quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Mutirão de limpeza em Itajaí segue até o fim da próxima semana

Um mutirão de limpeza tem revelado números assustadores de acúmulo de lixo em Itajaí: a cada hora são retirados 20 caminhões cheios de entulho dos bairros São Vicente, Cordeiros e Cidade Nova. A ação da prefeitura começou na segunda-feira e segue até o fim da próxima semana, exceto nesta sexta quando haverá uma parada nos trabalhos. O objetivo é acabar com possíveis criadouros do mosquito da dengue – neste ano, a cidade registrou 3.156 casos confirmados da doença.
– Tínhamos decidido que não seriam mais feitos mutirões, mas houve uma contaminação muito grande e tivemos que retomar por uma questão de saúde pública – explica o secretário de Obras do município, Tarcísio Zanelato.
O último mutirão de limpeza ocorreu no fim de março deste ano e, segundo o secretário, desta vez há ainda mais entulho espalhado pelos três bairros. De acordo com Zanelato, falta conscientização dos moradores sobre o assunto:
– Precisamos fazer com que a população se conscientize e não acumule entulhos. Desta vez temos percebido que os moradores estão colaborando mais e colocando na rua aquilo que deve ser recolhido.
O mutirão está sendo executado por 40 pessoas, além de caminhões e máquinas.
Os moradores das localidades que recebem o mutirão devem colocar em suas calçadas os itens para descarte quando os operários estiverem passando. Além disso, o município disponibiliza dois locais para entrega de entulhos: o pátio da secretaria de Obras e um terreno na Avenida Mário Uriarte próximo à Rua Arnaldo Emílio Dalçóquio, no bairro Cordeiros. Todo o material depositado nesses pontos recebe a destinação correta.

"Eu sou LBV", afirma cantor Luciano Camargo

Além de vestir a camisa da Solidariedade, o cantor também contou como, há mais de uma década, conheceu o trabalho

O cantor Luciano Camargo se uniu ao Time da Boa Vontade para apoiar a campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!.

 “Oi gente, tudo bem? Eu estou aqui para mandar um beijo especial pra todos da LBV. Desejar um Feliz Natal, em especial pra toda criança LBV e dizer o seguinte: Eu sou LBV!”.
Além de vestir a camisa da Legião da Boa Vontade em apoio à iniciativa solidária, Luciano também contou como, há mais de uma década, conheceu o trabalho socioeducacional da Instituição.

“Eu quero dar um testemunho e dizer um pouquinho da minha história, um tanto minha quanto do meu irmão [Zezé di Camargo], com esta instituição que na minha opinião é uma das mais sérias do mundo. Alguns anos atrás, eu acho que uns 20 anos atrás, nós fomos convidados para sermos padrinhos de uma Odontoteca da LBV. Na minha vida eu tive muitos momentos felizes e memoráveis e esse dia foi uma tarde maravilhosa, no qual eu já conhecia a Instituição, mas nesse dia eu conheci todo um trabalho ... crianças de berço, crianças de 5 anos, de 3 anos, todos brincando. Eu me tornei naquele dia uma criança e uma criança muito feliz. Então, na verdade, essa mensagem é mais de agradecimento. Aproveitar, claro, para desejar a todos vocês um Feliz 2016, mas, na verdade, agradecer mesmo. Agradecer por um dia a LBV ter entrado na minha vida. Pode ter certeza que hoje eu tenho consciência que eu sou um grande homem e parte deste grande homem que está aqui falando com vocês, pode ter certeza é porque tem um pouquinho de LBV aqui. Como eu sempre falo: Eu sou LBV!”.


 Odontoteca da LBV

Marina F.
Na foto, os cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano na entrega da Odontoteca, em 17 de julho de 2000, em São Paulo/SP.

Uma das iniciativas bem-sucedidas da Legião da Boa Vontade foi o projeto Odontoteca LBV, que levava bons serviços às comunidades menos favorecidas da capital paulista, da região metropolitana e do interior do Estado de São Paulo. Para a implantação do projeto, que funcionava em um ônibus adaptado e equipado com consultório odontológico e brinquedoteca, a LBV obteve o apoio da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. Na ocasião, eles doaram o cachê de um de seus shows para a aquisição do veículo.

Marina F.

Oitavo caso de zika vírus confirmado em Santa Catarina

A Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) confirmou nesta quarta-feira o oitavo caso de febre do zika vírus no Estado. Ao todo, já foram 51 notificações da doença em Santa Catarina — destas 20 permanecem em investigação enquanto outros 23 suspeitas já foram descartadas. Dos oito casos confirmados, todos foram importados, ou seja, contraídos fora do Estado. Os dados fazem parte de boletim divulgado pela Dive nesta quarta-feira. Na última semana, havia sete casos confirmados.
Florianópolis é a cidade com o maior número de casos: três, contraídos no Maranhão e na Bahia. Em Bombinhas, no litoral Norte, há duas confirmações. Laguna, Gaspar e Pomerode têm um caso confirmado.
Também transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a dengue teve um crescimento pequeno no número de casos na última semana: foram apenas três novas confirmações. Ao todo, 3.596 pessoas já contraíram a doença em Santa Catarina neste ano. Destes, 3,273 casos foram contraídos dentro do Estado, enquanto outros 263 vieram de fora.  Ainda há 60 casos da doença em investigação de origem. Outras 960 pessoas estão sob suspeita de terem contraído dengue, ao passo que 6.332 suspeitas foram descartadas.
No caso da febre Chikungunya, também transmitida pelo Aedes, são três casos confirmados. Destes, dois foram contraídos fora do Estado e um teve origem dentro de Santa Catarina. Ainda há 31 casos sob investigação e outros 44 foram descartados.