sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Teresa e dez moedas

Paiva Netto

O povo diz que pensamento é força. Está com a razão. De certa forma, repete o que ensinou Jesus no Evangelho, segundo Marcos, 9:23 e 11:24: “Tudo é possível àquele que crê. O que pedirdes na prece, crede que havereis de receber e vos será concedido”.    

É evidente que o Divino Professor não se referia a pedidos absurdos que alguns fazem e depois reclamam por não terem sido atendidos... Que quereriam?... Seja a nossa Fé Realizante sempre utilizada em favor do Bem, como no exemplo construtivo de Santa Teresa com as suas famosas dez moedas.

Malba Tahan, pseudônimo do famoso escritor e matemático brasileiro Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), conta, no seu livro Lendas do Céu e da Terra, o que, de memória, peço-lhes licença para transcrever aqui, porquanto é muito ilustrativo:

“Preparava-se Santa Teresa para partir em viagem. Uma das religiosas que com ela viviam perguntou-lhe o que ia fazer.
“— Fundar uma nova obra a serviço do Bem — respondeu a Santa.
“— E tens recursos para isso, levas algum dinheiro?
“— Dez moedas.
“— Ora, dez moedas! — exclamou atônita a religiosa. Isso é muito pouco! Que poderás fazer, Teresa, com dez moedas?
“— Sim — replicou a Santa —, tens razão, realmente. Teresa e dez moedas é muito pouco. Porém, Deus, Teresa e dez moedas é tudo”.

Resumidamente, esta é a história contada pelo saudoso professor Júlio César de Mello e Souza.

O mundo precisa de bons exemplos de trabalho, de realizações que a toda sua população, afinal, beneficiem, mas urgentemente necessita orar. Isso não faz mal nem deixa ninguém alienado, como alguns apressadamente ainda dizem por aí. É pura ignorância de questões vitais, que necessitam ser aclaradas. Enquanto o ser humano meridianamente não souber o que veio fazer neste planeta, continuará dando topadas pelos caminhos da vida, nesta e em outras dimensões.

Advertia Alziro Zarur (1914-1979), saudoso Fundador da LBV: “A invocação do nome de Deus, feita com o coração cheio de sinceridade, atrai o amparo dos Espíritos Superiores”. (…)

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Procon pede ressarcimento cobranças irregulares na Zona Azul em Itajaí

O Procon notificou ontem à tarde a Estapar, empresa responsável pela Zona Azul em Itajaí, para que informe quantas vagas que excedem o limite de contrato estão sendo cobradas, e há quanto tempo. O órgão de defesa do consumidor também pede que a concessionária diga de que forma pretende ressarcir os motoristas pelo que foi pago indevidamente nos últimos anos.

A notificação foi feita em resposta a uma provocação da Câmara de Vereadores. O contrato limitava as vagas em 2,2 mil, mas já há pelo menos 500 a mais no sistema de cobrança _ e outras 162 vão começar a ser cobradas a partir da semana que vem. 
Entenda o caso
No início da semana, os vereadores Robison Coelho (PSDB) e Rubens Angioletti (PSB) encaminharam um ofício ao prefeito Volnei Morastoni (PMDB) pedindo que cancele não apenas essas novas vagas, mas também outras 594 que teriam sido implantadas de maneira irregular.
Ocorre que o contrato com a concessionária, a empresa Estapar, feito em 2010, prevê a cobrança de até 2,2 mil vagas. Mas a prefeitura respondeu um requerimento feito pela Câmara que há hoje 2632 vagas cobradas, e esse número vai saltar para 2794 quando as novas vagas passarem a valer.
O aumento foi permitido através de um decreto assinado em 2014, na administração anterior. Mas até então a extensão da cobrança não havia sido implementada _ o que foi considerado uma irregularidade.

O contrato com a Estapar, que a atual administração herdou da gestão anterior, já é alvo de uma série de questionamentos no Legislativo. Entre eles, o retorno que a Zona Azul traz para Itajaí. No ano passado a arrecadação bruta do sistema de estacionamento rotativo foi de R$ 3,7 milhões. Desse valor, apenas R$ 239 retornaram para a prefeitura.