terça-feira, 14 de julho de 2015

Operação Lava Jato: Polícia Federal cumpre mandados em Balneário Camboriú, Penha e Pomerode

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Balneário Camboriú, Penha e Pomerode na manhã desta terça-feira. A ação faz parte da Operação Politéia, que tem como objetivo o cumprimento de 53 mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em todo o país.
Os mandados fazem parte de seis processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato. As medidas  decorrem de representações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal para tentar evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados. Além de documentos, também serão apreendidos bens que tenham sido, possivelmente, obtidos através de prática criminosa.

Os investigados respondem por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraude a licitação, organização criminosa, entre outros.

Um delegado de Brasília acompanha a operação em Santa Catarina, que reúne ao todo 26 policiais. Em todo o país os alvos são: casas, endereços funcionais, sedes de empresas, escritórios de advocacia e órgãos públicos. Documentos e objetos estão sendo recolhidos e serão enviados de imediato à capital federal.
Os mandados foram expedidos pelos ministros Teori Zawascki, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Além de Santa Catarina, também estão sendo cumpridos mandados no Distrito Federal (12), Bahia (11), Pernambuco (8), Alagoas (7), Rio de Janeiro (5) e São Paulo (5).

Chuva causa estragos no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina

Confirmada a previsão de chuva forte, pelo menos 10 cidades do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina já registram estragos nesta terça-feira com as condições adversas do tempo, conforme a Defesa Civil do Estado.

Os municípios mais atingidos na madrugada foram Chapecó, Joaçaba, Xanxerê, Xaxim, Maravilha, Abelardo Luz e São Miguel do Oeste. As ocorrências vão de queda de árvores e de energia elétrica até alagamentos e vendavais.

— As primeira ações são das Defesas Civis municipais. Por enquanto a secretaria estadual ainda não precisou dar apoio, mas provavelmente isso será necessário ao longo do dia, com as cidades contabilizando os prejuízos — destaca o diretor de prevenção da Defesa Civil do Estado, Fabiano de Souza.

No Oeste e Meio Oeste, 31 mil casas estão sem luz, de acordo com a Celesc.


Confira os principais estragos:


Concórdia:

De acordo com o vice-presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários, Gilson Heeman, a barragem de contenção da cidade transbordou e as principais ruas do centro da cidade estão alagadas. Cerca de 10 famílias do centro, alunos da escola Deodoro e outras pessoas que estavam em lojas do bairro foram retiradas e levadas para o Centro de Referência de Assistência Social. 

Ainda segundo os bombeiros, houve deslizamentos nos bairros Natureza e Arvoredo e algumas localidades como Presidente Kennedy estão sem acesso pois as pontes estão submersas.

Chapecó:
Sete pontos de alagamento, segundo a Defesa Civil. O bairro São Pedro é um dos mais atingidos, inclusive com algumas pessoas desalojadas.

Entre as ruas com alagamento estão a Nereu Ramos, Porto Alegre, Getúlio Vargas e Fernando Machado.

Caxambu do Sul: 
Famílias de 40 casas foram retiradas devido ao alagamento.

Nova Itaberaba:
Dez casas alagadas.

Xaxim:
Sete bairros com alagamento.

Águas de Chapecó: Balneário Hidroeste alagou pelo aumento do nível do Rio Chapecó.

Há alagamentos em Maravilha, Barra Bonita, Xanxerê, São Carlos, Coronel Freitas, São Miguel do Oeste e Ponte Serrada.
 
Rajadas de vento e granizo

De acordo com previsão da Epagri/Ciram, permanece o alto risco de temporal (rajadas de vento entre 60-90km/h e granizo) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC, com incidência intensa de raios, nas próximas horas.