O presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Roberto Pedro Prudêncio Neto (PSD), assumiu a prefeitura do município nesta terça-feira à tarde. Pelos próximos 30 dias ele ficará à frente da cidade até que os vereadores escolham o próximo prefeito. O até então prefeito da cidade, Paulo Eccel (PT), e o vice, Evandro de Farias (PP), deixaram oficialmente seus cargos nesta terça-feira à tarde após a notificação da juíza da 86ª zona eleitoral, Iolanda Volkmann.
Com a saída de Prudêncio, o vice-presidente da Câmara, Jean Pirola (PP), assumiu o comando da casa e já convocou as eleições indiretas para o dia 30 de abril, às 14h, na sede do Legislativo municipal.
O afastamento de Eccel e Farias já havia sido determinado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Baasch Luz, na segunda-feira, mas a notificação ainda não havia sido oficialmente entregue ao prefeito e ao vice por conta da agenda da juíza, que estava em Florianópolis.
Segundo a Lei Orgânica do Município, que rege a substituição do chefe do Executivo quando o cargo fica vago durante o mandato, o prazo para a realização das eleições indiretas é de 30 dias a partir da posse do presidente da Câmara. Os partidos indicam os candidatos, que são votados pelos 15 vereadores. Será considerado eleito aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos.