terça-feira, 28 de junho de 2011

DIC apresenta dupla que assaltou lotérica em Luis Alves

Na manhã de hoje os policiais da divisão de Investigações Criminais (DIC) de Itajaí, apresentaram Wagner Luiz Ávila Maciel, 25 anos, e Maicon da Luz Silveira, 26. A dupla assaltou uma lotérica na tarde de ontem em Luis Alves e na fuga levou dois carros, além de tentar levar uma motocicleta.
Os cerca de R$10 mil levados da lotérica ainda não foram recuperados. A polícia investiga as imagens de segurança pra saber se há envolvimento de outras pessoas no caso.

Pescadores desaparecidos há quase 1 mês são resgatados em Itajaí

Seis pescadores do Espírito Santo que estavam desaparecidos há 26 dias foram resgatados a 180 quilômetros da costa de Itajaí, na noite de segunda-feira. O grupo foi encontrado pela tripulação do navio mercante Marola, que identificou o pedido de socorro da embarcação. Os pescadores foram levados à Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. De acordo com a Marinha, eles aparentam estar em bom estado de saúde.

A embarcação Wiltamar III tinha sido vista pela última vez ao desatracar em Cabo Frio/RJ, no dia 1º de junho. A previsão de volta era para uma semana depois, o que não aconteceu. Os pescadores foram dados como desaparecidos no dia 10 de junho, quando a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro publicou aviso aos navegantes, para que estivessem atentos a qualquer pedido de socorro, e deu início às buscas, com um rebocador e helicópteros.

O navio que interceptou o chamado dos pescadores seguiu para o Rio de Janeiro, onde os tripulantes da Wiltamar III foram transferidos para uma lancha e levados até a sede da Capitania dos Portos. A Marinha ainda não divulgou o que teria acontecido à embarcação.

Rua em frente ao Porto de Itajaí será interditada amanhã

Todo o asfalto irregular da Avenida Cel. Eugênio Muller, no trecho entre Avenida Marcos Konder e a Rua Izabel Fabeni, está sendo removido para dar lugar a um asfalto novo. A ação faz parte da Operação Tapete Preto que está recuperando as ruas danificadas com a implantação da rede coletora de esgoto.

Nesta quarta-feira (29) a pista sentido Bairro/Centro da Avenida Cel. Eugênio Muller sentido será interditada para fresagem. Os veículos que vierem pela Avenida Irineu Bornhausen (Caninana) deverão desviar pela Rua José Eugênio Muller e Tijucas.

Na pista sentido Centro/Bairro já foi realiazada a fresagem e o tráfego está liberado. A rua será novamente interditada para o asfaltamento (data ainda não definida), neste caso os veículos devem trafegar pela Rua Heitor Liberato.

Os trabalhos neste trecho estavam previstos para a última semana, mas em virtude da chuva sofreram atraso, iniciando no sábado (25). A previsão de término é de uma semana.

Prefeitura promove dia de "Arraiá" da Terceira Idade no Barroso

Reunir e congregar os idosos itajaienses e seus familiares. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove nesta quarta-feira (29), o "Arraiá da Terceira Idade" de 2011. O evento de muita festança e alegria está agendado para iniciar às 14 horas, no Clube Náutico Almirante Barroso e vai ter diversos atrativos típicos das festas juninas, como o serviço de barracas com guloseimas tradicionais da época, baile animado pelo grupo Itagaita – com dança da quadrilha, e ainda, destaque para os ‘cinco caipiras mais originais’. A tarde terá, também, uma apresentação especial do Grupo Folclórico da Terceira Idade Fios de Prata.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social, a secretaria desenvolve de forma inovadora atividades diversificadas, objetivando o resgate da cidadania, da auto-estima e a integração social do idoso, por meio de trabalhos manuais, culturais, de lazer entre outros. E a confraternização através da festa típica de junho visa o resgate cultural e a manutenção de uma tradição bastante forte na comunidade de Itajaí. "São Pedro, São João, Santo Antônio, são alguns santos lembrados no mês de junho. Para isso são realizadas as festas chamadas ‘juninas’, com guloseimas, bebidas quentes, danças, cantoria e muita alegria", enaltece.

"Então, ao promovermos um evento como este, favorecemos a inclusão social, buscamos suprir as omissões e introduzir novos padrões de atendimento ao idoso, aproveitando a ocasião para também festejar", acrescenta a diretora de Políticas Temáticas da Secretaria.


Serviço:
O que: Arraiá da Terceira Idade 2011
Quando: 29 de junho de 2011, a partir das 14 horas
Onde: Clube Náutico Almirante Barroso

Câmara aprova projeto que limita ligações de telemarketing em Blumenau

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou na tarde desta terça-feira o projeto de lei que limita as ligações de telemarketing. A partir da regulamentação da lei, que pode ocorrer após 120 dias da sanção do texto, somente as pessoas que deixarem uma autorização no Procon é que poderão receber os telefonemas nas modalidade de oferta ou publicidade, comercial ou institucional.

O projeto que prevê a criação de um Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing teve 11 votos favoráveis e 3 contrários. Agora, o texto vai para sanção do prefeito, que tem 15 dias para dar o parecer. Pelo texto, o Executivo tem 120 dias para regulamentar a lei.

O coordenador geral do Procon, Alexandre Pereira Caminha, está ciente do texto e já se adiantou em algumas medidas para antecipar o prazo para colocá-lo em prática. Prevê que em 30 dias já possa dar início ao primeiros passos. Na prática, este prazo seria usado para definir como será feito o cadastro, quem vai gerenciá-lo e onde a lista com os números de telefones das pessoas que não querem receber as ligações de telemarketing ficará: se no site da prefeitura (onde há um link do Procon) ou em um site específico.

Concurso da prefeitura de Blumenau recebe 3.436 inscritos

O primeiro concurso público de 2011 da prefeitura de Blumenau recebeu 3.436 inscritos. Os candidatos vão disputar as 181 vagas oferecidas. Das ofertas, 165 estão distribuídas entre 57 cargos de nível superior, técnico, médio e fundamental da administração direta. Outras sete vagas são para a Fundação do Meio Ambiente (Faema), seis para Fundação Cultural e três para o Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau (Issblu). A Furb é a responsável pelo concurso.

O cargo que registrou maior número de inscrições foi o de técnico em enfermagem, na administração direta. Foram 991 inscritos para concorrer a 20 vagas. O segundo colocado foi para o cargo de assistente social, com 219 candidatos. Quatro cargos não tiveram inscritos: engenheiro civil, médico cirurgião de cabeça e pescoço, médico nefrologista pediátrico e geólogo.

O local e horário das provas do concurso público da prefeitura de Blumenua será divulgado dia 1º de agosto. A prova está marcada para o dia 7 de agosto. Informações pelo site: www.furb.br

Segunda maior fuga de Santa Catarina: 50 detentos ainda estão nas ruas

Dois dias após a segunda maior fuga da história de Santa Catarina, 21 detentos do Complexo Penitenciário de Florianópolis foram recapturados — 13 no domingo e os demais nesta segunda-feira. Um deles, Alexsandro Fernandes Machado, foi assassinado no bairro Costeira. Do total, ainda restam 50 nas ruas da Capital.

Na madrugada desta segunda, de acordo com a Polícia Militar (PM), quatro foram capturados na barreira montada na saída da Ilha, na ponte Colombo Salles. Mais tarde, a polícia encontrou dois no Morro do Horácio, localizado atrás do Complexo. No fim da tarde, mais dois foram localizados: Adriano da Silva e Leonardo Rosa Kaminski.

A fuga ocorreu às 16h40min de domingo, após dois agentes penitenciários do centro de triagem terem sido rendidos por detentos. No começo do mesmo dia, seis presos já haviam fugido do casarão da Penitenciária, prédio do mesmo Complexo. Isso aumenta para 78 o número de foragidos, mas até agora os recapturados são todos da Central de Triagem, conforme a Polícia Militar.

“Filho de Peixe, peixinho é” estará no CEI Norma Neves Tabalipa nesta semana

De hoje (28) a quinta-feira (30) as crianças do Centro de Educação Infantil Norma Neves Tabalipa, no São João, estarão conhecendo o Projeto da Secretaria Municipal de Educação “Filho de Peixe, peixinho é”, lançado na semana passada. Hoje, eles receberão a visita de um mestre de barco.

O projeto é fruto de uma grande parceria entre a Secretaria de Educação, Sindipi, Secretaria de Pesca e Aqüicultura, Porto de Itajaí, ERJ Alimentos e a Univali. O objetivo de todos é estimular o consumo do pescado nos CEI’s valorizando a cultura local do município.

Nesta terça-feira (28), os pequenos do CEI participarão de uma palestra com um mestre de barco de uma Atuneira. Ele mostrará um vídeo e contará um pouco sobre sua vida em alto mar.

Na quarta-feira (29) o pai de uma professora irá até a unidade preparar uma Tainha assada. Também na quarta (29) e na quinta-feira (30) eles estarão visitando o Mercado Público, onde poderão ver a venda do pescado e ainda aprender como se limpa o peixe.

O Projeto que chegará a todos os Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino existe justamente para conscientizar os pequenos para que entendam como o Peixe é um alimento saudável. Todas as auxiliares de coordenação foram capacitadas e hoje, são multiplicadoras em sala de aula.

O CEI Norma Neves Tabalipa, atende 81 crianças de 2 a 6 anos de idade em período parcial. A unidade fica na Rua José Quirinho, 576, no bairro São João.

Temperatura em Blumenau fica na casa dos 7 °C

A temperatura desta terça-feira de manhã em Blumenau ficou parecida com a de segunda, na casa dos 7 °C. A mínima foi registrada às 6h45min: 7,2 °C, sempre com a sensação térmica de um grau a menos. Às 8h30min, os termômetros da estação meteorológica da Central RBS de Meteorologia, que fica no prédio Santa, na Ponte do Salto, estavam em 7,8 °C.

A previsão para esta terça é céu aberto com sol ao longo do dia. A temperatura não deve ultrapassar os 18 °C. Com a chegada da noite, o tempo deve esfriar de novo e a mínima pode chegar aos 5 °C. O tempo permanece frio e seco. Não há previsão de chuva.

No Estado, o maior frio do ano foi registrado em Urupema, na Serra Catarinense, com -9 °C, podendo baixar mais ainda.
Na madrugada, mais três cidades registraram temperaturas negativas. A menor foi em Caçador, no Meio-Oeste: -5,2ºC. Joaçaba registrou -4,3ºC e Rio Negrinho -3,5ºC.