terça-feira, 24 de novembro de 2015

Predomínio da nebulosidade em Santa Catarina nesta terça-feira

A terça-feira será de muitas nuvens no céu de Santa Catarina. As temperaturas sobem um pouco mais, podendo chegar aos 28ºC tanto no Litoral Norte quanto no Oeste do Estado. De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, do Grupo RBS, há chance de chuva isolada, principalmente na faixa leste.
—  No Litoral, Sul, Vale do Itajaí e Norte teremos predomínio de nuvens, menores aberturas, e chuva que no geral é fraca e passageira. Importante destacar que teremos mais nuvens que instabilidade em boa parte das cidades — diz .
Ainda segundo Puchalski, o sol pode aparecer ao longo do dia no Oeste, Meio Oeste e parte dos Planaltos, onde a chance de chuva é mais para o final do dia e o começo da noite, sempre de maneira isolada. 

Reflexão de Boa Vontade - Einstein, Planck e a frequência do Espírito

Paiva Netto

Quando Albert Einstein (1879-1955) revolucionou a Física com sua teoria relativística, compreendida na extraordinária equação E = mc2, ninguém pôde mais referir-se à massa e à energia como coisas distintas, porque uma é a outra em condição diversa. Da mesma forma, o pai da física quântica, Max Planck (1858-1947), enunciou o E = hν,trazendo outra equivalência entre grandezas científicas. Trata-se, portanto, de uma questão de frequência. Assim, mutatis mutandis, ocorre entre matéria e Espírito. O corpo humano (massa), Você vê, toca, sente o cheiro, ouve, e de tal modo “comprova” uma “realidade” palpável. Com a energia (Espírito), isso não sucede. Porém, não significa que ela, a energia, não exista, pois que o efeito de sua açãose espalha por toda a parte. Nossos cinco sentidos materiais comumente conhecidos é que são (ainda) bastante falhos diante da ocorrência verdadeira (ainda) invisível que nos cerca. Exceção apenas para os que têm especial sensibilidade mediúnica, o chamado sexto sentido — que pode muito bem não ser o último —, para captar do Mundo Espiritual o que o ser terreno comum até agora não assinala.

Negar o Espírito é repudiar o átomo
Se vamos contestar a presença viva dos Espíritos, comecemos então por negar a existência do átomo, que continua imperceptível aos olhos humanos desarmados, mas existe. Parece uma coisa louca à mentalidade afeita a prosseguir agindo sob o orgulhoso pensamento geoantropocêntrico, mesmo sabendo não ser a Terra o centro do Universo e o ser humano uma fração, de fração, de fração do Cosmos. Graça Aranha (1868-1931), o célebre autor de Canaã, um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras, abre-nos a mente para o infinito do saber ao declarar que “a marcha da Ciência é como a nossa na planície do deserto: o horizonte foge sempre”.

Da busca intelectual à busca espiritual
Ora, a Ciência é uma busca intelectual constante. Dia virá em que todos compreenderão que seu supremo apanágio será o da busca espiritual permanente. Como afirmamos aqui, há uma Ciência das esferas divinas além da Ciência da dimensão humana. Ademais, há muitos pensadores e acadêmicos que corajosamente se dedicam ao desvelamento desses considerados “mistérios”. E encontram-se — enfrentando tabus alimentados pelos seus próprios iguais — no caminho certo que vanguardeiros cientistas de escol vêm trilhando pelos séculos. Um exemplo geral, que nem carece de justificativa, é Galileu Galilei (1564-1642). Já se vão mais de 400 anos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas pelo “avô da física”.


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

_______________________________________


Trecho extraído da entrevista concedida pelo jornalista, radialista e escritor Paiva Netto à também jornalista portuguesa Ana Serra, em 19 de setembro de 2008. A íntegra da transcrição encontra-se publicada em http://www.lbv.pt/pt/entrevista.pdf.

Funcionários da Verde Vale retornam ao trabalho em Blumenau

Os trabalhadores da Viação Verde Vale que haviam paralisado o serviço de transporte coletivo na manhã desta segunda-feira em Blumenau por conta do não recebimento do adiantamento salarial retornaram ao trabalho às 14h. O pagamento de todos os motoristas e colaboradores foi feito pela empresa no início da tarde.

Segundo o gerente administrativo da Viação Verde Vale, Luiz da Silva, o atraso teria ocorrido por falta de receita. Após o pagamento ser efetuado, todas as 15 linhas atendidas pela empresa voltaram a circular normalmente. Dos 180 funcionários da Verde Vale, 110 recebem 40% do salário no dia 20 e os outros recebem o valor integral no dia 5 de cada mês. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Gaspar (Sindetranscol), Ari Germer, os funcionários da empresa Verde Vale — responsável por 13% das linhas de ônibus na cidade — já estão atendendo normalmente à população. 

Segundo a Verde Vale, os funcionários que recebem em cheque receberam o valor integral do pagamento na sexta-feira e quem recebe via depósito bancário teve 30% do valor depositado na semana passada. Os outros 70% foram quitados nesta segunda-feira.