quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Coordenador da Defesa Civil falou demais: Timbó terá que fazer nova lista de beneficiados pelo FGTS

Um clima de apreensão tomou conta do primeiro dia de atendimento para saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nesta quarta-feira, em Timbó. A população queria ter certeza de que todos os moradores teriam direito ao saque, inclusive aqueles que não foram atingidos pela enchente de setembro, conforme informação repassada pela Defesa Civil do município.
Este dado, entretanto, era contestado pela Caixa, que levava em conta que Timbó havia declarado situação de emergência. Baseada na legislação, a Caixa defendia que apenas trabalhadores realmente atingidos pela enchente é que poderiam sacar o benefício.
Por enquanto, o calendário está mantido, sem modificações. Mas a prefeitura terá de entregar uma nova lista à Caixa. O superintendente regional em exercício da Caixa, Vilmar Back, e o gerente regional de atendimento, José Francisco Zimmermann, foram a Timbó para acompanhar o atendimento na Escola Padre Martinho Stein. Quatro gestores da Caixa, do setor de FGTS, de Florianópolis foram até Timbó para averiguar a situação. Quem também compareceu ao local foi o prefeito Laércio Schuster.
O que levou a cúpula da Caixa a Timbó foi o fato de o município ter decretado situação de emergência mas ter incluído todas as ruas no Relatório de Avaliação de Danos (Avadan), documento exigido pela Caixa e que deveria mostrar apenas as localidades atingidas pela enchente.
Terça-feira, em entrevista ao Santa, o coordenador da Defesa Civil da cidade, Osvaldo Roberto Brodwolf, admitiu que no Avadan constava "100% da cidade porque todas as pessoas foram afetadas com a enchente, direta ou indiretamente". No dia 6 de outubro, um comunicado oficial foi divulgado no site da prefeitura de Timbó informando que todos os moradores teriam direito ao saque parcial do FGTS.
No início da tarde desta quarta-feira, Back disse que o grupo gestor do FGTS emitiu uma nota à prefeitura para que ratifique ou retifique a relação de ruas atingidas pela enchente. Segundo Back, é a prefeitura que tem a competência de dizer quem realmente foi atingido pela enchente.
Só a partir da manifestação da prefeitura é que a Caixa vai tomar uma decisão sobre o assunto. Até esta resposta, que deve ser dada na semana que vem, o calendário de atendimento em Timbó segue normalmente, conforme cronograma parcial estipulado pela Caixa.

Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA

Aberto em Itajaí a Aquapescabrasil

O maior encontro da indústria pesqueira na América Latina, a Aquapescabrasil, abriu nesta quarta-feira no Centreventos da cidade. A feira de negócios está na segunda edição, e deverá reunir 10 mil pessoas até sexta-feira. A expectativa é que sejam gerados R$ 50 milhões em negócios.
A solenidade de abertura do evento, que é promovido pelo Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sergio de Oliveira, e do governador Raimundo Colombo.
Além de exposição de produtos e serviços ligados ao setor pesqueiro, a Aquapescabrasil conta com palestras, cursos de capacitação, debates e workshops gastronômicos, que têm objetivo de incentivar o consumo de pescado. Especialistas do mundo todo debaterão de políticas de mercado às mais modernas técnicas de captura.
As atividades são direcionadas a armadores, empresários da indústria da pesca, pescadores e pesquisadores. A entrada é gratuita.

Rodovia da morte - Motorista morre em acidente na BR-470 em Navegantes

O motorista de uma van morreu no final da manhã desta quarta-feira em um acidente na BR-470, em Navegantes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo bateu de frente em um caminhão, que seguia em sentido contrário.
A batida ocorreu no km 8,7 da rodovia. Ornaldo Zacarias Jacinto, 61 anos, morreu no local.

Rojão explode em escola de Camboriú e três crianças ficam feridas

Três alunas da Escola Básica Municipal Anita Bernardes Ganancini, no Bairro Monte Alegre, em Camboriú, ficaram feridas após a explosão de um rojão nesta quarta-feira. O artefato explodiu na escada da escola, no momento em que as crianças desciam para o intervalo, por volta das 10h.

Segundo a Polícia Militar, um aluno teria jogado o rojão para trás enquanto descia. As meninas, com idades entre 11 e 13 anos, se machucaram porque os estudantes se assustaram com o barulho e correram. Elas foram atendidas pelos bombeiros, mas não precisaram ser levadas para o hospital. As estudantes foram liberadas das aulas.

De acordo com a direção da escola, ainda está se apurando quem foi levou e soltou o rojão. As aulas na escola foram mantidas.

FGTS para todas as ruas de Timbó

Está tudo pronto para que os moradores de Timbó e de outras seis cidades do Vale iniciem hoje o processo de encaminhar os documentos para fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em Timbó, apesar de o município ter decretado situação de emergência, todos os trabalhadores terão direito ao saque do benefício. A única exceção é para os moradores de prédios. O valor, entretanto, será parcial, limitado a R$ 5,4 mil por conta. A situação é inusitada porque, pela legislação, só em casos de calamidade pública todos os moradores têm direito ao saque do FGTS.

O coordenador da Defesa Civil de Timbó, Osvaldo Roberto Brodwolf, esclarece que todos terão direito porque esta é a informação que foi colocada no Relatório de Avaliação de Danos (Avadan) encaminhado à Caixa. No documento, segundo ele, constam todas as ruas existentes na cidade, inclusive as que não foram atingidas pela enchente.

– Nosso Avadan foi de 100% da cidade porque todas as pessoas foram afetadas com a enchente, direta ou indiretamente. Há residências onde não pegou enchente, mas as casas ficaram sem água ou sem acesso a alimentos. Por isso estas ruas também estão na relação oficial, homologada pela Caixa – explica Brodwolf.

O superintendente regional em exercício da Caixa, Vilmar Back, confirmou que o decreto municipal assinado pelo prefeito de Timbó, em setembro, é de situação de emergência.

Por isso, conforme a legislação, a Caixa vai fazer o pagamento apenas para moradores atingidos pela enchente, com base no documento encaminhado pela Defesa Civil do município. Antes de homologar, a Caixa verificou a compatibilidade de dois documentos emitidos pelo município: o Avadan e o declaração de áreas afetadas. Ambos conferiram. Quanto à informação de que na relação há ruas que não foram atingidas pela enchente, Back lembra que a legislação é clara quando se refere a liberação do FGTS: o texto do Artigo 20 da lei 8.036/90 diz que “o trabalhador deverá ser residente em áreas comprovadamente atingidas do município”.

– Definir quem foi atingido compete ao município. A Caixa vai pagar para as localidades apontadas no Avadan – afirma Back.

Além de Timbó, outras seis cidades começam o atendimento do FGTS hoje. Moradores de Taió, Ituporanga, Navegantes, Presidente Getúlio, Benedito Novo e Lontras poderão se dirigir aos locais determinados para encaminhar o benefício. A Caixa também divulgou ontem um novo calendário parcial de atendimento do FGTS em Brusque e Itajaí. As demais letras serão divulgadas no decorrer da semana.

Itajaí abre temporada de transatlânticos no dia 18

Será no próximo dia 18 a estreia da temporada de transatlânticos 2011/2012 de Itajaí. O navio AIDACARA atracará no Píer Turístico Guilherme Asseburg às 8h, com cerca de mil passageiros alemães, que irão deixar a cidade às 20h, rumo à cidade uruguaia, Punta del Este. De acordo com a Secretaria de Turismo de Itajaí (Sectur), até o dia 05 de março de 2012, quando encerra a temporada, passarão por Itajaí cerca de 40 mil passageiros, em 24 escalas marítimas. O segundo transatlântico da temporada está previsto para o dia 04 de dezembro.

Para garantir aos turistas uma excelente estadia na cidade, a Sectur, juntamente com o Porto de Itajaí está promovendo atrações inéditas. “Serão instalados quatro contêineres estilizados na Praça Vidal Ramos, em frente ao píer. Os espaços serão destinados para souvenirs, comida, bebida e banheiros”, conta, Rogéria Gregório, secretária de turismo. Um palco com atrações culturais completará a estrutura, para atender aos passageiros nestes seis meses.

A expectativa para esta temporada é a maior de muitos anos, isto porque, a partir deste ano, Itajaí receberá os cruzeiros em um terminal de passageiros. “Com o terminal, os serviços de embarque, desembarque e trânsito de passageiros estarão reunidos em um só lugar, diferente do que acontecia antes, quando esses serviços eram disponibilizados na antiga estrutura da Secretaria Municipal de Turismo, do outro lado da rua do píer”, explica o diretor executivo do Porto de Itajaí, Robert Grantham. A inauguração do terminal está prevista para a próxima semana.

De acordo com Grantham, o Porto de Itajaí é o único do sul do país a disponibilizar um terminal de passageiros na rota de transatlânticos. “Outro ponto positivo de Itajaí é a localização do píer, que não está inserido dentro do porto comercial, assim como muitos no país. O Píer Turístico Guilherme Asseburg está no centro da cidade, em frente à Rua mais movimentada, a Hercílio Luz”, finaliza.

Espinheiros recebe programa “Prefeitura nos Bairros” neste mês

Nos dias 22 e 23 de novembro a comunidade rural de Espinheiros irá receber o “Prefeitura nos Bairros – O Governo mais perto de você”. Esta será a sexta edição do programa neste ano, e os atendimentos serão no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.

Em 2011 já foram atendidas 1.514 pessoas no Prefeitura nos Bairros. O maior atendimento foi registrado no bairro Cordeiros, em maio, por onde passaram 414 pessoas. Obras, Saúde e Educação são as secretarias mais procuradas durante a ação.

Durante o programa o Prefeito, a Vice-Prefeita e todas as secretarias municipais atendem a população dando encaminhamento às solicitações. Além disso, o bairro recebe um mutirão de melhorias da Secretaria de Obras, com serviços de roça e capinação, limpeza de terrenos baldios, tapa-buraco, limpeza de boca-de-lobo entre outros.

Conferentes impedem tentativa de retomada das operações no Porto de Itajaí

Uma tentativa da APM Terminals, arrendatária do Porto de Itajaí, de retomar as operações na tarde desta terça-feira foi impedida pelos conferentes, que estão em grevedesde 27 de outubro. Até agora, 15 navios que deveriam atracar em Itajaí já desviaram as rotas e 12 mil contêineres deixaram de ser movimentados.
O navio que atracou é o Maersk Bulan, com 213 contêineres que têm como destino a Ásia. A empresa convocou trabalhadores através do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) de forma multifuncional, para que portuários de outras categorias também pudessem exercer a função de conferentes.

_ Acabaram requisitando conferentes três horas depois da atracação. Mas como a categoria está em greve, não executou o trabalho. Recebemos o apoio das demais categorias _ disse o presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Itajaí, Laerte Miranda Filho.

Os conferentes não aceitam a proposta da APM Terminals, que oferece vínculo empregatício para 24 dos 54 trabalhadores que atuam hoje, como avulsos. Os demais teriam a garantia de três dias de produção mensais, o que, segundo Miranda Filho, geraria uma defasagem de 70% nos salários.

A empresa fez uma nova tentativa de negociação na última segunda-feira, mas não houve acordo com os grevistas.

Homem é suspeito de atear fogo à companheira em Navegantes

Bombeiros que haviam sido chamados para apagar um incêndio numa casa do Bairro Machados, em Navegantes, acabaram descobrindo um caso de violência doméstica.

Ao chegarem ao local do incêndio, o fogo estava concentrado num dos banheiros da residência, e não havia ninguém no local. A porta foi arrombada e as chamas controladas.

Pouco tempo depois, uma equipe dos Bombeiros que levava um paciente ao hospitalencontrou uma mulher, vítima de queimaduras, esperando por atendimento. Ela disse ser a dona da casa onde havia ocorrido o incêndio, e afirmou que o fogo teria sido causado por um botijão de gás.

Desconfiados, os Bombeiros perguntaram ao marido, que estava com ela, a causa das chamas, e ele teria confessado que ateou fogo ao corpo da mulher.

O suspeito foi preso e levado à Delegacia de Navegantes. Ele teria confirmado que ameaçou a companheira, mas diz que provocou o incêndio por acidente, e que teria queimado as mãos na tentativa de apagar o fogo.

A mulher está internada no Hospital Mariera Konder Bornhausen, em Itajaí. Segundo os Bombeiros, ela teve 50% do corpo queimado.

Carro fica pendurado na ponte sobre o Rio Itajaí-Mirim em Itajaí

Um carro ficou pendurado na ponte sobre o Rio Itajaí-Mirim, na BR-101, em Itajaí, após um acidente na manhã desta terça-feira. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Vectra, com placas de Itajaí, teria sido fechado por um outro veículo. O motorista perdeu o controle e bateu na mureta.
A parte traseira do Vectra ficou sobre a ponte, e a frente do carro no vão, sobre o rio. Uma das rodas chegou a soltar-se.
O motorista ficou dentro do veículo e foi resgatado somente com a chegada de um guincho. De acordo com a PRF, ele não se feriu.

Polícia prende suspeito de abusar de menina de 11 anos em Jaraguá do Sul

Um homem de 56 anos foi preso por suspeita de abusar de uma menina de 11 anos em Jaraguá do Sul. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça na noite de segunda-feira e foi transferido para o Presídio Regional na tarde de terça.

De acordo com o delegado Adriano Spolaor, a mãe da menina fez a denúncia na Delegacia de Proteção à Mulher, Criança, Adolescente e Idoso de Jaraguá do Sul na semana passada. O suspeito é um conhecido da família, avô de um amigo da criança que tem a mesma idade.

O crime teria acontecido durante dois anos. Conforme Spolaor, a menina era violentada pelo acusado quando ia brincar na casa do colega.

- Ela contou que o suspeito a levava para o quarto, assistia um filme pornô com ela e a abusava -, conta Spolaor. Laudo pericial feito no Instituto Médico Legal (IML) confirmou os abusos, mas o suspeito negou as acusações.

A mãe da menina ficou sabendo da violência sexual depois de ler o diário da filha, onde eram relatados detalhes sobre as agressões.
- A menina não sabia como contar para a mãe e deu uma dica, dizendo que ela tinha escrito algumas coisas importantes no diário -, comenta o delegado. A menina disse que o homem a ameaçava para que ela não contasse a ninguém o que acontecia.

Nos próximos dias, Spolaor também deve ouvir o neto do suspeito. O delegado quer saber se o menino presenciou o crime e se também foi vítima de violência sexual.

O inquérito deve ser concluído em dez dias e o suspeito deve ser indiciado por estupro de vulnerável, com pena de até 15 anos de prisão, e por induzir menor de idade a presenciar ato libidinoso, que pode dar até quatro anos. A menina e a família estão recebendo acompanhamento psicológico através do Serviço de Enfrentamento à Violência Sexual.

Há cerca de 15 dias, três homens foram presos suspeitos de estuprar duas irmãs, de oito e 12 anos. Um dos acusados é irmão das crianças por parte de mãe e os outros dois são um vizinho e um conhecido da família.

Jovem desaparece no Rio Itajaí-Açu, em Indaial

Um rapaz de 15 anos desapareceu nesta terça-feira à tarde no Rio Itajaí-Açu, no Bairro Rio Morto. A ocorrência foi comunicada aos bombeiros às 16h35min. Segundo relatos de testemunhas, o jovem estava tomando banho com colegas e teria desaparecido ao tentar atravessar o rio a nado.

As buscas pelo corpo do rapaz encerraram nesta terça-feira à noite e retornam na quarta-feira pela manhã. Este é o segundo afogamento registrado em uma semana na cidade. Na madrugada de domingo, um homem de 30 anos morreu afogado ao entrar em uma lagoa.