terça-feira, 23 de agosto de 2011

Identificados os assaltantes mortos no confronto com a polícia

Familiares identificaram na manhã desta terça-feira (23) dois dos três assaltantes mortos no confronto com a Polícia Militar. O terceiro assaltante morto e que estava no IML de Itajaí também foi identificado.

Tratam-se de Jéferson Rodrigo Franco Lopes, 28 anos, e Fábio Valentin Azevedo Hapitto, 25 anos. Eles são naturais Canoas (RS).

Eles são primos. Estiveram no IML para a identificação dos corpos o pai do Fábio, Ricardo, e a mulher de Jéferson que não quis se identificar.

Ambos são procurados pela Justiça do Rio Grande do Sul. Fábio tem 11 mandados e Jéferson tem nove. Todos os casos enquadrados no artigo 157, roubo contra pessoa.

Os familiares não falaram a respeito da situação dos dois. O delegado Marcio Colatto está investigando o caso.

Em Itajaí, o filho de Pedro Valdemir de Freitas Ribeiro, 45 anos, confirmou a identidade do terceiro assaltante morto.

Agentes de trânsito participam de curso para conduzir embarcações oficiais

Cinco agentes de trânsito da Codetran iniciaram nesta segunda-feira (22), o curso de especialização para tripulação de embarcações de estado no serviço público. A capacitação é oferecida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e ministrada pela Marinha na Capitania dos Portos de Itajaí.

O curso vai preparar os agentes de trânsito para que, em casos de catástrofes naturais como enchente, atuem no socorro das vítimas auxiliando a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Dentre os temas a serem abordados estão: legislação aquaviária, manobras de embarcação, segurança e sobrevivência, navegação e meteorologia.

As aulas serão ministradas até a próxima sexta-feira (26) das 08 às 12 horas. No último dia de curso, os agentes de trânsito terão aula prática e uma prova. As embarcações oficiais só podem ser conduzidas por quem passa neste curso, não basta ter habilitação de arrais amador (que deixa a pessoa apta a conduzir embarcações de esporte e recreio em lagos, lagoas, rios, canais e praias).

Tempo de repensar no divã

Na quinta-feira da próxima semana, 1º de setembro, lançarei o livro "Jesus, o Profeta Divino", durante a 15ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro. A festa literária se prolongará até o dia 11.

Trata-se do quarto volume da série de palestras "O Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração", a qual proferi a respeito do Apocalipse no rádio e na TV.
"Jesus, o Profeta Divino" é mais uma contribuição aos que discutem seriamente o tema profético acerca do Fim dos Tempos.

O Cristo, os profetas bíblicos, os vates das religiões e muitos pesquisadores, crentes ou ateus, cada um a seu modo, falam sobre ou analisam a possibilidade de uma grande mudança ou monumental reforma em tudo o que conhecemos como sociedade e aspecto físico deste orbe.

Apresento despretensiosamente no livro elementos dessas transformações. Elas se realizarão, creiamos nós ou não creiamos nelas? Quando?! Não sei... porém deixo à reflexão dos estimados leitores.

O Tempo das grandes mudanças, no entanto, pode estar em pleno curso. Elas são inevitáveis, desde as simplesinhas às mais complexas?

Muitos estremecem ante a perspectiva da escassez e do alto preço dos alimentos; da falta de água potável; do fim do petróleo; da explosão populacional; do ferimento da camada de ozônio; do aquecimento global; da forte queda da umidade relativa do ar, afetando garganta, narinas, olhos, cabeça — os pais das crianças que o digam... —, entre outras ameaças.

O CENTRO DA ECONOMIA ALTRUÍSTA
Na entrevista que concedi ao meu velho amigo Paulo Parisi Rappoccio, jornalista italiano, radicado no Brasil, em 10 de outubro de 1981, reafirmo:

(...) O ser humano, com seu Espírito Eterno, é o centro da Economia Altruísta, a geratriz de todo o progresso. Sem ele, não há o trabalho nem o capital.

A riqueza de um país está no coração do seu povo. No entanto, nações inteiras ainda sofrem miséria. Convém lembrar que barrigas vazias e Espíritos frustrados geralmente não estão dispostos a ouvir. (...)

Numa época em que pelo avanço da tecnologia as expectativas de produção ficam ultrapassadas, a fome é realmente um escândalo! Não somente a do corpo, como também a de conhecimento, isto é, Educação, sem a qual nenhum povo é forte. Anacronicamente, nunca o mundo conheceu, por um lado, tanta fartura e, por outro, tanta miséria. Está faltando Solidariedade à Economia. Até que o último dos seus filhos tenha as condições mínimas para uma vida digna, qualquer país não será uma nação independente, mas apenas escrava das limitações que a si mesma se impõe. Os impedimentos de ordem interna são mais prejudiciais ao progresso de sua gente que os de ordem externa (...). Se um povo não se prepara, como ele vencerá?

PROFUNDAS REFORMAS
Vejam o que ocorre, agora mesmo, no campo econômico-financeiro, por consequência social, a partir da mais potente nação da Terra na atualidade, os Estados Unidos, sem falar na Europa. O capitalismo está se repensando no divã, lugar por onde ainda passa o socialismo.

Alziro Zarur (1914-1979) costumava dizer, há mais de cinquenta anos, que o poder se tornaria fluídico nas mãos dos poderosos. E assim escaparia entre os dedos deles.

Hoje, século 21, os Estados nacionais flagrantemente não têm mais a força de outrora. Poder-se-ia afirmar que "o mundo está à beira de um precipício". Mas isso é um velho chavão. Todavia, certos conceitos vão mudar profundamente. Aliás, já estão sendo revistos.

Vivemos tempos de crise e esta sempre implica alguma modificação, no decorrer dela ou em seguida.



Endereço da 15ª Bienal do Livro – Riocentro, Av. Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ.

_________________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Homens armados levam caminhão em Indaial

Um motorista de caminhão foi rendido por dois homens, quando saia de uma churrascaria, nas margens da BR-470 em Indaial. O fato ocorreu por volta das 12h30min de ontem.

Os homens armados, colocaram o motorista dentro do caminhão, o amarraram e taparam sua cabeça com um pano. Ele foi abandonado, ainda na BR-470, em Blumenau e o caminhão sem carga, de marca Mercedes Benz modelo 1620, cor branca foi levado pelos assaltantes.

Divulgados os aprovados no concurso público da Prefeitura de Blumenau

Está disponível no site da prefeitura, no link Concursos, a lista dos aprovados no concurso da Prefeitura de Blumenau. As provas foram realizadas no dia 7 de agosto e aplicadas pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) que confeccionou as provas. Os aprovados serão chamados para preencher as 181 vagas a partir do dia 31, dependendo do cronograma de cada secretaria ou autarquia municipal.

Os primeiros são os que tiveram melhor classificação. As convocações chegarão por e-mail e via Correios. As informações são da diretora de Pessoal da Secretaria de Administração, Ângela Moreira da Costa. Os aprovados começam a trabalhar assim que resolvidos os trâmites da contratação.

Um total de 3.436 pessoas concorreram às 181 vagas. Cinquenta e sete vagas estavam destinadas a cargos de nível superior, técnico, médio e fundamental da administração direta, sete para a Fundação do Meio Ambiente (Faema), seis para a Fundação Cultural e mais três para o Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau (Issblu).