quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Democracia Religiosa

Paiva Netto

O Dia Mundial da Religião, em 21 de janeiro, oferece-nos uma oportunidade para refletir sobre a importância de vivermos em todo o planeta a Democracia Religiosa — a liberdade de cada um de seguir o caminho que achar melhor para si, procurando não conflitar com quem quer que seja por causa de crença ou descrença. Vivamos a Fraternidade Ecumênica. É o que pensava também o saudoso papa João Paulo II (1920-2005), porquanto afirmou em viagem apostólica à Índia, em novembro de 1999: “A liberdade de praticar ou mudar de religião deve ser considerada um direito fundamental do ser humano”.
Oportuno, então, o significativo passo dado recentemente pelo governo federal, por intermédio da ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos), ao lançar a campanha “Democracia, Paz, Religião — Respeite”. Outra iniciativa é o Comitê de Diversidade Religiosa, criado para facilitar o diálogo entre representantes de diferentes religiões e entre pessoas que não têm religião. Com isso, promove-se o debate sobre políticas públicas com foco no reconhecimento de diferenças, na promoção da diversidade e principalmente na superação da intolerância. A Cruzada de Religiões Irmanadas, que Alziro Zarur (1914-1979) deu início na década de 1950, foi realmente um decisivo avanço para se alcançar essa Paz que todos almejam.

SPIELBERG RECEBE REVISTA DA LBV
No dia 11/1, Steven Spielberg, consagrado cineasta norte-americano, que há pouco recebeu o Globo de Ouro 2012 de Melhor Animação, ao passar em frente ao escritório da Legião da Boa Vontade dos Estados Unidos, em Manhattan, Nova York (Rua 44, entre as 5a e 6a Avenidas), e ser saudado pelos representantes da LBV, recebeu com simpatia a revista “Globalização do Amor Fraterno”.
O Portal Boa Vontade destacou: “Spielberg posou fraternalmente para foto, demonstrando atenção ao trabalho empreendido pela LBV. A publicação, que já foi entregue a centenas de chefes de Estado, autoridades e personalidades, no Brasil e exterior, traz recomendações e boas práticas realizadas pela Legião da Boa Vontade, enfatizando os resultados efetivos das atividades socioeducacionais da Instituição”.
Na revista, consta o meu artigo “Oito Objetivos do Milênio — Responsabilidade de todos os de bom senso”, em que abordo questões do interesse dos povos, sob a luz da Espiritualidade Ecumênica, considerando as oito metas estabelecidas pela ONU para o milênio, ratificadas entre os países membros, válidas até 2015.

NOTA DE SOLIDARIEDADE
Presto minha solidariedade aos familiares e amigos do ex-senador pelo Distrito Federal Leonel Paiva, que em 8/1, voltou à Pátria Espiritual. Também jornalista e publicitário, durante muito tempo foi locutor da “Voz do Brasil”. A espiritualidade ecumênica irradiada do Templo da Boa Vontade o encantava. Certa ocasião, ao visitar a Pirâmide das Almas Benditas, dos Espíritos Luminosos, proferiu esta frase emblemática: “Tudo o que transcende acontece aqui na Legião da Boa Vontade”.
Ao seu Espírito, que é eterno, onde quer que esteja, as vibrações de Paz da família LBV.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Rodovia da morte - Acidente na BR-470 causa a morte de rapaz

A quarta morte do ano na BR-470 ocorreu na tarde desta terça-feira, no Km 51, em Blumenau. Jardel Freitas, 21 anos, que conduzia uma motocicleta Kawasaki 250 cilindradas, morreu na hora ao colidir com um Honda Fit. O acidente aconteceu às 14h40min, no trecho entre a Via Expressa e o trevo da Dudalina.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, os dois veículos seguiam no sentido Blumenau-Gaspar, quando o Honda Fit decidiu contornar a pista para fazer um retorno em local proibido. A moto que vinha logo atrás não conseguiu desviar e atingiu a lateral do veículo. O motociclista morreu na hora.

Educação de Itajaí convoca aprovados no Processo Seletivo

Ocorre nesta quinta (19) e sexta-feira (20), a escolha de vagas pelos aprovados no Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Educação. O edital com todas as informações com datas e horários está no Portal da Educação (http://educacao.itajai.sc.gov.br/).

O processo seletivo abriu vagas para Administrador Escolar, Supervisor Escolar, Orientador Educacional, Professor de Educação Infantil, Professor de Alfabetização 1º ao 3º ano Ensino Fundamental, Professor de 4º e 5º ano Ensino Fundamental, Professor de Artes, Professor de Ciências, Professor de História, Professor de Educação Física, Professor de Ensino Religioso, Professor de Geografia, Professor Matemática, Professor de Português, Professor de Inglês e Agente em Atividades de Educação.

A convocação obedece à ordem de classificação por cargo/disciplina, nos horários especificados no cronograma. Para a escolha de vagas, os candidatos deverão comparecer pessoalmente portando documento de identidade ou, por procuração lavrada em cartório, através de seu representante legal.

Quem não se apresentar continuará na ordem de classificação, porém, deverá aguardar o término da lista de candidatos chamados a que foi classificado para que se proceda uma nova chamada.

Após a escolha de vagas, os candidatos deverão apresentar nos dias 26, 27 e 30 de janeiro todos os documentos especificados no edital. O atendimento será feito no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida Vereador Abrahão João Francisco, 3855, Ressacada.

Corpo de homem é encontrado por populares em Bombinhas

Populares encontraram o corpo de um homem na tarde desta terça-feira (17). Estava em adiantado estado de decomposição e em uma casa abandonada no bairro José Amândio.

A polícia acredita que ele tenha sido assassinado a golpes de faca. Vizinhos da casa abandonada sentiram o forte cheiro de podre e encontraram o corpo jogado logo na entrada da residência.

A polícia foi chamada e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) do Balneário Camboriú, onde passará por exames que irão confirmar a causa da morte.

O cadáver apresentava furos no braço e peito que podem ter sido motivados por facadas. O laudo cadavérico deve sair em um mês. A suspeita é que o homem esteja morto há pelo menos quatro dias.

Vizinhos não reconheceram o homem. Ele é branco, tem cerca de 1,70 metro de altura e aparenta ter uns 28 anos.

Iniciadas obras da nova prefeitura de Balneário Piçarras

Começaram as obras de reforma do antigo Fórum da Comarca que vai abrigar a nova sede do Governo Municipal. Serão investidos R$ 507.55,13 provenientes do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Financeira dos Municípios Brasileiros (PNAFM). O prazo para conclusão da reforma é de 90 dias.

O projeto prevê a readequação do prédio de 820,7m² para receber a estrutura administrativa, que inclui as secretarias da Administração e Fazenda, do Planejamento e Meio Ambiente, o Gabinete do Prefeito, a Procuradoria, os setores de Dívida Ativa, de Compras e de Recursos Humanos, além da Controladoria Geral e da Contabilidade.

De acordo com o engenheiro da empresa contratada, Rodrigo Tavares dos Santos, durante a primeira etapa, iniciada ontem, os operários trabalham na reconstrução do contrapiso e no fechamento do canteiro de obras.

Todo o espaço será adaptado para portadores de deficiência física - com a instalação de acessos rebaixados e de elevador. No setor de Arrecadação e Cadastro Imobiliário, o mais procurado pelos cidadãos, um espaço mais amplo, com área de espera, vai oferecer mais comodidade ao contribuinte. O setor de projetos e toda a estrutura da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente também serão transferidos para a nova prefeitura.

A doação do imóvel que abrigou a sede do poder judiciário por mais de 10 anos aconteceu em 2009. Desde então, o Governo Municipal vem buscando recursos para reformar toda estrutura. A linha de crédito para o financiamento das obras veio em 2011 e a operação de crédito foi aprovada pela Câmara de Vereadores.

Os recursos vêm do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e são destinados a modernização da gestão administrativa e fiscal dos municípios. O PNAFM é gerido pelo Ministério da Fazenda e tem a CAIXA como agente financeiro e fiscalizador. O município participa com contrapartida que varia de 5% a 40%, recursos que devem ser aplicados nos mobiliários e na compra de equipamentos.