sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sábado de sol

O sábado deve ser de sol em todas regiões de Santa Catarina. O ar frio e seco deixa o tempo firme e com temperaturas baixas no início do dia. Há previsão de geada nas áreas altas do Estado e de temperaturas negativas na Serra Catarinense.

O domingo deve amanhecer com grande variação de nuvens, sendo que a temperatura deve permanecer baixa. Ao longo do dia, o céu encoberto predomina e há risco de chuva em todas as regiões do Estado.

Chávez propõe comprar 10 mil carros a gás por ano do Brasil

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ofereceu hoje comprar do Brasil 10 mil veículos a gás por ano e criar um fundo especial binacional para financiar projetos em áreas que considera prioritárias, como a automotiva, a agroindústria e a de medicamentos. — Podemos fazer um plano a quatro ou cinco anos, e o Brasil pode nos fornecer vários milhares, não me atrevo a dizer quantos, ponha dez mil para começar, veículos ao ano, que consumam gás — declarou Chávez. O presidente fez essas declarações durante o ato de assinatura de oito convênios entre seu governo e uma delegação de 80 empresários brasileiros, que terminou nesta quinta-feira uma visita de dois dias a Caracas. Chávez disse que o Brasil pode ajudar Governo venezuelano a desenvolver os planos de "gás veicular" na Venezuela, quinto exportador mundial de petróleo e onde, como disse, se "esbanja gasolina". No país, o combustível é vendido pelo valor mais baixo do mundo: 0,097 bolívares (US$ 0,045) o litro. O acordo confirma a intenção venezuelana de substituir a compra este ano de 10 mil carros da vizinha Colômbia, em meio à nova crise bilateral derivada do conflito interno colombiano. Em discurso perante os empresários brasileiros, Chávez ressaltou que o setor automotivo faz parte da dezena de áreas que considera prioritárias dentro dos projetos bilaterais entre Venezuela e Brasil. — Automotivo, agroindústria, remédios, materiais de construção, petroquímica, equipamentos petroleiros, mecânica, eletrônica, rede têxtil e material de defesa — essas são as "prioritárias", disse o chefe de Estado. Para assegurar o financiamento de projetos nessas áreas prioritárias, Chávez propôs "criar um fundo especial binacional", sem dar mais detalhes. O líder venezuelano apresentará a proposta durante a próxima reunião de trabalho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, provavelmente em setembro, e fazer assim "um mapa para os próximos quatro anos" que abranja todos os temas em diálogo. Os oito documentos assinados nesta quinta-feira entre empresários brasileiros e o governo venezuelano contemplam a criação de oito fábricas que se dedicarão à produção de cartões impressos, PVC (resina sintética) e maquinaria. Também serão foco a produção de vasilhas de vidros, tampas e recipientes de lata para a indústria de alimentos, como disse nesta quarta-feira o ministro da Tecnologia venezuelano, Jesse Chacón. A troca comercial entre Venezuela e Brasil alcançou US$ 5,688 bilhões no fechamento de 2008, com crescimento de 12,21% em relação ao ano anterior.