quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Em Itajaí, vereador Lamim quer Teste do Coraçãozinho em bebês

No mês de outubro de 2011, foi levada a discussão e votação o Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de exame para detectar doenças cardíacas congênitas em recém-nascidos, denominado “Teste de Oximetria de Pulso”.

O exame detecta a cardiopatia congênita, que é uma anormalidade na estrutura ou nas funções do coração.

Na sessão de terça-feira (14) o Vereador Laudelino Lamim (PMDB) apresentou e aprovou requerimento que solicita o envio de ofício ao prefeito municipal, para que o mesmo se manifeste no sentido de se fazer cumprir a Lei Ordinária nº 5913/2011, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização do “Teste do Coraçãozinho”.

Segundo Lamim, muitas pesquisas apontam para os benefícios do exame em bebês, que hoje só é realizado em UTIs neonatais, não se aplicando aos berçários com os bebês aparentemente normais. “É muito importante a execução deste projeto devido a sua grandeza”, explica.

O Vereador informa que já existe no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen o aparelho que realiza o exame. “Até o momento está tudo no silêncio. Temos que cobrar providências do executivo municipal para que esta Lei entre em vigor”, destaca Lamim.

*Mais informações podem ser obtidas com o Vereador Laudelino Lamim através do telefone (47) 9994-4363.

Dispensado pelo Metropolitano, Lopes deve ir para o Joinville

A saída do meia Lopes do Metropolitano segue rendendo espaço na mídia nacional. Nesta terça-feira, em entrevista ao site GloboEsporte.com, o meia afirmou estar negociando a ida para o Joinville. Além disso, o atleta disse que foi ele quem teria pedido para deixar o time de Blumenau.

— Eu conversei com o presidente, e entramos em acordo. Fui eu que pedi para sair para cuidar da minha filha (de oito anos). Ela chorava muito por eu não estar perto, dizia que eu ia abandoná-la. Está muito depressiva. Por isso, não fui à reapresentação, por questões pessoais — afirmou o jogador ao site.

Lopes disse ainda estar negociando com o Joinville, que é comandado pelo ex-zagueiro Argel Fucks, com quem o meia jogou no Palmeiras entre 2000 e 2001.

— Já recebi algumas propostas, até uma conversa favorável do Joinville. Conheço o Argel há muito tempo. Talvez volte por lá. Agora quero cuidar da minha filha. Depois, tenho vontade de jogar e ser feliz novamente — disse.

Polícia apresenta parte de quadrilha que explodia caixas eletrônicos em SC

Parte da quadrilha flagrada pouco antes de explodir três caixas eletrônicos nesta madrugada, em Penha, foi apresentada pelos policiais da Deic (Delegacia Estadual de Investigações Criminais) na manhã desta quarta-feira. Além dos três homens presos, um dos assaltantes foi morto a tiros pelos policiais. Ainda há um homem foragido e as buscas por ele continuam. A ação policial começou por volta de 3h desta quarta-feira.

A operação dinamite, em referência aos explosivos usados para destruir caixas eletrônicos, que contou com a participação das polícias civil e militar, foi deflagrada nas primeiras horas da mardrugada desta quarta-feira. Os agentes da Deic estavam com escutas telefônicas e monitorando os passos da quadrilha. Quando os bandidos definiram a data do ataque, os policiais se preparam para o flagrante.

Ainda era madrugada quando equipes da Deic partiram de Florianópolis para o Litoral Norte do Estado.
Aqui, policiais civis e militares também aguardavam o momento de agir. Assim que a quadrilha entrou na agência e começou a descarregar os materiais para a explosão, a voz de prisão foi dada. Os bandidos reagiram e um intenso tiroteio teve início.

Ao lado da agência do Banco do Brasil no Centro da cidade, alvo da ação da quadrilha, um dos assaltantes foi baleado. Ele morreu no local.

Outro envolvido havia fugido em um carro e capotou o veículo na rodovia SC-414, no entorno do parque Beto Carrero World. Ele fazia o papel de apoio para garantir a fuga da quadrilha quando o ataque terminasse, mas fugiu quando o tiroteio começou.

Outros três homens foram presos ainda pela manhã. Ailton dos Santos Fonseca, de 30 anos, Jefferson Correa de Azevedo, 25, e Fabrício Chaves Barreto, 24, foram apresentados no fim da manhã. A polícia ainda faz buscas pelo quinto envolvido no ataque.

Segundo as investigações, o bando é do Paraná, faz parte de uma organização ainda maior. Pela manhã, agentes civis e militares fizeram uma varredura em casas, comércios e terrenos baldios na tentativa de localizá-lo.

Com o bando, a polícia apreendeu 15 bananas de dinamite, sendo que havia dois conjuntos de três bananas com estopim armado para explodir. Também foram apreendidas quatro pistolas 380 e uma espingarda.

De acordo com os policiais do Deic, a quadrilha estava baseada em uma casa alugada em Camboriú. Lá, mais três mulheres foram presas e devem prestar depoimento ainda nesta quarta-feira. A polícia quer saber qual o envolvimento delas com os homens que estavam na ação, em Penha.

Casep de Itajaí será reformado

Seis meses é o prazo previsto para a conclusão da reforma no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório de Itajaí (Casep), que deverá iniciar em março. A Secretaria de Justiça e Cidadania trabalha na escolha de um local para a transferência dos internos antes do início das obras.

A reforma foi anunciada pelo Departamento Estadual de Administração Socioeducativa (Dease) há um mês, após jovens terem sido flagrados quando tentavam entrar no Casep com 112 pedras de crack. A falta de segurança é um dos principais motivos para a obra: desde dezembro do ano passado foram registradas 27 fugas.

A reforma prevê a instalação de pias e vasos sanitários nos 23 alojamentos, a construção de uma enfermaria com entrada interna e externa e um alojamento com acessibilidade, além de melhorias na ventilação e na iluminação das salas.

Em relação à segurança, está planejada a construção de um novo muro externo e uma nova guarita nos fundos da unidade. A guarita que fica na parte da frente do Casep também deverá sofer intervenções, para melhorar a visibilidade.

Ruas são interditadas para o Carnaval em Itajaí

Se já não bastasse o trânsito caótico do dia a dia, a programação carnavalesca vai alterar o trânsito em algumas vias do Centro de Itajaí nos próximos dias, exigindo atenção especial dos motoristas que circulam habitualmente pela região. Hoje, quarta-feira (15),  ocorre o fechamento da Rua Silva, no sentido bairro-Centro, a partir das 08 horas, para início da montagem das arquibancadas para o público que for conferir os desfiles do final de semana.

Mais tarde, em virtude do evento da escolha da realeza do Carnaval 2012 também nesta quarta-feira (15), a Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itajaí (CODETRAN) informa que a partir das 18h30, ocorrerá o fechamento das vias laterais à Praça Vidal Ramos, que compreende os trechos da Rua Hercílio Luz até a Avenida Prefeito Paulo Bauer e da Rua Pedro Ferreira a Eurico Krobel. A previsão é de que a liberação do tráfego de veículos no local ocorra após a conclusão do evento, a partir da 01 hora da madrugada de quinta-feira (16).

Na sexta-feira (17), também ocorre o fechamento total da Rua Silva, local que vai receber os desfiles carnavalescos no sábado (18) e domingo (19). Todo o fluxo de trânsito que vem da Avenida Prefeito Paulo Bauer será desviado para a Rua Samuel Heusi. O trânsito da Rua Cônego Tomaz Fontes será desviado para a Rua José Bonifácio Malburg. E ainda não será permitida a entrada de veículos na Rua Silva pela Avenida Marcos Konder em ambos os sentidos.

Ainda na sexta-feira (17), devido ao Siri Gay (Bloco dos Sujos), serão interditadas as ruas próximas ao Mercado Público. De acordo com a CODETRAN, a partir das 20 horas será interrompido o tráfego de veículos na Avenida Ministro Victor Konder, no trecho que compreende a Praça Genésio Miranda Lins (pista de skate) até a esquina com a Avenida Joca Brandão.

Também será proibido o trânsito no trajeto entra a Rua Almirante Tamandaré e a Rua Lauro Müller, assim como no trecho entre as ruas Lauro Müller e Olímpio Miranda Júnior (ao lado Mercado Público). O trânsito de automóveis nestes locais está previsto para ser liberado às 02 horas de sábado (18).



“Amizade é a minha religião”

Quatorze de fevereiro — Dia da Amizade. Esse sentimento que verdadeiramente se consolida nas lutas e nos dissabores da existência humana se encontra bem retratado em trecho de página compilada por Malba Tahan, pseudônimo do famoso escritor e matemático brasileiro Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), constante de “Lendas do Céu e da Terra”, com o título “Boa Vontade”. Vamos ao singelo conto.


“Tendo um homem adquirido uma fazenda, encontrou-se, dias depois, com um de seus vizinhos.

“— O senhor comprou esta propriedade? — perguntou-lhe o vizinho em tom quase agressivo.

“— Comprei-a, sim, meu amigo!

“— Pois sinto dizer-lhe que vai ter sérios aborrecimentos. Com as terras, o senhor comprou, também, uma questão nos tribunais.

“— Como assim? Não compreendo!

“— Vou explicar. Existe uma cerca, construída pelo proprietário anterior, fora da linha divisória. Não concordo com a posição dessa cerca. Desejo defender os meus direitos e vou partir para a justiça, para a demanda.

“— Ora, meu amigo, eu lhe peço que não faça semelhante coisa — retorquiu o proprietário. — Acredito na sua palavra. Se a cerca não está no lugar devido iremos e consertaremos tudo de perfeito acordo.

“— O senhor está falando sério?

“— É claro que eu estou!

“— Pois se é assim — respondeu o reclamante, agora acalmado — a cerca ficará como está. O senhor é um homem honrado e digno. Faço mais questão de sua amizade do que de todos os alqueires de terra.

“E os dois vizinhos tornaram-se amigos inseparáveis, e essa amizade foi de grande utilidade para ambos e para toda a região (...)”.

Isso talvez aconteça em termos parecidos, em algum lugar do mundo, mas é para tempos melhores. Então, comecemos ontem.

A Boa Vontade é semente indispensável no cultivo do Amor, da Sabedoria e da Verdade. A partir dela se pode colher, na lavoura da vida, o espírito de Paz. Em seu “Poema da Amizade”, bem definiu o poeta Alziro Zarur (1914-1979): “Meu particularíssimo Evangelho:/ Amizade é a minha religião”.


NATUREZA EM DEBATE
O jornalista, escritor e ambientalista André Trigueiro lançou, no Rio de Janeiro/RJ, em 6/2, “Mundo Sustentável 2 — Novos rumos para um planeta em crise”. Entre os que prestigiaram o evento, estavam o secretário estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc; o locutor esportivo José Carlos Araújo, o Garotinho; e o defensor e articulador dos direitos indígenas Marcos Terena. A obra, composta por artigos sobre a Rio+20, traz igualmente textos inéditos de convidados especiais, como Adalberto Veríssimo, Marcos Terena, Paulo Saldiva, Roberto Schaeffer, Roberto Smeraldi, Samyra Crespo, Sérgio Abranches e Suzana Kahn.

Falando um pouco sobre o seu trabalho, André Trigueiro (aliás, 16/2 é Dia do Repórter) comentou à Super Rede Boa Vontade de Comunicação: “Para que a gente consiga retirar dos horizontes o cenário de uma catástrofe iminente, ainda neste século, é preciso corrigir o rumo. A gente deve se preocupar com o que está deixando. Essa é a razão da vida: a gente está aqui para servir. Espero que o livro seja útil”.

Fiquei honrado com a dedicatória que recebi do autor: “Paiva Netto, parabéns pela obra e que o bem prevaleça! Um abraço, André Trigueiro”. Grato, prezado amigo. Estamos juntos nesta empreitada. Na LBV, uma de nossas mais ativas campanhas é justamente conscientizar a todos de que a destruição da Natureza é a extinção da raça humana.


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br – www.boavontade.com

1. Twitter e Facebook viciam mais do que álcool e cigarro

Se você é daqueles que não desgruda das redes sociais, cuidado: pode estar viciado. De acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Chicago sobre autocontrole e desejo, é mais difícil resistir ao Twitter e Facebook do que ao cigarro e álcool.

Pesquisadores deram smartphones para 205 adultos e pediram para que eles usassem seus aparelhos, especialmente as redes sociais, sete vezes por dia durante algumas semanas. Quando os voluntários foram recrutados responderam questionários sobre vícios e desejos e, ao final do processo, participaram de uma nova sondagem sobre o mesmo assunto.

Nos questionários iniciais, os desejos mais relatados pelos participantes foram sono e sexo. Inesperadamente, álcool e cigarro não estavam no topo da lista, como se suspeitava inicialmente. Já no questionário respondido ao final do estudo, os pesquisadores notaram que, uma vez estimulado a manterem contato constante com a internet, os voluntários haviam adquirido um novo vício: o de navegar na web.

A maioria dos participantes tinha dificuldade de parar de verificar suas redes sociais, mesmo quando eles não tinham tempo ou estavam compromissados com outros assuntos. Outro vício que pode ser notado foi o trabalho. Muitos participantes aproveitavam para usar seus smartphones como uma extensão do trabalho, mesmo quando estavam em suas horas de lazer.

Diante desse quadro, os pesquisadores puderam verificar que se envolver com redes sociais tornou-se uma atividade tão inerentemente atraente que ela pode acabar deslocando o indivíduo de todas as outras atividades.

 Para os pesquisadores, o vício é uma questão de desequilíbrio entre o desejo pessoal de se engajar no comportamento viciante e o desejo conflitante, de evitar as conseqüências negativas de tal comportamento. Como no uso de redes sociais, os aspectos negativos não estão aparentes, o potencial de vício dessas ferramentas é muito maior do que drogas como cigarro e álcool.

Número de assinantes da TV por assinatura no Brasil deve dobrar em cinco anos

O número de assinantes do serviço de TV por assinatura pode dobrar em cinco anos. A previsão do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, João Rezende, foi feita com base no ritmo de crescimento desse mercado no Brasil.

— A TV paga cresceu 30% em 2011 e eu estou achando que, com a abertura de mercado [para operadoras de telefonia e outros agentes], podemos dobrar essa capacidade em cinco anos. Passaremos de 12 milhões de residências para 25 milhões — disse ele.

Rezende participou nesta terça-feira de seminário sobre políticas de telecomunicações em um hotel de
Brasília. O debate contou com a presença de representantes do governo, empresários e especialistas do setor e foi aberto pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Jovem gaúcha que raptou bebê em Florianópolis é presa em São Paulo

Francieli Louise Machado Mendes, 19 anos, foi presa no início da noite desta terça-feira na Zona Leste de São Paulo. As informações são Divisão Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Florianópolis. Francieli era procurada pela polícia desde sexta-feira, dia 10, quando desapareceu com um bebê de um mês, de uma casa no morro da Caieira do Saco dos Limões, em Florianópolis.

De acordo com o Delegado Renato Hendges, Francieli foi presa na Zona Leste de São Paulo. Ele explicou que denúncias de vizinhos do local onde a jovem estava escondida ajudaram a polícia a localizar a suspeita. O bebê passa bem e foi encaminhado para o Conselho Tutelar. Segundo Hendges, a prioridade é trazer a criança para Santa Catarina já que ela esta sem ser amamentada pela mãe desde o dia do rapto.

Francieli foi encaminhada para a Central de Flagrante de São Paulo. Ela também deve ser trazida para Florianópolis, mas ainda não há previsão de quando.

Lombadas da BR-470, em Gaspar, já estão multando

As três lombadas eletrônicas instaladas na BR-470, em Gaspar, voltaram a funcionar e, desta vez, estão aptas a multar. A informação foi confirmada nesta terça-feira pela assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) de Santa Catarina.

O limite é de 60 Km/h. Quem exceder a velocidade estará sujeito à multa de até R$ 540. Os equipamentos ficam nos Kms 36, 37,2 e 39,5. Placas alertam os motoristas.

Em dezembro, as lombadas chegaram a entrar em operação, com sinal intermitente, mas apenas para testes da empresa que as instalou. Em seguida, acabaram sendo desligadas após reclamações sobre o não funcionamento.

Outras 12 lombadas já foram instaladas na rodovia, entre Navegantes e Pouso Redondo. Para entrar em operação, todas precisam também ser aferidas do Inmetro, o que já teria sido solicitado pelo Dnit.

Ao todo, 22 lombadas eletrônicas e 21 radares fixos vão controlar a velocidade na BR-470 em Santa Catarina.