quinta-feira, 7 de julho de 2011

Futuro da duplicação da BR-280 está incerto

A queda do ministro Alfredo Nascimento tornou ainda mais incerto o futuro da duplicação do trecho de 73,9 km da BR-280 que liga o Porto de São Francisco do Sul até Jaraguá do Sul.

As assessorias do Ministério dos Transportes e a do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não repassaram novas informações na quarta-feira sobre os próximos passos da licitação da obra, orçada em R$ 885,6 milhões.

Na quarta, nota publicada no “Diário Oficial da União” confirmou o cancelamento do processo, que ao que parece não se encaixa na suspensão por 30 dias de todas as licitações, medida anunciada ainda na terça-feira pelo então ministro. Não se sabe por quanto tempo a licitação vai continuar paralisada.

A rodovia foi citada nas denúncias que resultaram na demissão de Alfredo Nascimento. Segundo a “Veja”, uma empresa e o valor de um dos três lotes que serão duplicados já estariam definidos.

Duas pessoas morrem de frio em Santa Catarina

Dois homens morreram de frio na madrugada desta quarta-feira, dia 6, na cidade de Anitápolis, na Grande Florianópolis. A temperatura na cidade chegou a -6°C nesta madrugada.

Adair Paulo Forpkamp, de 42 anos, foi encontrado em casa ainda com vida. O agricultor foi levado de helicóptero para o hospital Celso Ramos, em Florianópolis, mas não resistiu e faleceu por hipotermia. Ele vivia sozinho na localidade de Rio dos Pinheiros Altos, área rural de Anitápolis, a nove quilômetros da cidade.

José Savio Batista, de 61 anos, foi encontrado sem vida, caído na rua, a dois quilômetros de casa. Ele saiu de uma lanchonete e foi para casa, no bairro Rio do Ouro, mas faleceu no caminho. As autoridades de saúde do município disseram que ele não estava embriagado e ainda não se sabe o que aconteceu com o agricultor.

A Defesa Civil de Santa Catarina está orientando as regionais e as prefeituras para que recolham os moradores de rua e levem para abrigos porque a previsão é de mais frio para as próximas noites.

Justiça determina afastamento do prefeito de Barra Velha e vereadores por desvio de verbas

A Polícia Federal (PF) desencadeou na manhã desta quinta-feira a operação El Niño que apura desvio de verbas públicas para obras emergenciais em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Cerca de 40 policiais estão na cidade para cumprir uma medida determinada pela Justiça Federal, que determina o afastamento imediato do prefeito do município, Samir Mattar (PMDB), do presidente da Câmara de Vereadores, do secretário de Obras, do secretário de Planejamento e de mais dois vereadores.

A PF também cumpre mandados de busca e apreensão na prefeitura, na Câmara de Vereadores e na casa de suspeitos de envolvimento no esquema de desvio de verbas.

Segundo as investigações da polícia, recursos federais encaminhados para Barra Velha, destinados à recuperação de áreas atingidas por ressacas do mar e enxurradas, foram usadas em obras sem licitação para favorecimento ilícito.

Em assembleia estadual, professores decidem pela continuidade da greve

Por volta das 17h desta quarta-feira acabou a assembleia estadual dos professores, em Florianópolis. A decisão foi pela manutenção da greve, que já dura 50 dias.

Os docentes, que se reuniram na Passarela Nego Quirido, seguiram para a frente da Secretaria Estadual da Educação, onde fizeram uma manifestação. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), eram 5 mil professores. A Polícia Militar avaliou entre 2 e 3 mil presentes.