segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Polícia Civil diz que criança morta na praia não foi atingida por foguete

A polícia Civil de São José admitiu que o menino de sete anos, morto na manhã de domingo, na Praia das Cordas, em Governador Celso Ramos, não foi atingido por um foguete. O laudo pericial emitido pelo Instituto Médico Legal (IML) atestou morte por afogamento. O suspeito de ter atirado o rojão foi liberado.
Em entrevista, o delegado da Central de Plantão Policial de São José, Alexandre Carvalho, confirmou que a morte da criança não tem qualquer relação com o lançamento do foguete, ao contrário das suspeitas iniciais.
“Não houve trauma decorrente do rojão. A causa exata da morte ainda será devidamente apurada, mas o IML não constatou lesões causadas pelos fogos”, declarou Carvalho.
A família do menino é do Rio Grande do Sul, mas morava há poucos meses na Grande Floripa. A criança será sepultada no estado vizinho.

Campeonato Catarinense terá auxílio do árbitro de vídeo

A final do Campeonato Catarinense de 2018 contará com a presença do sistema de vídeo-arbitragem (VAR, na sigla em inglês). A novidade, inclusive, consta no regulamento geral da competição, elaborado pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) em novembro do ano passado.
Diretor do departamento de arbitragem, Marco Antônio Martins afirmou que o árbitro Heber Roberto Lopes e o assistente Carlos Berkenbrock, que já integraram o quadro da Fifa, estiveram no treinamento, em setembro, para trabalhar com essa tecnologia. 
– Existe essa possibilidade. Temos profissionais que realizaram esse treinamento e se tiver que utilizar, temos quem escalar. Isso está no regulamento. Vamos colocar em algum jogo importante, que decida uma vaga na final ou na própria final. É uma tecnologia cara (R$ 30 mil por jogo), por isso não temos condições de colocar em todos.
Com a inclusão da final única na edição deste ano, o Catarinense terá 91 partidas. Dessa maneira, o custo operacional do VAR, para que se coloque em todos os jogos da competição, é de R$ 2,7 milhões, um pouco mais da metade da cota de TV. 
Integrante do quadro da Fifa até 2016, Heber Roberto Lopes garantiu que o VAR é algo que chega para de fato ajudar os árbitros em campo. Ele, aliás, citou que é preciso tomar uma série de precauções antes de implantar a nova tecnologia.
– Tem todo um protocolo a seguir, mas entendo que projeto é bom. A palavra-chave que move o árbitro é critério. Não pode ter uma decisão num jogo e um lance similar horas depois ter outra. Nas partidas de vídeo, inclusive, estão querendo tornar pública essa gravação, pois isso faz parte da súmula – ponderou o árbitro.
Carlos Berkenbrock, que permaneceu no quadro de assistentes da Fifa até 2013, adotou a mesma linha de raciocínio do companheiro de profissão. De acordo com ele, a uniformização de trabalho é algo bastante discutido para se ter um bom aproveitamento do VAR.

Criança de sete anos morre ao ser atingida por foguete

Uma criança de sete anos morreu na manhã deste domingo (7), por volta das 10h, após ser atingida por um foguete. A tragédia ocorreu na praia das Cordas, em Armação da Piedade, na cidade de Governador Celso Ramos. A família do garoto é do Rio Grande do Sul. 
Segundo testemunhas, um homem estava soltando fogos de artifícios quando um dos foguetes foi em direção da água e atingiu a criança enquanto brincava. O menino chegou ser atendido pelos guarda-vidas e bombeiros do helicóptero Arcanjo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 
O homem que soltou os fogos está preso e pode responder por homicídio doloso, que é quando tem a intenção de matar ou assume o risco de fazer isso.