quinta-feira, 8 de março de 2012

GVT chegou ao bairro Cordeiros em Itajaí

 A GVT continua ampliando sua área de atuação em Itajaí. Visando levar o melhor em telefonia, banda larga e TV por assinatura para um maior número de domicílios, a rede foi ampliada e já beneficia os moradores dos bairros Cordeiros, Costa Cavalcanti, Nilo Bittencourt e Fazenda.

Para informações e assinaturas; ligue:(47) 8444-6573.

Idoso morre ao cair em poço de elevador em Campos Novos

Nereu Antunes de Souza, de 78 anos, morreu após cair no poço do elevador de um prédio no Centro de Campos Novos, na manhã desta quinta-feira.

O idoso era proprietário do prédio e realizava manutenção no local onde seria instalado um elevador. Ele caiu de uma altura de aproximadamente 10 metros.

Souza chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas morreu a caminho do hospital.

Desarticula pela Polícia Federal quadrilha de tráfico que atuava no RS, PR e em SC

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Progresso de combate ao tráfico internacional de drogas no Rio Grande do Sul, Paraná e em Santa Catarina. Oitenta policiais federais mobilizados cumpriram 17 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão nos municípios de Passo Fundo, Erechim e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Caçador, em Santa Catarina, e Foz do Iguaçu, no Paraná.

Durante toda a operação, que teve início em julho de 2011, foram presas 29 pessoas. Na manhã desta quinta-feira, foram detidas três pessoas em Erechim, duas em Caçador e sete em Foz do Iguaçu. As outras sete pessoas presas anteriormente já estavam em presídios. Um homem de nacionalidade paraguaia está foragido e está sendo procurado pela Interpol.

Em Erechim, foram encontrados em uma residência cerca de 11 gramas de cocaína, uma balança de precisão com vestígio da droga, um veículo e R$ 4 mil em dinheiro. Durante os cerca de oito meses de investigação os policiais federais realizaram a apreensão de aproximadamente 37kg de cocaína, 332 kg de maconha e 11 veículos.

De acordo com o delegado responsável pela operação, Fabrício Argenta, a quadrilha tinha duas células em Erechim, uma ramificação em Caçador e matinha contatos com pessoas em Foz do Iguaçu. A droga, originária do Paraguai, era trazida para o Brasil e transportada até Erechim e Caçador pelos criminosos que ficavam no Paraná. Ainda segundo Argenta, o bando movimentava de 30 a 50 kg de droga por mês.

Segundo concluiu a PF, praticamente duas famílias inteiras atuavam no tráfico de drogas. Um homem, a mãe e a esposa dele traficavam drogas no Bairro Progresso em Erechim. Em Foz do Iguaçu e Caçador um pai e dois filhos foram presos nesta quinta-feira, sendo que um terceiro filho já havia sido preso em janeiro deste ano com 11kg de cocaína. Esta família também era originária do Bairro Progresso de Erechim.

Um homem assassinado a tiros na semana passada em Erechim também era investigado durante a operação. Ele era residente e proprietário de uma lavagem de veículos no Bairro Progresso.

A Operação Progresso foi realizada no âmbito da Operação Sentinela, que é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos para prevenir e reprimir crimes transnacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.

Preso em Blumenau suspeito de ter estuprado mulher de 66 anos

Jorcemar de Souza, de 30 anos, foi preso nesta quinta-feira, preventivamente, suspeito de ter estuprado uma mulher de 66 anos, em Blumenau.

O crime teria ocorrido em novembro mas, por medo, a mulher demorou a denunciar o caso. Ele seria vizinho dela no Bairro Itoupavazinha.

Em depoimento prestado à Polícia Civil, o homem, que tem passagens policiais por vários crimes, entre eles tráfico de drogas, negou o crime e disse que é alvo de uma armação

Itajaí entrega mais de 100 kits de livros para as bibliotecas escolares

Cerca de 100 kits com mais de vinte livros cada serão distribuídos por meio do Programa de Leitura da Secretaria de Educação (PROLEI), a todas as unidades de ensino da Rede Municipal, assim como a Biblioteca Pública Municipal Silveira Júnior. Na segunda-feira (12), às 16 horas, uma solenidade marca a entrega oficial dos materiais, no auditório da Secretaria de Educação.

Os mais de dois mil exemplares abastecerão escolas, creches e a Biblioteca Pública. A finalidade é criar nas crianças o gosto e o hábito pela leitura. A Educação Infantil receberá 26 títulos, entre eles, “Luisa fala Palavrão”, “Eu consigo fazer tudo sozinha”, “Pê o Pato diferente”, “A casa sonolenta”, “Duda Bocuda”, “Diga Paz”, além de livros que abordam a africanidade como “A África está em nós”. O material da Educação Infantil vem colorido e cheio de ilustrações para chamar a atenção dos pequenos.

Da mesma forma, o Ensino Fundamental receberá títulos que falam da inclusão social, racial, diversidade: “Nós cegos, enxergamos longe”, “O Brasil somos todos nós”, “Lendas Negras”, “Nós falamos com as mãos” que mostra a língua de sinais (LIBRAS), entre outros. A compra dos exemplares também beneficiou escritores locais como a professora Didymea Lazzaris de Oliveira, que escreve sobre o desenvolvimento de Itajaí. Esta grande aquisição contou com o apoio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Após a entrega oficial na terça-feira (12), os kits começam a ser distribuídos nas unidades escolares.



Homem recebe 16 facadas em Balneário Camboriú

Um homem de 35 anos recebeu 16 facadas ao cobrar uma dívida na tarde desta quarta-feira. De acordo com a Polícia Militar, ele teria iniciado uma briga dentro de um bar no Bairro Monte Alegre, em Camboriú. Ao sair em direção a Balneário Camboriú a vítima foi abordada na Rua Angelina, Bairro dos Municípios, onde recebeu as 16 facadas. O homem foi levado ao Hospital Ruth Cardoso, onde permanece internado.


Até a manhã desta quinta-feira o autor da tentativa de assassinato ainda não havia sido localizado. A Polícia Civil investiga o caso.

Assaltantes atacam caixa eletrônico em Braço do Trombudo

Assaltantes que atacaram um caixa eletrônico em Braço do Trombudo, na madrugada desta quarta-feira, usando um maçarico, continuam sendo procurados nesta manhã. Segundo informações da PM, eles estariam embrenhados no matagal, na área rural do município.

Policiais militares e civis fazem as buscas. O helicóptero Águia da PM também ajuda na procura pelo bando. De acordo com as informações, os assaltantes estariam armados com fuzis e pistolas.

A quadrilha de pelo menos sete criminosos fortemente armados tentou arrombar um caixa do Banco do Brasil usando maçarico.

Erradicar o trabalho infantil

Volto ao assunto nesta coluna com o objetivo de contribuir para a erradicação desse preocupante quadro social. É preciso maior discernimento de todos nós dos malefícios que o trabalho infantil traz às novas gerações. As mulheres — que, por sinal, comemoram o seu dia em 8 de março, detentoras do sublime dom da maternidade — compreendem bem essa proteção especial que a sociedade deve às crianças.

Para a procuradora de Justiça dra. Maria José Pereira do Vale, o primeiro passo para o sucesso dessa empreitada é modificar a cultura que acha benéfico para os pequeninos o trabalho na fase infantojuvenil.


CONSCIENTIZAÇÃO FAMILIAR

Coordenadora colegiada do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a dra. Maria José, ao participar do programa “Sociedade Solidária”, da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), apresentou providencial campanha que vem ocorrendo entre organizações da sociedade civil e o poder público, cujo slogan esclarece: “Criança que estuda pode escolher o seu futuro. A que trabalha não”.

Defendeu a procuradora: “Essa mudança de cultura que dá prevalência ao estudo requer uma conscientização dos pais. Eles têm de estar muito cientes de que o estudo é fundamental na vida dos filhos, que nessa fase têm de se ocupar com a escola, com as atividades e brincar. Brincar é um direito que está no nosso ordenamento jurídico, e a brincadeira influi, e muito, no crescimento da criança e estimula a criatividade. É muito importante também para a fase adulta”.


O QUE É TRABALHO INFANTIL?

Quanto aos adolescentes, de acordo com a legislação trabalhista, a dra. Maria José enfatizou que “eles podem trabalhar a partir dos 16 anos. Essa é a idade permitida por lei com registro em carteira, desde que não seja em hora extra, turno noturno e atividades que comprometam o desenvolvimento da sua moralidade”.

Existem, porém, casos em que o indivíduo ingressa no mercado de trabalho a partir dos 14 anos. A procuradora explicou: “Trata-se de um contrato de aprendizagem. Além do registro em carteira, ele propicia ao adolescente o estudo de uma ocupação, que o tornará, em dois anos, um profissional na área em que atua”.

Conforme ela ressaltou, nosso país é signatário da Convenção Internacional 182, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe as formas mais graves de trabalho infantil, entre as quais a exploração sexual e o trabalho nos lixões e no meio de substâncias entorpecentes. As penas para esses crimes são severas.

Você sabe que, em pleno terceiro milênio, o Brasil ainda possui 4,5 milhões de crianças envolvidas com o trabalho infantil? Os dados constam de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009.

Se presenciar a exploração de crianças e adolescentes, ligue — de qualquer parte do território nacional — para o Disque-denúncia da Procuradoria Regional do Trabalho da 2a Região: 0800 11 1616.

Grato, dra. Maria José, pelas elucidativas informações. Na Legião da Boa Vontade, há décadas, oferecemos o programa “LBV — Criança: Futuro no Presente!”, que atua no contraturno escolar. Colabora para o protagonismo de crianças de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social, considerando a história de vida e as singularidades delas. É uma ação que proporciona reforço didático, desperta, pelo lúdico, competências e habilidades, promove os valores éticos, ecumênicos e espirituais e integra a família.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com