segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bancários de Blumenau e região voltam ao trabalho nesta segunda-feira

Os bancários de Blumenau e região, que estavam em greve desde o dia 25 de setembro, voltarão ao trabalho nesta segunda-feira. A informação é do presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região (Seeb), Leandro Spezia. Funcionários de todas as agências, inclusive do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, vão trabalhar normalmente.

Sexta-feira, foi feita uma assembleia em Blumenau em que a categoria decidiu rejeitar a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) porque o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal não queriam seguir por completo a decisão e repassar um valor menor de reajuste ao piso da categoria. Entretanto, ficou definido que se outras assembleias no Brasil decidissem por aceitar a proposta, os bancários de Blumenau e região voltariam ao trabalho. 

A Fenaban propôs elevar para 8% (aumento real de 1,82%) o reajuste dos vencimentos, percentual abaixo dos 11,93% pedidos pela categoria, mas acima dos 6,1% propostos inicialmente pelos banqueiros. Além do reajuste nos vencimentos, a proposta trouxe reposição de 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.