quarta-feira, 13 de maio de 2015

Trabalhadores do setor de informática fazem protesto em Blumenau

A manhã desta quarta-feira iniciou em Blumenau com manifestação do Sindicato dos Empregados de Processamento de Dados de Santa Catarina (SINDPDSC). A categoria reivindica melhores condições de trabalho, como reajuste no vale-alimentação, redução da carga horária de trabalho e aumento do piso salarial. Em uma maneira de ironizar a situação, dirigentes sindicais estão com um cofre de porco que leva a inscrição: "Ajude os empresários de TI a pagar melhor os trabalhadores".


A manifestação começou na Praça Fritz Müller e à tarde deve rumar para a Rua XV de Novembro, no Centro da cidade. De acordo com o dirigente, Airton Masa, a categoria — que hoje soma cerca de 10 mil pessoas em Blumenau e região — está sendo penalizada pois não há oportunidades de crescimento na área. Além de Blumenau, o movimento também acontece nesta quarta-feira em Florianópolis e Criciúma.
— A última convenção aconteceu em 2012. Desde então, estamos tentando fechar um acordo — reclama o sindicalista.

Novo terremoto atinge o Nepal

Um novo terremoto atingiu o Nepal nesta terça-feira. O tremor, de magnitude 7,3 na escala Richter, foi sentido também em Nova Déli, na Índia, e no Afeganistão. Pelo menos 50 pessoas morreram no Nepal, 17 na India, e mais de mil ficaram feridas.
O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou inicialmente que o tremor era de 7,1, subindo para 7,4 e sendo de 7,3 pela medição. O epicentro do tremor foi registrado na fronteira com a China, a 68 quilômetros a oeste de Namche Bazar, perto do acampamento base do Monte Everest, a 18,5 quilômetros de profundidade. 
O local fica a 80 quilômetros de Kathmandu, capital do Nepal, fortemente atingida pelo terremoto do final de abril, quando um terremoto de magnitude 7,66 deixou 8 mil mortos.

Segundo agências de notícias, moradores de Kathmandu saíram correndo e gritando pelas ruas, às 12h35min (no horário local). O tremor durou cerca de um minuto. As sirenes de emergência da cidade foram ouvidas. Depois do primeiro tremor, um novo de 5,6 foi sentido em seguida.


Acidente deixa três feridos na BR-470 em Indaial

Três pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito na tarde desta terça-feira na BR-470 em Indaial. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um Gol, de 22 anos, teve lesões graves. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Beatriz Ramos, na mesma cidade.

A colisão ocorreu no Km 73,7 por volta de 16h45min. Segundo a PRF, ao fazer ultrapassagem um Gol, com placas de Indaial, bateu de frente em uma Sportage, também de Indaial.

O motorista do Gol ficou preso entre as ferragens. A Sportage caiu em um barranco, dificultando o trabalho de resgate feito pelo Samu e Corpo de Bombeiros. O motorista, 30, e a carona, 26, tiveram lesões leves.