quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Em Itajaí, polícia prende homem que matou a namorada grávida de quatro meses

Marcelo Rodrigo Polhein, 28 anos, foi preso por policiais civis acusado de matar a namorada Daniele de Veiga, 26. O corpo foi encontrado às margens do canal retificado do rio Itajaí-mirim, no bairro Cordeiros, no sábado pela madrugada. A muher estava grávida de quatro meses.

A partir dos vestígios e dos depoimentos, os agentes da divisão de Investigações Criminais (DIC) chegaram até o nome do assassino. O servente de pedreiro foi preso nesta terça-feira (29) e assumiu o crime.

Daniele foi espancada e depois asfixiada com uma camiseta. Marcelo disse que matou a moça sem querer.

Como a prisão não foi em flagrante, Marcelo acabou sendo posto em liberdade. O caso, agora, será assumido pela Delegacia da Mulher.

Homem que estuprou e matou menina é condenado a 38 anos e oito meses de prisão

Diego do Nascimento Burin, de 25 anos, foi condenado nesta terça-feira a 38 anos e oito meses de prisão por ter estuprado e matado a menina Kenefer de Jesus Guimarães, de sete anos. O crime ocorreu em 1° de maio de 2010 em Criciúma, no Sul de Santa Catarina.

A sentença foi divulgada às 18h45min. Burin foi condenado a 26 anos e 8 meses de prisão pelo homicídio e a 12 anos de detenção pelo crime de estupro. Ele foi identificado por meio de exame de DNA.

O episódio desafiou a Polícia Civil, que demorava a encontrar o autor e era cobrada pela comunidade, e deixou a população perplexa não apenas pela brutalidade, mas pelo fato do acusado ser conhecido da vítima e ter praticado o crime sem motivo algum.

Esclarecer um crime com quase nada de pistas e sem testemunhas não foi fácil para a Polícia Civil criciumense. Como, antes do assassinato, a criança havia sido estuprada, a esperança era de que a identidade do assassino pudesse ser descoberta com a ajuda de exames de DNA.

Passados 80 dias de investigação, a polícia era cada vez mais pressionada e o então secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Luiz Mendes da Silveira, prometia o caso esclarecido em 20 dias.

No dia 21 de julho de 2010, a polícia apresentava como principal acusado Diego do Nascimento Burin, 24 anos, amigo da família de Kenefer. Ele confessou com detalhes o crime após exames de DNA apontarem o jovem como o estuprador.

Diego disse que na volta de uma festa na empresa onde trabalhava passou na casa dos pais, vizinhos da vítima. Ao ver Kenefer brincando na rua, ele a levou de moto para o campo de futebol onde a estuprou e a asfixiou.

O acusado admitiu que havia consumido bebida alcoólica e cocaína. Dias depois da confissão, o inquérito de mais de 400 páginas fora concluído. Burin foi indiciado pelos crimes de homicídio qualificado e estupro de vulnerável.

Se, na área policial, o caso chegava ao fim, na esfera judiciária o assassinato de Kenefer se prolongou por mais alguns meses, pois o juiz substituto Fernando Dal Bó Martins decidiu que Burin não iria a júri popular, como queria o promotor.

A justificativa do magistrado na época era de que "a partir das provas, concluiu-se que o réu, mesmo que tenha tido a intenção de matar, caracteriza um crime (estupro seguido de morte), e não dois (estupro e homicídio), como se apontou. Sendo assim, o crime de estupro seguido de morte não se caracteriza de competência do Tribunal do Júri (júri popular), mas sim do juiz".

O Ministério Público recorreu e em 28 de junho, 13 meses após o crime, a terceira câmara criminal do Tribunal de Justiça de SC acatou o recurso e determinou a realização do júri popular.

Homem morre em acidente na SC-411, em Brusque

Uma pessoa morreu em um acidente nesta terça-feira, por volta das 14h, na SC-411, em Brusque. A colisão frontal entre um Vectra, de Brusque, e um caminhão, de Gaspar, ocorreu no Km 18,8. }

O condutor do veículo, Valdir Luizetto, 64 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista do caminhão, Juari Batschauer, 32 anos, não teve ferimentos.

Afro XXI

Estamos no Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, declarado pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 2010. O que tornou mais especial neste ano o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares (1655-1695). A data foi instituída pela Lei no 10.639/2003, que também tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas.
Conforme declarou a dra. Navi Pillay, alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, “este Ano Internacional oferece uma oportunidade única para redobrar nossos esforços na luta contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e outras formas de intolerância que afetam as pessoas de ascendência africana em toda parte”.
Daí a grande importância do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), realizado em Salvador/BA, de 16 a 19 de novembro, que reuniu, em seu encerramento, chefes de Estado e representantes de países da América Latina, Caribe e África.
Na “Declaração de Salvador”, um dos documentos elaborados pelo Afro XXI, ficou registrado: “Convocada pelo Governo da República Federativa do Brasil, Governo do Estado da Bahia e pela Secretaria-Geral Ibero-americana, com o apoio da Organização das Nações Unidas, os objetivos centrais da cúpula foram dar visibilidade às contribuições sociais, culturais, políticas e econômicas afrodescendentes para a América Latina e o Caribe para aumentar o conhecimento da situação vulnerável na qual a maioria desta população vive e recomendar estratégias nacionais, regionais e internacionais para promover a inclusão total dos afrodescendentes e superar o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata”.
Na década de 1980, no “Daily Post” (circulação internacional) e em vários outros jornais e revistas do Brasil e exterior, escrevi um artigo ao qual dei o título “Racismo é obscenidade”. De lá para cá, graças a Deus, expressivas conquistas vêm sendo alcançadas no aumento da consciência de que fazemos parte de uma única raça, a Raça Universal dos Filhos de Deus. Portanto, que o acesso à Educação, ao Trabalho e à Saúde seja igual para todos, em qualquer parte do mundo.

SANGUE RIMA COM VIDA
Desde tempos imemoriais, o sangue apresenta várias simbologias. Entre elas, a da honra, da luta e principalmente da vida. Instituído pelo decreto presidencial no 53.988, de 30 de junho de 1964, 25 de novembro passou a ser o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em 2003, foi lançada, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorada sempre no fim de novembro.
Apesar de todos os esforços de conscientização da importância de ser doador, o brasileiro, que é solidário, ainda não fez desse gesto um hábito.
No site www.amigodoador.com.br tomamos conhecimento de que apenas 1,5% da população doa sangue anualmente, índice bem abaixo da porcentagem norte-americana, com quase 5%. Outros dados interessantes revelam que, desse 1,5%, 75% são pessoas de baixa renda e 70% estão na faixa de 26 a 45 anos. Os homens respondem por 78% das doações.
Hoje, com a internet, pode-se tirar qualquer dúvida que possa inibir o cidadão a se tornar doador de sangue. Orientações quanto aos benefícios e restrições estão acessíveis a todos.
Em 26/11, a Juventude Ecumênica Militante da Boa Vontade, da LBV, realizou um mutirão nacional de doação de sangue em postos de saúde e hospitais. Não perca tempo. Seja também um doador de vida.
Dedico aos que, a partir de agora, se juntarão a esse time da solidariedade o que escrevi em “Reflexões e Pensamentos — Dialética da Boa Vontade” (1987): Assim como o sangue, circulando pelo corpo, oxigeniza e alimenta as células humanas, o Amor, percorrendo os mais recônditos pontos de nosso Espírito, fertiliza-o e o torna pleno de vida. (...) Ao final de tudo, ele — que se expressa das mais surpreendentes formas na grande tarefa de conduzir os homens à sobrevivência — vencerá! Continuamos acreditando na vitória final do ser humano e de seu Espírito Eterno, a obra máxima do Criador.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Símbolo de luta contra a Aids abraça Palácio Marcos Konder

Um grande laço vermelho foi colocado na fachada do Palácio Marcos Konder em Itajaí para representar os esforços da Rede Municipal de Saúde no combate a Aids. O símbolo da luta contra a doença foi instalado na manhã desta terça-feira (29) e chamou a atenção de quem passou pelo Calçadão da Hercílio e pela Av. Marcos Konder.

“O laço vermelho é para lembrar a todos da importância da prevenção contra a doença e durante toda a semana as unidades de saúde estarão trabalhando a prevenção junto aos pacientes e desenvolvendo campanhas específicas”, explica o Diretor de Vigilância Epidemiológica Carlos Manuel Corrêa.

O Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Liberato, acompanhou a colocação do laço no Palácio Marcos Konder e aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio da população. “Quero fazer um pedido a todos os cidadãos de Itajaí para que nos auxiliem no combate a esta doença que faz tantas vítimas no planeta. E a melhor forma de nos ajudar é informando-se, sabendo quais são as melhores medidas preventivas. Se cada um fizer a sua parte, certamente estaremos colaborando para diminuir o número de casos de HIV”, destacou.

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de Nova York que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo por causa da doença.

O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do vírus, divulgar as necessidades dos que vivem com o HIV e angariar fundos para promover prestação de serviços e pesquisas. O laço vermelho foi escolhido pela sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. Foi usado publicamente pela primeira vez pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991.

Campanha do Laço Vermelho

A Campanha do Laço Vermelho - parceria entre o UNAIDS e a ABM, consiste em incentivar os prefeitos de todos os 5.565 municípios brasileiros a colocar, entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro, um laço vermelho em algum marco importante da cidade, para marcar o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em 2011, a Campanha contará com a adesão do Ministério da Saúde à parceria.

No ano passado foram mais de 900 fotos, recortes de jornal e relatórios das atividades que demonstram o grande interesse despertado pela Campanha.

Palácio Marcos Konder

Inaugurado em 1925, é uma das edificações mais antigas ainda existentes em Itajaí e também um dos mais conhecidos da cidade. O Palácio Marcos Konder é um dos principais cartões postais de Itajaí. Palco de grandes decisões políticas e sede dos três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, abrigando a Prefeitura Municipal de Itajaí até 1972.

Em 1940, o Palácio Marcos Konder recebeu a visita do presidente Getúlio Vargas, que marcou a história do lugar. Com o tempo, o prédio passou por três reformas e teve parte de sua estrutura modificada, mas manteve intacta a sua fachada, que é motivo de orgulho para os itajaienses.

Grupos artísticos da região se apresentam na Feira Internacional Mãos da Terra em Itajaí

A Feira Internacional de Cultura e Artesanato (Mãos da Terra), que começa na sexta-feira (02) e segue até o dia 11 de dezembro, no Centreventos Itajaí, além de contar com a participação de artesãos de 13 países e 12 estados brasileiros, destaca a cultural regional. A Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com a organização do evento, irá viabilizar a 2ª Mostra do Artesão Itajaiense e dez apresentações culturais.

A Mostra do Artesão irá expor o melhor do artesanato de Itajaí a preços bastante competitivos, já as atrações artístico-culturais irão resgatar a cultura local e de outras nações. Dois grupos convidados, por exemplo, irão retratar a cultura belga e russa. Irão se apresentar na Feira, Studio de Dança K'dance, Pélagos Cia de Dança, Grupo de Dança Belga EBB Marcos Konder, Projeto Nossa Arte, Coral do Encarte, Millenium e Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff.

A Feira Internacional Mãos da Terra é promovida pela M&K, Art Promoções e Eventos, empresa sediada em Balneário Camboriú. O eventos traz ao município grande diversidade cultural, permitindo o intercâmbio e a troca de experiências entre os artesãos locais, de outros países e de outras regiões do Brasil. Além do artesanato, o público vai conhecer e consumir a arte, hábitos, costumes e idiomas de países bastante exóticos para os nossos padrões, como, Marrocos, Egito, Índia, Indonésia, Turquia entre outras nações.

O horário de funcionamento será das 14 às 22 horas. Ingressos a R$ 5,00. Idosos e menores de 12 anos não pagam.

Confira a programação das atrações regionais:

Dia 03 – Sábado
- 19h - Studio de Dança K'dance

Dia 04 – Domingo
- 20h - Pélagos Cia de Dança

Dia 06 – Terça-feira
- 20h - Grupo Infantil de Dança Belga EEBB Marcos Konder

Dia 07 – Quarta-feira
- 20h - Projeto Nossa Arte

Dia 08 – Quinta-feira
- 18h - Pélagos Cia de Dança
- 20h - Coral do Encarte

Dia 10 – Sábado
- 20h – Millenium

Dia 11 – Domingo
- 18h - Pélagos Cia de Dança
- 20h - Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff