objetos significa continuidade delitiva, praticada 61 vezes.

Na denúncia por corrupção e lavagem de dinheiro apresentada nesta quarta-feira em Curitiba, o Ministério Público Federal (MPF) responsabiliza Lula tanto pelos esquemas de corrupção revelados no mensalão quanto os desvendados na Operação Lava-Jato. Os procuradores da República acreditam que o alto escalão da administração pública federal criou uma estrutura que direcionava benefícios aos que estavam no poder e aos seus partidos. E, na cabeça dessa engrenagem, estava Lula.

"Uma nota comum dessas engrenagens delituosas foi o seu funcionamento em benefício de Lula. Não só pelas vantagens financeiras que recebeu, mas também pela governabilidade conquistada e pelo fortalecimento de seu partido. Foram os partidos e os políticos que orbitaram ao redor dele, como ele próprio, que enriqueceram e tiveram seus projetos de poder alavancados por polpudas somas monetárias, desequilibrando pleitos eleitorais e afetando uma face da democracia pela disputa eleitoral com candidatos alavancados com o financiamento a partir de recursos ilícitos", diz trecho da denúncia contra Lula.
O MPF diz que tanto o mensalão como o petrolão (como passou a ser chamado o caso de desvio de dinheiro da Petrobras) eram esquemas simultâneos de governo e partidários. Os procuradores asseguram que, ao lotear a administração pública federal direta e indireta, "com propósito criminoso", Lula distribuiu para o PT e para os demais partidos de sua base, notadamente o PP e o PMDB, verdadeiros postos avançados de arrecadação de propinas ou vertedouros de recursos escusos.
"Como se apurou, a corrupção sistêmica além de persistir, foi incrementada mesmo após a saída formal de José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil do governo). Notadamente porque o comandante da estrutura criminosa não era ele, mas sim o próprio Lula. Lula era a pessoa mais importante no governo e no partido, em benefício do qual fluíram vantagens centrais dos crimes", acrescenta a denúncia, firmada por 13 procuradores.