segunda-feira, 23 de julho de 2012

Lombadas eletrônicas de Indaial começam a multar dia 1º de agosto

Os motoristas terão que redobrar a atenção ao dirigir por Indaial a partir do dia 1º de agosto. É que 20 lombadas eletrônicas, instaladas nos dois sentidos do trânsito em 10 pontos do município, vão começar a notificar os condutores que ultrapassarem a velocidade de 50Km/h. A instalação dos equipamentos começou no início do ano e, desde abril, as lombadas já funcionavam, mas não multavam porque ainda precisavam passar por aferição do Inmetro.

De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Indaial (Demuttin), Fabrício José Barbosa, todas as vias onde há lombadas eletrônicas estão sinalizadas indicando a velocidade máxima permitida e a presença do equipamento. Para não pegar ninguém de surpresa, a prefeitura inclusive colocou placas informando a data do início da emissão de multas em cada uma das 20 lombadas.

Barbosa explica que os 20 radares fixos que foram licitados para serem instados em 10 pontos da cidade passarão por mudanças. Eles vão mostrar a velocidade atingida pelo motorista, tornando-se, assim, lombadas eletrônicas. Segundo Barbosa, a diferença de preço entre o radar fixo e a lombada eletrônica é pequena, cerca de R$ 100. A expectativa é de que até o fim do ano todos tenham sido adaptados e estejam funcionando.

Detentas do presídio feminino da capital serão treinadas para operar com telemarketing

Dentro de 30 dias as detentas do presídio feminino da Capital irão receber treinamento da empresa de tecnologia BMTech para trabalharem como operadoras de telemarketing dentro da própria unidade localizada no complexo penitenciário da Agronômica em Florianópolis. O convênio foi assinado nesta quarta-feira, 18, entre a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, e o diretor da empresa BMTech, Yhul Gutierrez.

“Com este tipo de convênio a reeducanda recebe um certificado que ajuda na qualificação e na reinserção na sociedade e no mercado de trabalho”, destaca a secretária da justiça, Ada De Luca.

Em uma primeira etapa 40 reeducandas serão capacitadas durante o período de três meses, com quatro horas de aulas como português, informática e comportamento. Após este período, 20 serão contratadas pela empresa para iniciarem o trabalho com vendas em banda larga, telefone fixo e TV a cabo, e 20 ficarão de reserva.

A seleção das reeducandas será feita pela Acadejuc (Academia de Justiça e Cidadania) em parceria com o presídio feminino, que hoje abriga um total de 120 detentas. “Teremos um grupo de operadoras de telemarketing que poderão contribuir com a empresa e com a sociedade”, acredita o diretor da empresa BMTech em Santa Catarina, Yhul Gutierrez.

Três pessoas são baleadas em saída de danceteria em Blumenau

Três homens foram baleados depois de uma briga na saída da danceteria Expresso, no Centro de Blumenau, domingo de madrugada. Conforme a Polícia Militar, dois jovens de 20 e 25 anos discutiram com um homem, que não foi identificado, na danceteria. Depois da briga, já na Alameda Duque de Caxias, o homem atirou três vezes contra os dois.

O jovem de 20 anos foi atingido de raspão na cabeça, o de 25 na perna e um terceiro homem, que não teve a idade divulgada e que não tinha se envolvido na confusão, teve o antebraço atingido.

O autor dos disparos fugiu em um Punto branco e não foi localizado.