segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Apocalipse e esperança

Paiva Netto



Em 3 de abril de 1991, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, tive a oportunidade de, pregando, dirigir-me aos que me honravam com a sua atenção:

A Profecia serve para alertar, fortalecer e dar esperança. Ela assusta apenas os que não a querem estudar sob a Intuição de Deus, os quais, por isso, vivem atemorizados. O Apocalipse não foi feito para apavorar com os caminhos obscuros do mistério, mas para iluminar as estradas da nossa vida, porque Apocalipse significa Revelação. E, como é Revelação, mostra-nos o que estava oculto. E, se descobrimos o que estava encoberto, perdemos o temor das coisas. O desconhecimento é o pai e a mãe da ignorância, a geradora do medo.

Esse breve comentário faz parte de meu livro “Jesus, o Profeta Divino”, da Editora Elevação. Nesse despretensioso trabalho, procuro demonstrar a universalidade do ensinamento do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista. Cada vez que se conhece e entende melhor Jesus, a vivência do mais abrangente ecumenismo se torna realidade entre as criaturas humanas.


PROFESSOR HERMÓGENES

Recentemente entrevistado pela equipe da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), o professor José Hermógenes de Andrade Filho, pioneiro em terapias holísticas no Brasil, encaminhou-me exemplar de “O Presente”, com fraterna dedicatória: “Irmão Paiva Netto, entrego, confio, aceito e agradeço. Você é o ‘O Presente’ que Deus quer. J. Hermógenes”.

Da obra, trago-lhes uma passagem que vem ao encontro do Natal Permanente da Legião da Boa Vontade (LBV), que a tantas Almas socorre e ampara todos os dias: “Tenha sempre diante dos olhos espirituais o fato de que Deus, com todo seu poder e glória, não paira muito longe, em algum remanso cósmico longínquo, mas está dentro de você. Adore-O em seu altar de tranquilidade e silêncio. Sirva-O na pessoa necessitada. Garanto que Jesus celebra, no templo de seu coração, não uma vez por ano, mas em todos os dias, o mais Radioso Natal”.


SAMUEL RAWET

Recebi do nobre dr. Ariel Apelbaum o título “Samuel Rawet — fortuna crítica em jornais e revistas”, organizado por Francisco Venceslau dos Santos, com a seguinte dedicatória: “Ao Irmão Paiva Netto, com carinho do amigo Ariel Apelbaum”. Será um prazer me inteirar mais sobre o dr. Samuel Rawet (1929-1984), judeu-polonês, ilustre personagem de nossa história. Brasília está aí para confirmar. Além de contista, romancista, dramaturgo e ensaísta, foi engenheiro de cálculo de concreto armado, integrante da equipe da Novacap, quando trabalhou nos cálculos para a edificação do prédio do Congresso Nacional.


FELIPE PENA

Agradeço também ao escritor Felipe Pena pela gentileza do envio de “No jornalismo não há fibrose – e outros ensaios críticos sobre a imprensa”. O autor é jornalista, roteirista, psicólogo e professor de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele assim me escreveu: “Para o amigo Paiva Netto, com o perdão por esta edição, que ainda não é definitiva. Abraço. Felipe Pena”.



José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Rapaz é morto com três tiros em Navegantes

Tiago Luís Mallmann, 19 anos, saiu de casa, na rua Francisco de Paulo Seara, no bairro São Paulo, em Navegantes, com alguns amigos, por volta das 19h de ontem. Quando ele chegou na Via Expressa Portuária foi baleado.

Segundo informações, duas pessoas passaram por Mallmann numa motocicleta e abriram fogo. As balas de pistola 765, atingiram a cabeça, as nádegas e as costas do rapaz. Depois dos disparos, a dupla sumiu sem deixar rastro. Já Tiago foi levado ao pronto socorro de Navegantes e, em seguida, para o hospital Marieta em Itajaí, mas não resistiu e morreu na unidade de saúde pouco antes da meia noite. A polícia Civil investiga o homicídio, mas não tem nenhum suspeito até o momento.

Casal morre em acidente com moto em Bombinhas

Um grave acidente registrado por volta de 16h deste domingo (2) tirou a vida de um casal. Eles estavam em uma moto XTR 125 preta, placa MEL 5049 (Bombinhas) que acabou batendo contra um poste de eletrecidade.

O pedreiro Mauro Silva dos Santos, 40 anos, seguia pela avenida Falcão, no bairro Morrinhos, com Valcenir Amália Catarina, 35, de carona. Ele teria perdido o controle da moto e se chocado contra o poste que ficou parcialmente destruído.

Mauro ainda chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas morreu quando recebia atendido na policlínica de Bombas. Valcenir, a esposa, morreu na hora.

Duas pessoas são mortas a facadas em Blumenau

A Polícia Civil registrou duas ocorrências de homicídio em Blumenau, neste fim de semana. Nos dois casos, as vítimas foram mortas a facadas.

Sábado, por volta das 20h, Marcionei de Oliveira, de 29 anos, foi esfaqueado na Rua Jordânia, Bairro da Velha. Ele foi atingido por oito facadas, segundo informações do Instituto Médico Legal (IML). O crime foi no meio da rua . O suposto autor foi visto por testemunhas deixando o local.

O segundo homicídio foi no Distrito Vila Itoupava. O corpo de Vitor Modesto Canal, de 51 anos, foi encontrado pouco antes das 8h de ontem na Rua Saxônia, ao lado de uma motocicleta. Conforme o IML, a morte foi ocasionada por 29 facadas.

O delegado Bruno Effori, da Divisão de Homicídios da Central de Polícia, preferiu não apontar possíveis motivações dos crimes. Ele vai ouvir pessoas que presenciaram o crime na Velha, começar as investigações sobre o homicídio na Vila Itoupava e instaurar os inquéritos.

Carro bate em moto, piloto cai e morre atropelado na BR-470

Ivan Carlos Lemonie, de 28 anos, morreu sábado, por volta das 17h30min, em um acidente no Km 42,5 da BR-470, em Gaspar.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Lemonie estava em uma motocicleta, com placa de Blumenau, que foi atingida na traseira por uma Hilux de Gaspar. O motociclista caiu no chão e foi atropelado por um Palio, de Blumenau. Ele morreu no local do acidente.