sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mercado do Peixe está funcionando normalmente

A Secretaria de Pesca e Aquicultura informa que o Centro de Abastecimento Paulo Bauer, o Mercado do Peixe, está funcionando normalmente. De segunda a sexta-feira o horário de atendimento é das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 14h.

“Devido a informação de que o Mercado Público pode ser fechado pelo Ministério Público, muitas pessoas estão pensando que o Mercado do Peixe está fechado. O local está funcionando normalmente, inclusive com uma grande variedade de peixe e frutos do mar, frescos e com um ótimo preço” explica o Secretário de Pesca e Aqüicultura Agnaldo Hilton dos Santos.

Bandidos tentam invadir supermercado no Monte Alegre e é espantado por vizinho

A presença de espírito de um vizinho impediu que o Supermercado Koch do Monte Alegre fosse novamente vítima de arrombadores. O bando era integrado por seis marginais fortemente armados e tinham como objetivo principal os caixas eletrônicos.

Eles chegaram ao local por volta de 3h30 da madrugada, em três motos e armados de espingardas e escopeta. Estavam de posse de uma barra de ferro idêntica a usada em arrombamento e explosão de caixas eletrônicos em crimes anteriores.

O vizinho chegava em casa e viu a ação dos marginais. Arremessou o veículo em que estava contra uma das motos e acabou atingindo um dos marginais.

Os bandidos foram surpreendidos pela ação e iniciaram a fuga nas motos e a pé. Uma das motos acabou ficando no local.

Vandalismo: Ambulância é alvo de atentado a bomba em Balneário Camboriú

A ambulância do pronto-atendimento do Bairro da Barra, em Balnéario Camboriú, foi alvo de uma bomba na madrugada desta quinta-feira. A explosão, que ocorreu por vota das 4h, danificou os equipamentos da ambulância que teve que ser substituída. O motorista, que costuma permanecer no veículo enquanto aguarda os atendimentos, não estava no local no momento. Não houve feridos. De acordo com a coordenadora do pronto-atendimento, Dalni Pereira, não há motivos para que alguém tenha cometido o atentado contra a unidade de saúde.

- Nos últimos tempos, não houve nenhuma confusão, ou alguém que tenha ficado sem atendimento para que motivar uma atitude dessas – disse.

As imagens geradas por uma câmera de monitoramento localizada nas proximidades da unidade de saúde e o material resultante da explosão, recolhido pela perícia, serão analisados na investigação sobre a autoria do crime e para identificar o material utilizado como explosivo.

Morre detento ferido durante a rebelião no presídio de Blumenau

Morreu às 5h desta quinta-feira, no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, um dos detentos que foi ferido durante a rebelião no Presídio Regional de Blumenau.

Marco Aurélio Wruck, de 34 anos, sofreu queimaduras. Ele estava em estado gravíssimo e respirava com a ajuda de aparelhos. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

A rebelião no presídio começou de madrugada e terminou por volta das 10h30min de segunda-feira. Cerca de 300 detentos se rebelaram. Eles agrediram os presos que estavam no seguro — área em que ficam os ameaçados por outros detentos. No total, 12 ficaram feridos.

Começa em 24 de outubro o pagamento do FGTS aos atingidos por enchente no Vale

O pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos atingidos pela enchente no Vale do Itajaí vai começar dia 24 de outubro. A informação foi confirmada pela Caixa na tarde desta quinta-feira.

O pagamento será feito mediante cadastro dos trabalhadores nas nove cidades que vão funcionar como centrais de atendimento do FGTS. São elas: Blumenau, Itajaí, Rio do Sul, Navegantes, Brusque, Timbó, Ituporanga, Presidente Getúlio e Taió. Os locais de atendimento já foram definidos (veja abaixo).

Agora, a Caixa trabalha na definição do cronograma de pagamento. Provavelmente, o cadastro vai funcionar como em 2008, pelas iniciais do nome. A relação deve ser divulgada a partir do dia 17.

Para cumprir com estes prazos, a Caixa estabeleceu uma data-limite para que os municípios entreguem o Relatório de Avaliação de Danos (Avadan). As prefeituras têm até o dia 13 para encaminhar o documento. É este relatório que vai delimitar quantas pessoas foram efetivamente atingidas pela enchente e terão direito ao saque do FGTS.

A prefeitura de Blumenau pretende entregar o documento nesta sexta-feira. Um primeiro levantamento, divulgado no final do mês de setembro, apontou 394 ruas atingidas pela enchente. Este número precisou ser revisto porque o pico da enchente também sofreu alterações. Passou de 12,60 metros para 12,80 metros para se igualar à referência topográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com este pico, o número de ruas atingidas aumentou.

Entre os dias 17 de 21, a Caixa vai montar a estrutura e logística de atendimento. Neste período é que será divulgado o cronograma oficial de pagamento e os documentos necessários para o cadastro.

As cidades que funcionarão como centrais de atendimento vão atender também a outras cidades vizinhas. Como é o caso de Rio do Sul que deverá atender outros 12 municípios da região do Alto Vale. A Caixa informa que haverá cidades onde o cadastro para o saque do FGTS será feito na agência do próprio município, porque os beneficiados serão poucos e não justificaria a instalação de uma central de atendimento. Esta escala será anunciada dentro de duas semanas.

Centrais de atendimento

Blumenau - Ginásio Sebastião Cruz (o Galegão)
Itajaí - Ginásio Gabriel Colares
Rio do Sul - Centro de Eventos Hermann Purnhagen
Navegantes - Pavilhão Municipal, ao lado do Ginásio de Esportes
Brusque - ainda não definiu Timbó - Escola Municipal Padre Martinho Stein
Ituporanga - Pavilhão de Esportes João Carlos Thiesen
Presidente Getúlio - Ginásio de Esportes Pereirão
Taió - Salão da Paróquia Cristo Rei

Quem tem direito ao saque do FGTS

Saque integral:
Municípios que decretaram calamidade pública: Aurora, Agronômica, Brusque, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Laurentino, Lontras, Taió, Rio do Oeste e Trombudo Central

Saque com limite de R$ 5,4 mil:
Todos os municípios que decretaram situação de emergência, entre eles, Blumenau e Itajaí. Nestas cidades apenas moradores de ruas atingidas terão direito ao saque.