terça-feira, 13 de setembro de 2011

Só os atingidos receberão FGTS

A prefeitura começou os procedimentos necessários para a liberação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores da cidade atingidos pela enchente. Ontem, em reunião entre o prefeito João Paulo Kleinübing e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Renato Scalabrin, ficou definido que a Defesa Civil municipal e a Secretaria de Assistência Social (Semascri) farão um levantamento das ruas e da numeração das casas atingidas pela enchente ou pordeslizamentos.

Com isso, diferente do que ocorreu em 2008, somente parte da população poderá ter direito ao saque. O relatório será entregue à Caixa Econômica Federal, que fará a lista dos atingidos pela cheia. Além de Blumenau, as prefeituras de Gaspar, Itajaí e Brusque também acertam detalhes para a liberação do dinheiro.

Apesar de ainda faltar o carimbo da União, que precisa reconhecer o estado de emergência no município, trâmite necessário para a liberação, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, está otimista em relação à aprovação para que os atingidos tenham direito ao saque do FGTS:

– Será liberado, com certeza. Até quarta-feira o governo federal deve reconhecer a situação de emergência.

Segundo a Caixa, para a liberação do FGTS, é necessário que Estado e União reconheçam o estado de emergência no município. Blumenau teve a situação de emergência reconhecido pelo Estado ontem. De acordo com o superintendente regional da Caixa, se houver a liberação do pagamento, será apenas para quem morar nas ruas e casas apontadas pela prefeitura como atingidas. A liberação total não será permitida porque 2008 foi um caso especial, onde toda a população sofreu impactos.

O valor do saque também será limitado: R$ 5,4 mil por conta, conforme o Ministério da Integração. Trabalhadores que tiverem saldo em conta de dois contratos de trabalho distintos poderão sacar o valor do teto para cada um dos contratos.

Com a autorização do pagamento, a Caixa montará uma estrutura especial para atender aos trabalhadores na cidade. Serão exigidos documentos pessoais e que comprovem que a pessoa mora em local atingido. A previsão é que os pagamentos iniciem no fim de outubro.

Conforme o gerente regional de atendimento e negócios da Caixa, José Francisco Zimmermann, ainda esta semana a Caixa deve se reunir com prefeitos do Alto Vale para explicar como funciona o processo.

Multas de trânsito emitidas durante as cheias serão canceladas

A Codetran informa que todas as multas emitidas por fiscalização eletrônica em Itajaí, das 08 horas do dia 08 de setembro até 12 horas do dia 12 de setembro, serão canceladas automaticamente.

De acordo com o Coordenador de Trânsito, da última quinta-feira até esta segunda-feira, os motoristas cometeram algumas irregularidades no trânsito em virtude da pressa em sair de casa e salvar seus pertences. “Por se tratar de uma situação de emergência na cidade, não podemos penalizar a população neste sentido”, explica.

Caso algum motorista não tenha sua multa cancelada neste período, deve procurar a Codetran imediatamente para dar baixa.

Em Itajaí, aulas da Rede Municipal nas unidades que não foram atingidas retornam nesta quarta-feira (14)

Das 105 unidades pertencentes à Rede Municipal de Ensino de Itajaí, 71 voltam a atender normalmente nesta quarta-feira (14). Já nas escolas de Ensino Fundamental e creches atingidas pela enchente, as aulas ainda não têm data para recomeçar devido ao extensivo trabalho de limpeza e organização do espaço escolar.

O sol forte já pela manhã foi o grande aliado dos professores, serventes, pais e alunos que ajudaram na limpeza das escolas e creches nesta segunda-feira (12). Enquanto as águas do rio baixavam, era hora de fazer a limpeza e reconstituir o que a enchente danificou na Rede Municipal. Apesar de em alguns locais ainda ter muita água e barro, as equipes, muitas ainda incompletas, não desmotivaram e seguiram até o final do dia com a limpeza.

Infelizmente nem todas as unidades poderão recomeçar amanhã. Conforme determinação do Secretário de Educação, as que foram atingidas precisam de mais alguns dias para se organizar. “Tivemos unidades com 1,50 metros de água, mesmo assim contabilizamos pouquíssimas perdas materiais, nossas equipes salvaram praticamente tudo”, comenta o Secretário.

Burnier, Alencar, Brazilian Day e Paz

Durante a maior festa literária da América Latina, a 15ª. Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, encerrada no domingo, 11/9, a Super Rede Boa Vontade de Comunicação entrevistou, entre outros, o jornalista José Roberto Burnier. Na ocasião, ele autografava o seu livro "Os últimos passos de um vencedor – Entre a vida e a morte, o José Alencar que conheci", em que conta os últimos cinco anos de vida do ex-vice-presidente do Brasil José Alencar. A designação de Burnier para cobrir o processo de tratamento da doença de Alencar levou a uma aproximação entre ambos e a informações exclusivas.

Ao falar sobre a elaboração da obra, o autor assim se expressou: "Esse foi um exercício inédito que tive que fazer em minha vida. A gente vê muita coisa e acaba se comovendo com o drama das pessoas. Mas sempre temos que separar, afinal de contas, não se pode envolver emocionalmente. No caso, foi uma coisa diferente para mim, uma amizade construída aos poucos, e absolutamente de forma espontânea. Alencar confiava em mim; eu estava sempre perto dele".

A respeito do político mineiro, ainda comentou: "Ele tratava muito bem a todos. Era muito simples, humilde. Apesar de ter construído um dos maiores impérios têxteis do mundo, sempre foi uma pessoa de um caráter irreparável, educado, cativante. O hospital inteiro ficou de joelhos quando morreu; foi impressionante. Uma cena que nunca tinha visto. Ele era muito querido por todos. (...).

"Vocês [da LBV] têm uma experiência longa de solidariedade. O exemplo do que mais a gente precisa hoje na sociedade é o da solidariedade. E vocês vão entrar em contato com uma pessoa que realmente toca o nosso coração".

Grato ao jornalista Burnier pelas palavras que me endereçou num exemplar do seu trabalho: "Caro Paiva Netto, a solidariedade está no seu sangue. E no sangue de Alencar sempre esteve a coragem de encarar a morte de frente e privilegiar a vida. Um abraço, Burnier".

REGISTRO
Dos Estados Unidos, o registro fotográfico da presença da LBV na 27ª. edição do Brazilian Day in New York, neste mês, na famosa Rua 46. O evento foi prestigiado por 1,5 milhão de pessoas.
O cantor Netinho (ao centro) recebe a medalha e o troféu da Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica das mãos de Alziro Paolotti de Paiva, da LBV. À direita, a produtora baiana Silvana Magda, coordenadora da festa da Lavagem da Rua 46 (The Cleansing of the 46th Street). Na outra foto, também no evento brasileiro, o esportista Gustavo Kuerten recebe a revista Boa Vontade de Conceição Albuquerque.

PAZ E 11 DE SETEMBRO
Encerro a coluna de hoje sob o influxo de uma oração ao Pai Celestial. É a nossa fraterna homenagem às vítimas do terrível ataque terrorista que se abateu sobre os Estados Unidos há 10 anos. Que a vibração da Paz de Deus nos envolva a todos agora e sempre!

________________________________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Expobelga em Ilhota é transferida para novembro

A prefeitura de Ilhota transferiu a data de realização da III Expobelga. A festa estava marcada para começar na próxima quinta-feira e seguiria até segunda-feira. A transferência ocorreu por causa da enchente.

A III Expobelga será de 17 a 21 de novembro. A festa tem como principal objetivo resgatar a cultura, a gastronomia e as tradições da Bélgica, país de onde vieram os colonizadores de Ilhota.

Tempo e temperatura

O dia amanheceu frio e ensolarado em grande parte do Estado nesta terça-feira. Por volta de 7h, os termômetros marcavam - 0,6ºC em Urupema e Bom Jardim da Serra. Também na Serra Catarinense, São Joaquim registrava 1ºC no início da manhã. Já em Florianópolis a temperatura era de 12ºC às 6h. A previsão é de que o tempo permaneça seco e com sol ao longo do dia.

Durante a tarde, as temperaturas devem ficar mais agradáveis, entre 20ºC e 25ºC na maior parte do Estado, e ainda mais elevadas no Oeste. O sol e tempo seco devem continuar também na quarta-feira, mas com nebulosidade no Litoral, Norte e Vale do Itajaí. Em Joinville, pode haver chuviscos isolados.

O tempo muda na quinta-feira com o aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva com trovoadas em grande parte de Santa Catarina.

Solidariedade

Equipe de voluntários da Legião da Boa Vontade atua desde o dia 9 de setembro ajudando famílias desabrigadas na região do vale do rio Itajaí.
Quem quiser conhecer o trabalho da LBV pode acessar www.euajudoamudar.org

Itajaí arrecada uma tonelada de ração para cães e gatos

O Comando de Operações da Defesa Civil recebeu o montante de uma tonelada de ração para os cães e gatos abandonados durante a enchente.

Na manhã desta segunda-feira (12) um carro da Famai, carregado com 700 kg de ração, percorreu as regiões atingidas para distribuir os alimentos.

Colaboraram com a causa animal a empresa Dalpet, a Prefeitura de Itajaí com a compra de 140 kg e a população, que se dirigiu até o Centreventos e também doou.

O trabalho em conjunto da Defesa Civil, Aipra, Fatma e Famai possibilitou o fornecimento de rações para os cães e gatos ilhados, a soltura dos animais que foram deixados presos nas coleiras, bem como o transporte dos animais nos quais os donos quiseram levar para os abrigos.

Três veterinários voluntários e quatro carros (um da Famai, um da Fatma e dois particulares) prestaram apoio durante as ações de busca e salvamento. Estima-se que quatro mil animais tenham sido afetados pela enchente.