sexta-feira, 17 de junho de 2016

Rubén Aguirre, o Professor Girafales de 'Chaves', morre aos 82 anos



O ator mexicano Rubén Aguirre Fuentes, conhecido por interpretar o Professor Girafales em "Chaves" (1973-1980), morreu nesta sexta-feira (17) aos 82 anos.
A informação foi publicada no Twitter de Edgar Vivar, que fazia o Senhor Barriga no mesmo programa.
"Meu professor favorito, descansa em paz... Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta", escreveu Vivar na mensagem. Não há informação sobre a causa da morte. O funeral será em Puerto Vallarta, no México, onde ele morava.
Aguirre, que há duas décadas tomava medição para controlar diabetes e problemas renais, havia passado recentemente 11 dias internado no México por causa de uma pneumonia.
Durante a internação, Aguirre usou o Twitter para agradecer aos fãs e chegou a brincar com boatos de sua morte. "Já começaram os rumores. Digo-lhes que estou vivinho e tuitando. Taaaa, taaa, ta,,, ta!", escreveu em 1º de junho, usando um bordão do Professor Girafales.
Rubem Aguirre estava aposentado dos palcos desde o fim de 2007, depois que ele e a esposa, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro. Consuelo perdeu as pernas após a batida. Ela e o marido passaram a usar cadeira de rodas.
Nascido em 15 de junho de 1934, na cidade de Saltillo, no México, Rubén Aguirre Fuentes era formado em engenharia agrônoma e começou a carreira artística como locutor e apresentador de rádio e TV. Antes da fama, também trabalhou como toureiro e piloto.

Aprendizagem coletiva

Especialistas reúnem-se em congresso para tratar da socialização do saber


Sob o tema “Socialização do saber na aprendizagem coletiva: uma visão além do intelecto”, a Legião da Boa Vontade (LBV) realizará, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, seu 16º Congresso Internacional de Educação. O evento, que ocorrerá no Instituto de Educação José de Paiva Netto (Av. Rudge, 700, Bom Retiro, São Paulo/SP), objetiva promover palestras e oficinas pedagógicas que colaborem para a formação continuada de pesquisadores, docentes, discentes, pais, profissionais ligados à Educação e áreas afins.

A palestra de abertura ocorrerá às 19h30, em 29 de junho, e será ministrada pelo professor José Pacheco, mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, além de especialista em leitura e escrita.

No segundo e no terceiro dias do congresso, palestrarão os seguintes especialistas: Alessandra Gotuzo Seabra, pós-doutorada, doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Autora de livros e de artigos nas áreas de alfabetização e avaliação. Palestra: Neuropsicologia cognitiva e Educação: intercâmbio possível; Gustavo Moretto, mestrando em Educação pela Universidade Del Salvador — Argentina; pós-graduado em Educação Cooperativa, em Programas de Qualidade Total e em Educação Ecológica. Palestra: Gestão Escolar: criando equipes de alto desempenho na organização educacional; Jamil Albuquerque, economista; pós-graduado em Marketing; teólogo com ênfase em filosofia; escritor e conferencista. Palestra: Compartilhar o conhecimento: uma nova geração de pensadores; Rosita Edler, doutora em Educação, mestre em Psicologia, psicopedagoga clínica, neuropsicóloga e pesquisadora de assuntos educacionais. Palestra: O cérebro vai para a escola e o coração vai junto; e Maria Suelí Periotto, supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico da LBV, doutoranda e mestre em Educação pela PUC-SP. Palestra: Socialização do saber solidário: uma visão além do intelecto.

A programação abrange também 14 oficinas pedagógicas temáticas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (11) 3225-4590 ou 3361-6078 ou pelo site www.lbv.org.br/congressodeeducacao.

Serviço
Evento: 16º Congresso Internacional de Educação da LBV.
Datas e horários: 29 de junho, das 18 às 22 horas; 30 de junho, das 8h30 às 17h30; e 1º de julho, das 9 às 17h30.
Local: Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo/SP.
Endereço: Av. Rudge, 700, Bom Retiro.
Informações/inscrições: (11) 3225-4590 ou 3361-6078 Site: www.lbv.org.br/congressodeeducacao

Homem morre ao cair do quinto andar em centro médico de Brusque

Um homem morreu ao cair do quinto andar de um prédio na manhã desta quinta-feira no bairro Jardim Maluche, em Brusque. Leandro de Melo Guimarães, 23 anos, instalava um aparelho de ar-condicionado em uma sala de um centro médico quando teria se desequilibrado e caído. O incidente ocorreu por volta das 10h20min.
Segundo o médico cardiologista Hailton Boing Junior, síndico do centro clínico em que o acidente de trabalho ocorreu, Guimarães era funcionário de uma empresa terceirizada contratada por um dos estabelecimentos que alugam as salas do prédio. No momento do acidente, mais dois funcionários estariam trabalhando no serviço.
O trabalhador caiu sobre uma laje que funciona como cobertura da garagem do prédio. O Corpo de Bombeiros de Brusque e o Samu foram acionados e atenderam a ocorrência. Não foram encontrados equipamentos de segurança pelos bombeiros no local do incidente.
A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital Azambuja, mas já estava em quadro de parada cardiorrespiratória e não resistiu aos ferimentos. O corpo foi liberado para a funerária por volta das 16h30min e será transportado nesta sexta-feira para Belém (PA), onde os familiares devem providenciar o sepultamento.