terça-feira, 16 de agosto de 2011

Navegantes terá campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC)

Até o final de 2013, Santa Catarina deve estar com mais quatro novos campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Eles ficarão em Biguaçu, Navegantes, Imbituba e Tubarão. Esta será a terceira expansão que a instituição passa em menos de 10 anos. Devem ser investidos cerca de R$ 7 milhões para cada campus. O valor exato será revelado nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff, na mesma cerimônia de anúncio da universidade federal em Blumenau.

O diretor de expansão do IF-SC, Caio Monti, informou que já existe terreno em Biguaçu, cedido pela prefeitura; em Navegantes, pela União, e em Tubarão, também da União, e que fica às margens da BR-101. Em Imbituba, o local deve ser definido na próxima semana. Monti não sabe ainda que cursos serão criados.

Primeiro devem ser implantada a formação técnica, para depois ter os cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. As opções são criadas de acordo com a necessidade do local. Devem ser geradas de 800 a 900 vagas. Os campi devem estar funcionando até final de 2013. Mas a expectativa é que estejam consolidados em cinco anos.

O reitor do instituto, Jesué Graciliano da Silva, estará nesta terça-feira na cerimônia. Para ele, esses novos recursos vêm consolidar o processo de expansão, começado em 2005. Além dos campi do IF-SC, também deve ser anunciado novo campus do Instituto Federal Catarinense (IFC), que originou das antigas escolas agrícolas e agrotécnicas.

A expectativa é que seja confirmado uma unidade em Brusque e a oficialização do campus de Blumenau.

Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação em fonoaudiologia

Os Agentes Comunitários de Saúde de Itajaí estão sendo capacitados na área da fonoaudiologia. As aulas, promovidas pelo curso de Fonoaudiologia da Univali, objetivam habilitar os alunos a identificar e encaminhar crianças com dificuldade auditiva que são atendidas pela Rede Municipal de Saúde através da Estratégia Saúde da Família.

Nesta primeira etapa, cem profissionais serão qualificados. As aulas ocorrem no Laboratório de Informática 1 do Centro de Ciências da Saúde, no Campus Itajaí. O projeto tem como objetivo tornar os agentes comunitários de saúde capazes de identificar pessoas com dificuldades auditivas e encaminhá-las para o atendimento adequado na área da saúde auditiva, em especial as crianças, para que o tratamento da deficiência auditiva comece no primeiro estágio de desenvolvimento.

O programa de capacitação é uma realização da Univali em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), de Bauru e a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí. As atividades, nas modalidades digitais e presenciais, são coordenadas pela professora do curso de Fonoaudiologia, Débora Frizzo Pagnossin e pela acadêmica bolsista do 8º período de Fonoaudiologia, Daniele Laís Urnau. Os próximos encontros estão programados para os dias 17 e 19 de agosto.

Preso troca de lugar com irmão e foge de presídio em Itajaí

Um assaltante preso conseguiu burlar o sistema de segurança do Presídio da Canhanduba, em Itajaí, e fugiu na tarde de domingo. Durante a visita, ele trocou de lugar com seu irmão, de 17 anos. O adolescente ficou preso enquanto o assaltante saiu da unidade sem ser interceptado.

A troca só foi percebida na manhã de segunda-feira, na conferência das celas. Uma sindicância foi instaurada no presídio para apurar se houve facilitação da fuga ou negligência por parte dos monitores.

O preso que escapou foi Maicon da Luz Silveira, 27 anos, de Blumenau. Considerado perigoso pela polícia, ele estava preso desde 27 de junho, quando teria trocado tiros com agentes da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Itajaí. Ele é suspeito de ter participado de um assalto a uma lotérica em Luís Alves, e furtado o carro de uma autoescola para fugir.

Autopista Litoral Sul divulga programação de obras para esta semana

A Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho da BR-101 no Litoral Norte, divulgou a programação de obras para esta semana. Entre as empreitadas previstas até sexta-feira há desde recuperação do asfalto e pintura de sinalização até contenção de encostas.

Há possibilidade de trânsito lento e formação de filas em alguns trechos, por isso a recomendação é que os motoristas dirijam com atenção redobrada.

Confira as obras programadas para os municípios do Litoral:

Penha
- estabilização de encosta na pista norte

Navegantes
- recuperação de pavimento nas pistas dos sentidos norte e sul

Itajaí
- execução de marginal na pista norte

- recuperação de pavimento nas pistas dos sentidos norte e sul

Camboriú
- recomposição de pavimento e pintura de faixas nas pistas norte e sul, com bloqueio de uma faixa

- recuperação de pavimento na pista norte e sul

- execução de marginal na pista sul

Balneário Camboriú
- recuperação de pavimento na pista norte e sul

- estabilização de encostas nas pistas norte e sul

Itapema
- recuperação de pavimento e drenagem nas pistas dos sentidos norte e sul

- obras de ampliação do posto de fiscalização, na pista sul

- reforço e prolongamento da ponte sobre o rio Bela Cruz, na pista sul

- pintura de faixas na pista norte

Porto Belo
- pintura de faixas nas pistas dos sentidos norte e sul.

Dilma anuncia universidade federal para Blumenau nesta terça-feira

Nesta terça-feira, às 11h, a presidente Dilma Rousseff (PT) fará um anúncio que Blumenau aguarda há anos. A cidade terá uma universidade federal.

A iniciativa faz parte de um plano de expansão do Ensino Superior no país.A informação foi confirmada semana passada por uma fonte de dentro do Ministério da Educação (MEC). Entretanto, ainda não se sabe o formato da universidade. Especula-se que Blumenau receba um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Essa informação deve ser confirmada na cerimônia desta terça-feira.

Agora continua o trabalho do Comitê Pró-federalização. A intenção do Comitê é que a Furb seja incorporada no projeto da universidade federal em Blumenau, independente do molde do projeto.

Um comitê blumenauense acompanhará a solenidade desta terça-feira. Blumenau espera a federalização da universidade há pelo menos seis anos, quando começou a tramitar um projeto de lei foi encaminhado ao Senado.