segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Administrar é chegar antes

Paiva Netto

Na vida pessoal ou coletiva, temos de saber, com honestidade, nos preparar para o amanhã. Daí o imenso valor dos pais, das mães e dos educadores. Repetidas vezes retomo o que declarei, em 1981, numa entrevista ao veterano jornalista italiano radicado no Brasil Paulo Rappoccio Parisi (1921-2016): administrar o próprio lar, entidades, empresas e nações é chegar antes. Isto é, com decisão e postura eficaz, procurar antecipar-se aos acontecimentos, evitando dificuldades ou mesmo estabelecendo correção de rumos ante os riscos que se anunciam, independentemente de tempo ou lugar. (...) No entanto, para a segurança e o desenvolvimento humanamente sustentado de qualquer organização, é essencial, por exemplo, que todos os seus componentes, de alto a baixo, aprendam uma grande ciência: a ciência do diálogo.

Pari passu com o bom relacionamento – pautado pelo compromisso e competência dos colaboradores de uma empresa – a internet aí está para auxiliar no aperfeiçoamento dos trâmites administrativos. Entretanto, a web por si só não promove a agilidade almejada das tarefas sem o correto preparo do profissional. (...) Saibamos utilizar os recursos modernos sem esquecer, é claro, que o benefício tem de ser para todos e não somente para alguns.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Homem é detido após dirigir na contramão sem um pneu em Blumenau

Um motorista de 30 anos foi detido na noite de domingo após ser flagrado fazendo manobras perigosas na região da Itoupava Norte, em Blumenau.
Segundo a Polícia Militar, o homem dirigia um Chevrolet Celta na contramão, sem o pneu da roda dianteira, produzindo faíscas e desobedecendo a ordem dos policiais de parada.
Ainda de acordo com a PM, ao sair do carro os PMs constataram que o homem estava com visíveis sinais de embriaguez, com hálito de álcool, fala arrastada e capacidade psicomotora alterada. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas os policiais preencheram o termo de constatação de embriaguez, deram voz de prisão ao motorista e o conduziram à Central de Polícia.
O fim de semana foi marcado por flagras de motoristas dirigindo embriagados em Blumenau.