quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Símbolo de luta contra a Aids abraça Palácio Marcos Konder

Um grande laço vermelho foi colocado na fachada do Palácio Marcos Konder em Itajaí para representar os esforços da Rede Municipal de Saúde no combate a Aids. O símbolo da luta contra a doença foi instalado na manhã desta terça-feira (29) e chamou a atenção de quem passou pelo Calçadão da Hercílio e pela Av. Marcos Konder.

“O laço vermelho é para lembrar a todos da importância da prevenção contra a doença e durante toda a semana as unidades de saúde estarão trabalhando a prevenção junto aos pacientes e desenvolvendo campanhas específicas”, explica o Diretor de Vigilância Epidemiológica Carlos Manuel Corrêa.

O Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Liberato, acompanhou a colocação do laço no Palácio Marcos Konder e aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio da população. “Quero fazer um pedido a todos os cidadãos de Itajaí para que nos auxiliem no combate a esta doença que faz tantas vítimas no planeta. E a melhor forma de nos ajudar é informando-se, sabendo quais são as melhores medidas preventivas. Se cada um fizer a sua parte, certamente estaremos colaborando para diminuir o número de casos de HIV”, destacou.

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de Nova York que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo por causa da doença.

O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do vírus, divulgar as necessidades dos que vivem com o HIV e angariar fundos para promover prestação de serviços e pesquisas. O laço vermelho foi escolhido pela sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. Foi usado publicamente pela primeira vez pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991.

Campanha do Laço Vermelho

A Campanha do Laço Vermelho - parceria entre o UNAIDS e a ABM, consiste em incentivar os prefeitos de todos os 5.565 municípios brasileiros a colocar, entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro, um laço vermelho em algum marco importante da cidade, para marcar o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em 2011, a Campanha contará com a adesão do Ministério da Saúde à parceria.

No ano passado foram mais de 900 fotos, recortes de jornal e relatórios das atividades que demonstram o grande interesse despertado pela Campanha.

Palácio Marcos Konder

Inaugurado em 1925, é uma das edificações mais antigas ainda existentes em Itajaí e também um dos mais conhecidos da cidade. O Palácio Marcos Konder é um dos principais cartões postais de Itajaí. Palco de grandes decisões políticas e sede dos três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, abrigando a Prefeitura Municipal de Itajaí até 1972.

Em 1940, o Palácio Marcos Konder recebeu a visita do presidente Getúlio Vargas, que marcou a história do lugar. Com o tempo, o prédio passou por três reformas e teve parte de sua estrutura modificada, mas manteve intacta a sua fachada, que é motivo de orgulho para os itajaienses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário