sexta-feira, 27 de junho de 2014

Defesa Civil prevê transbordo de rio e inundação e pede que moradores deixem suas casas em Lages

Os 160 mil moradores de Lages, na Serra Catarinense, acompanham com preocupação as notícias da chuvarada no Oeste e já se preparam para uma possível enchente. O Rio Carahá, que corta a cidade, está a poucos centímetros de transbordar, uma vez que o Rio Caveiras, onde desemboca, está cheio e não suporta mais água.

A Defesa Civil prevê que o Carahá saia do leito ainda na noite desta sexta-feira, e pelo menos 10 bairros devem ser atingidos pela inundação. Centro, Guadalupe, Sagrado Coração de Jesus, São Cristóvão, Vila Nova, Universitário, Habitação, Caça e Tiro, Várzea e Bom Jesus são as comunidades ribeirinhas mais vulneráveis à enchente no Carahá.

Na tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil percorreu essas localidades e orientou moradores a deixarem suas casas antes da chegada da água. Animais domésticos que vivem fechados em canis ou gaiolas também devem ser retirados.

Os centros comunitários dos bairros já estão preparados para receber as pessoas que por ventura não tiverem casas de parentes ou amigos para se abrigar. Se for necessário, três grandes abrigos públicos também serão disponibilizados — o Ginásio de Esportes Jones Minosso, no Universitário, e os Caics dos bairros Guarujá e Santa Catarina.

— Já recebemos pedidos de moradores e estamos orientando vários outros a deixarem as suas casas. Infelizmente o Rio Carahá vai transbordar e a situação nos preocupa bastante, até porque há previsão de muita chuva para este sábado —, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, Mushue Hampel. Os telefones gratuitos de emergência são o 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).

Em Lages, quem precisar de ajuda também pode ligar a qualquer momento para 49-3222.9661 ou 8406.4037 (Defesa Civil), 3289.0193 (Corpo de Bombeiros) ou 3221-7917 (Polícia Militar).

Mulher morre atropelada na BR-470

Uma mulher de 62 anos morreu atropelada no final da tarde desta quinta-feira, em Ascurra. Segundo o Corpo de Bombeiros, Ivanilde Bernardo estava no acostamento da BR-470 quando foi atingida por uma Ford Ranger prata, com placas de Indaial. O acidente ocorreu às 17h40min, no Km 92 da rodovia.
No carro, estava um homem e uma mulher, que saíram ilesos. Ivanilde chegou a ser levada pelo Samu para o Hospital de Indaial, com politraumatismo. Mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.