segunda-feira, 27 de junho de 2011

Itajaí lança edital para concessão da Marina do Saco da Fazenda

Foi lançada durante o Festival Náutico de Itajaí, a primeira etapa do processo de arrendamento do Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí, denominada Plano de Manifestação de Interesse (PMI). O edital, publicado na última sexta-feira, dá o prazo de 30 dias para que as empresas interessadas na concessão da marina projetada para o Saco da Fazenda apresentem suas propostas.

O superintendente interino do Porto de Itajaí, Alexandre Antonio dos Santos, explica que o edital possibilita o recebimento e análise de propostas de modelagens de contratação, justificadas por estudos de Viabilidade Técnica e Econômica e embasamento jurídico, a serem desenvolvidos pela iniciativa privada e eventualmente utilizados pelo Porto de Itajaí para fundamentar o processo de construção e exploração de marina no Saco da Fazenda, na área do Porto Organizado de Itajaí.

O projeto
As obras projetadas para o Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí contemplam estacionamentos, heliponto, espaço comercial e de conveniências, piscina, guindastes e equipamentos para carga e descarga, pátio de manobras, hangar com 117 vagas secas, 689 vagas molhadas, atracadouros, fingers, prédio administrativo e playground.

O projeto prevê investimentos em torno de R$ 50 milhões por parte do arrendatário, em obras de infraestrutura e equipamentos. O período de concessão é de 25 anos, renovável por igual período.

Ensino de qualidade é tema de congresso de educação da LBV em São Paulo

Nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, a Legião da Boa Vontade realizará seu 10º Congresso Internacional de Educação. Sob o tema “Ensino de qualidade: um olhar além do intelecto”, o evento ocorrerá no Instituto de Educação José de Paiva Netto (Av. Rudge, 700, Bom Retiro, São Paulo/SP). O encontro, que reúne pesquisadores e docentes, estudantes de Pedagogia, gestores de instituições escolares e profissionais de áreas afins, objetiva fomentar a discussão sobre a importância de se agregarem valores à formação intelectual do discente, visando um ensino que alie qualidade pedagógica à Espiritualidade Ecumênica, essenciais para a promoção da Cultura de Paz.

Palestrarão no congresso Içami Tiba, psiquiatra, consultor de família e escritor; Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); Neide de Aquino Noffs, doutora em Educação, diretora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Jairo de Paula, mestre em Educação, pós-graduado em marketing empresarial, especialista em artes cênicas e musicoterapia; Silvana Pepe, licenciada em Letras, pedagoga nas áreas de Orientação Educacional e Administração Escolar, consultora educacional e assessora pedagógica; Sueli Ramalho Segala, graduada em Letras, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e graduanda em Letras/Língua Brasileira de Sinais (Libras); Vasco Pedro Moretto, mestre em Didática das Ciências, licenciado em Física e especialista em Avaliação Institucional; e Suelí Periotto, pedagoga e mestranda em “Educação: Currículo”, supervisora da linha pedagógica da LBV e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto.

A programação ainda abrange 14 oficinas pedagógicas: “Apresentar valores versus educar com valores”; “Contando histórias para aprender e brincar”; “Cultivando novas ideias: inovando o conhecimento da arte”; “Descobrindo o encantamento do alfabetizar”; “Dinâmica da vida: o contexto na aprendizagem”; “Estimulação motora e seu papel no desenvolvimento infantil”; “Leitura e avaliação: estratégias para fidelizar o educando”; “Literatura infantil: contar e encantar”; “Motivação contínua nas ações da educação infantil e séries iniciais”; “Musicalização para um despertar interdisciplinar”; “O brincar como eixo norteador do desenvolvimento e da aprendizagem”; “Resolução de situações-problema: um desafio”; “Trocando figurinhas na arte de aprender brincando”; e “Utilizando novas tecnologias nas aulas de Ciências Humanas”.

As inscrições para o congresso podem ser feitas no hotsite www.boavontade.com/congressodeeducacao ou pelos tels. (11) 3361-6078 e 3225-4590.

Metodologia de ensino que alia valores ao intelecto
Criada pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, o jornalista e educador José de Paiva Netto, e aplicada, com sucesso, na rede de ensino e nos programas sociais da Instituição, a linha educacional da LBV é formada pela Pedagogia do Afeto, que direciona as atividades para crianças até os 10 anos de idade, e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ministrada no trabalho realizado a partir dos 11 anos. Essa proposta pedagógica, cujo objetivo primordial consiste na promoção da Cultura de Paz, possui metodologia própria: o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), por meio do qual os educandos são continuamente incentivados à pesquisa. Outro diferencial desse método é a vivência dos valores éticos, ecumênicos e espirituais, que é estendida às comunidades em que os alunos estão inseridos. Vale ressaltar que as unidades escolares da Instituição, por apresentarem índice de evasão zero e convívio dos alunos entre si e com a equipe de profissionais sem situações de agressividade, têm compartilhado com as organizações que as procuram as boas práticas empreendidas, que refletem positivamente nos espaços frequentados pelos estudantes.

Polícia Federal do Paraná cumpre mais dois mandados em Joinville

A Polícia Federal do Paraná cumpriu na tarde desta segunda-feira outros dois mandados de busca e apreensão relacionados a uma operação realizada em todo o Brasil que investiga a lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas por meio da negociação de jogadores com clubes do país.

A ação deu continuidade à operação que teve início no sábado, com a prisão do dono da escolinha de futebol do São Paulo Futebol Clube em Joinville, Jideon Pereira Filho, e de pelo menos outras três pessoas em Curitiba, acusadas de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, além da apreensão de mais de uma tonelada de drogas.

Na Escolinha de Futebol do São Paulo, no Bom Retiro, policiais federais apreenderam computadores, livros de contabilidade, o contrato social e a van que pertence à escolinha. O coordenador da escolinha, Jorge Luis Braz ressalta que as atividades não foram prejudicadas e os alunos continuarão a treinar normalmente.

Numa casa, também no bairro Bom Retiro, a polícia apreendeu uma arma e outros documentos que comprovariam a lavagem de dinheiro através da transação de jogadores entre clubes. Um revólver calibre 38 especial estava escondido no quarto de outro homem, que também estaria envolvido no esquema e foi preso no sábado, em Curitiba, juntamente com o pai dele.

Segundo a Polícia Federal, como o cumprimento destes mandados, foi concluída a etapa da operação realizada em Joinville. Mas as diligências em todo o país continuam e o resultado final da operação deverá ser anunciado na terça-feira pela manhã, durante uma coletiva de imprensa na sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba.

O São Paulo Futebol Clube informou que só vai se pronunciar oficialmente após a coletiva de imprensa da Polícia Federal. Mas, por meio de um ex-dirigente do clube antecipou que o acusado, Jideon Pereira Filho, sequer consta como o dono da escolinha do clube em Joinville. O contrato social estaria em nome de duas mulheres e a mudança no controle da escolinha foi realizada sem o conhecimento do São Paulo.

Ainda conforme essa fonte ligada ao São Paulo, o contrato da escolinha em Joinville está por vencer e os documentos para a renovação já haviam sido encaminhados ao time. Porém, diante destas irregularidades, a tendência é de que o contrato não seja renovado e Joinville pode perder a escolinha oficial do clube.

Defesa Civil alerta para frio intenso

Madrugada de terça-feira será a mais fria da semana

A chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar neste início de semana estabilizou o tempo e baixou ainda mais as temperaturas em Santa Catarina. Como esta massa é muito seca, a noite será de céu aberto facilitando a queda brusca de temperatura, e favorecendo a formação de geada ampla no estado, inclusive em áreas próximo ao Litoral.

Pode haver formação de gelo na pista na Serra do Planalto Sul, especialmente na Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco, além da restrição de visibilidade no início do dia em função da formação de nevoeiros. Com previsão de temperatura mínimas abaixo de 5 graus e até mesmo negativas na maioria das regiões, moradores de rua são bastante atingidos. Em Itajaí a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do POM – Programa de Orientação ao Migrante já está abrigando e orientando os moradores de rua.

Recomenda-se em caso de sinistro ou situação de risco, entrar em contato com a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil de Itajaí recomenda acompanhar os boletins meteorológicos através do site http://defesacivil.itajai.sc.gov.br

TJ multa ex-prefeito de Itajaí por improbidade administrativa

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina multou o ex-prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e a ex-secretária de Assistência Social, Neusa Maria Vieira, pela contratação irregular de servidores temporários. A multa para cada um é do valor do último subsídio recebido pela ocupação do cargo público.

A Prefeitura de Itajaí, conforme relato do Ministério Público, contratou 50 educadores de Artes temporários enquanto ainda estava vigente concurso público para o cargo de Educador Social, com as mesmas atribuições e com candidatos aprovados e ainda não nomeados. Tal prática, segundo o MP viola o disposto na legislação aplicada ao tema.

A sentença em primeiro grau foi pela improcedência da ação civil pública. Porém, a 9ª Promotoria de Justiça recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça, que reformou a sentença e aplicou a multa aos dois gestores públicos.

Cinco mortes nas rodovias do Vale no feriadão

Na BR-470 entre Navegantes e Ponte Alta, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram registrados 49 acidentes entre a zero hora de quinta até a meia noite de domingo. Em dois deles, houve mortes depois que as vítimas já tinham sido encaminhadas para o hospital. Nas rodovias estaduais que cortam o Vale, mais três pessoas morreram.

Domingo, por volta das 20h30min, um homem aparentando cerca de 30 anos foi atropelado no Km 39,2 da BR-470, em Gaspar. O corpo está no Instituto Médico Legal de Blumenau para reconhecimento. A outra morte na rodovia federal ocorreu quinta-feira, às 7h50min. Dois carros bateram de frente no Km 82, em Rodeio. Raulino Krause, 65 anos, morreu ao chegar no Hospital Beatriz Ramos, em Indaial.

Além do registro dos acidentes, durante a operação a PRF fiscalizou 590 veículos e 456 pessoas. Dos 28 testes de bafômetro feitos, três pessoas foram notificadas e uma presa por embriaguez. Outros 224 motoristas receberam notificações por irregularidades diversas, sendo a maioria por ultrapassagem em local proibido. E duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.

Também no domingo, por volta das 16h, um acidente envolvendo um carro e uma bicicleta deixou um homem morto. A batida foi no Km 46 da Rodovia Guilherme Jensen, que liga Blumenau a Massaranduba. O ciclista chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Foram mais dois acidentes na rodovia, mas sem gravidade.

Outras duas mortes ocorreram na quinta-feira. De manhã, às 8h45min, Guilherme Maus, 18 anos, que dirigia um Chevette, bateu de frente com um Passat, no Km 15 da Rodovia SC-418, entre Pomerode e Blumenau. Ele morreu na hora. Duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital, mas não correm risco de morrer. No Alto Vale, na SC-302, em Laurentino, Ralf Jochem, 23, morreu ao se envolver num acidente às 16h45min. Ele dirigia um Astra que bateu em um Focus.

Tempo ajuda e 7ª Festa do Peixe é sucesso de público

A previsão de chuva não se confirmou e a 7ª Festa do Peixe – “A Pesca na Regata” – foi o ponto de encontro dos itajaienses que lotaram a Vila da Regata, situada ao lado do Centreventos Itajaí, neste sábado (25). De acordo com a Secretaria da Pesca e Aquicultura, que promove o evento, cerca de 14 toneladas de tainha foram servidas pelas 36 barracas para um público estimado entre 17 e 20 mil pessoas, segundo dados da Coordenadoria Municipal de Trânsito (Codetran), superando todas as expectativas da comissão organizadora. A Festa do Peixe é um dos eventos que integram a programação da Semana do Pescador de Itajaí.

O público começou a chegar à Vila da Regata por volta das 10 horas e às 11 horas da manhã, já se formavam filas junto a algumas barracas para degustar o pescado. E as opções eram muitas. Teve tainha assada na grelha, frita, em posta, na forma de filé com alcaparras, temperada na mostarda, ao vinagrete, com acompanhamentos como o pirão e o risoto de frutos do mar e até em preparações em formas inusitadas como a feijoada de tainha.

Além de toda a variedade gastronômica, a 7ª Festa do Peixe teve ainda atrações artísticas especiais: o locutor oficial de rodeios “Gigante do Brasil”, e as duplas sertanejas Júnior e Eduardo e Rodrigo Freitas e Xavier – que fazem a abertura de shows dos cantores Bruno & Marrone. Pelo menos até 17 horas, muitas pessoas ainda prestigiavam o evento.

A vinda dos artistas se tornou possível graças ao patrocínio do empresário da pesca José Pereira, da Trovão Comércio de Pescados, que possui boxes no Ceagesp em São Paulo . A empresa paulista tem uma unidade instalada em Itajaí, além de outra na cidade gaúcha de Rio Grande e decidiu colaborar com a Festa do Peixe trazendo estas apresentações.

Outros patrocinadores que ajudaram a garantir o sucesso da 7ª Festa do Peixe foram: Ipê Comércio de Pescados, Gomes da Costa, Vitalmar, Pioneira da Costa, Neto do Mar, Bradesco e Sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí (Sindipi).

A Festa do Peixe foi criada para ser um congraçamento entre o setor pesqueiro e a comunidade do município, que tem a atividade pesqueira como um de seus principais segmentos econômicos e é reconhecido nacionalmente como o maior pólo pesqueiro do País. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Itajaí por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepesca).

Metropolitano está fora da final da Copinha

O Joinville, que entrou em campo com vantagem da igualdade, vai decidir o campeonato contra o Brusque — vencedor do primeiro turno.

Com seis pontos na tabela, um a menos que o Joinville, o Verdão precisava vencer para ficar com o título do segundo turno e chegar à mais uma decisão da Copinha. Só que a missão não era das mais fáceis. O Coelho já esteve em cinco finais do torneio (esta será a sexta) e tem um título, conquistado justamente em cima do Metropolitano, em 2009, na única vez que o time de Blumenau decidiu a taça.

A partida começou equilibrada, com chances para os dois times. Sem muitos lances de perigo, o primeiro tempo terminou sem gols.

Na segunda etapa, o Metrô foi pra cima — a vantagem do empate era do Joinville — e tentou de tudo para chegar ao gol, mas sem sucesso. A torcida verde reclamou de um pênalti em Selmir, mas a arbitragem não marcou. A pressão não funcionou. Metropolitano não conseguiu marcar e o Joinville disputará mais uma final da Copa SC.

No outro jogo da rodada, Concórdia e Marcílio Dias se enfrentaram no Oeste do Estado. O Marinheiro venceu por 1 a 0. As equipes apenas cumpriram tabela, já que não tinham chances de brigar pelo título.

Dono de escolinha de futebol é preso em Joinville por lavagem de dinheiro

Duas pessoas foram presas, entre elas o dono da escolinha de futebol, sábado, em Joinville, pela Polícia Federal. Eles são acusados de envolvimento num esquema de lavagem de dinheiro do tráfico por meio da negociação de jogadores e foram levados para a delegacia da PF em Curitiba.

As investigações apontaram que o esquema envolvia negociações de jogadores da escolinha com clubes do País para contabilizar o dinheiro que vinha da venda de drogas.

A Polícia Federal não divulgou mais informações sobre a operação, que resultou na prisão de pelo menos outras três pessoas acusadas de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Segundo a polícia, durante todo o domingo foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, Paraná e em outros quatro estados. A Polícia Federal não forneceu mais detalhes da operação para não atrapalhar novas prisões. Na tarde desta segunda, vai apresentar o resultado final da operação. Em Curitiba foram presas duas pessoas, entre elas o homem apontado como o chefe da quadrilha.

A Polícia Federal chegou aos joinvilenses e às outras pessoas após a prisão de Éder Conde, conhecido como o “Fernandinho Beira-Mar de Curitiba”, em maio de 2010 – suspeito de vender cem kg de cocaína a cada três meses, levantando R$ 6 milhões por ano com o tráfico.

Durante a operação que resultou na detenção de Conde, a polícia encontrou documentos dos suspeitos presos. Desde então, a polícia aprofundou as investigações. Há suspeitas de que o grupo tivesse relação direta com a quadrilha de Conde.