sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Depressão infantil é tema do Educação em Debate

A depressão não ocorre exclusivamente na fase adulta. Estima-se que uma a cada 20 crianças com idade inferior a 10 anos passa por esse problema, segundo o neuropsicólogo e pesquisador Thiago Strahler Rivero, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), convidado do programa Educação em Debate, da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), nesta sexta-feira, 12/8.

O convidado esclarece as principais questões sobre a depressão na infância, como ela interfere no rendimento escolar e no desenvolvimento emocional da criança, com influência direta na estabilidade familiar. Além disso, aponta as consequências para a pessoa na vida adulta.

No segundo bloco do programa, a discussão do tema é enriquecida pela participação da psicóloga escolar Alyne Freires, do Instituto de Educação da Legião da Boa Vontade em São Paulo/SP. Ela apresenta a experiência da escola modelo da Instituição, norteada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a linha pedagógica criada pelo educador Paiva Netto e aplicada em todas as unidades de ensino e programas socioeducativos da Instituição.

O programa Educação em Debate é apresentado nesta sexta-feira (12), às 16 horas, com reapresentação no sábado (13), às 12 horas; no domingo (14), às 7 horas, às 13h30 e às 23 horas; e na terça-feira (16), às 16 horas, pela Boa Vontade TV (canal 23 da SKY).

Traficantes presos em Itajaí

A Polícia Militar prendeu, nesta quinta-feira (11) , Fabrício Aparecido da Silva (32 anos), e sua esposa Jaqueline Regina Pereira (25 anos), e a jovem Daniela Pereira (18 anos). Eles foram presos na operação policial, por tráfico de drogas no loteamento Promorar, no bairro São Vicente. Foram apreendidas 230 pedras pequenas e seis pedras grandes de crack.

Após receber denúncias de que Fabrício estava comandando o tráfico de drogas na região, policiais militares do Setor de Inteligência realizaram uma campana em frente à casa denunciada, na Avenida Ministro Luis Galotti. No momento, os policiais perceberam que Fabrício entregou uma sacola verde para Daniela, a qual entrou num beco e logo voltou sem a sacola.

No beco onde a jovem havia entrado momentos antes, a polícia descobriu uma residência, que seria dela. No interior da casa, os policiais encontraram seis pedras grandes de crack e outras 10 porções contendo 10 pedras de crack cada uma. A jovem foi presa em seguida.

Na residência do Fabrício ele estava acompanhado da esposa, foram encontradas mais 13 porções contendo, cada uma, 10 pedras de crack. Diante do flagrante, o casal também foi recebeu voz de prisão.

Além da droga, os policiais também apreenderam dois pássaros silvestres da espécie curió, um automóvel Audi/A-4, de cor preta, com placas de Balneário Camboriu/SC, uma motocicleta Yamaha/YBR-125, de cor azul, com placas de Itajaí.

Os envolvidos foram conduzidos à 2ª Delegacia de Polícia Civil juntamente com a droga, os veículos e os animais apreendidos.

Assaltante deixa dentadura cair e é identificado pela polícia

Um ladrão foi identificado pela polícia de Severínia, no interior de São Paulo, após deixar a dentadura cair durante um assalto. O homem roubou a bolsa de uma mulher e, na fuga, deixou a prótese cair.

A dentadura foi encontrada ao lado da bolsa por um homem que foi ameaçado de morte pelo assaltante. Ele não se intimidou e levou a prova do crime à polícia, que encontrou um suspeito.

— A dentadura foi exibida para ele, que a pegou e colocou na boca. Encaixou perfeitamente, não teve como falar que não era dele — contou o delegado César Aparecido Martins.

O homem não foi preso em flagrante e poderá responder em liberdade. A dentadura, entretanto, continuará em poder da polícia por constituir prova do crime.

BR-470 - Rodovia da morte registra mais duas mortes

A BR-470 registrou mais uma morte nesta sexta-feira. José Rodrigues da Silva, de 37 anos, morreu em um acidente no Km 169,6, em Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, às 2h.

Silva estava em uma motocicleta com placas de Sao Bento do Sul que se envolveu em um acidente com um Picasso de Gaspar. Ele morreu na hora. O motorista do carro não se feriu.

Quinta-feira à tarde, o motorista de um carro morreu em outro acidente na BR-470, em Indaial, no Vale do Itajaí. Valdir Lopes Cardoso, de 41 anos, dirigia um carro que bateu de frente em um caminhão no Km 65, às 15h40min.


Alunos do CAIC promovem Mostra de Trabalhos nesta sexta-feira (12)

Alunos do Centro Educacional Cacildo Romagnani (CAIC) promoverão nesta sexta-feira (12) a 1ª Mostra de Trabalhos dos alunos. Pais e toda a comunidade escolar estão convidados a prestigiar os trabalhos na própria unidade durante todo o dia.

A Mostra de Trabalhos apresentará dois temas, são eles, Reciclagem do Lixo e Brinquedos infantis confeccionados com sucatas. A atividade envolverá os 800 educandos da unidade. Conforme a direção escolar estes trabalhos são resultados das atividades desenvolvidas em sala de aula e visam desenvolver a consciência ambiental e ecológica dos alunos através de atividades lúdicas.

“Esta é apenas uma prévia dos que as pessoas verão na Mostra de Idéias e Curiosidades (MIC) que ocorrerá em toda a Rede Municipal de Ensino na próxima semana”, comenta a direção. Dos dias 16 a 19 de agosto todas as Escolas, Núcleos Educacionais de Contraturno, no Cemespi e os Centros de Educação Infantil apresentarão trabalhos em diferentes áreas produzidos nas unidades.

Iniciaram obras de drenagem e asfalto na Rua Osmar Nunes

A Secretaria de Obras iniciou nesta quinta-feira (11) a drenagem e pavimentação da Rua Osmar Nunes, no São João. A obra atende uma antiga solicitação dos moradores que também serão beneficiados com nova iluminação.

Nesta obra serão trocados os tubos da rede de drenagem pluvial antigos e danificados por tubos maiores. Serão 200 tubos de 60 milímetros de diâmetro e 246 tubos 40 milímetros. Os paralelepípedos serão substituídos por asfalto, e as luminárias substituídas por luminárias modernas, fechadas com lâmpadas de 150 w.

O custo estimado da obra é de R$ 220.000,00 e o prazo para conclusão é de 45 dias.

Criança de sete meses morre ao ser atropelada por caminhão

Uma criança de sete meses morreu na tarde desta quinta-feira em Curitibanos, na Serra catarinense, ao ser atropelada por um caminhão. Mariana Carneiro Cordeiro de Morais, mãe da criança, também foi atingida. Ela teve ferimentos leves, mas está em estado de choque.

O acidente ocorreu no entroncamento da Avenida Salomão Carneiro de Almeida com a Rua Mateus Conceição. De acordo com a Polícia Militar, Lindomar Santos de Souza, motorista do caminhão, teria parado para esperar os carros da outra via passarem. Mariana teria aproveitado o momento para atravessa na frente do veículo.

Com a avenida liberada, Lindomar teria seguido, atropelando mãe e filho. Ele só teria parado o caminhão quando ouviu o barulho da batida. O motorista foi preso em flagrante e responderá por homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar.