sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Prefeitura de Navegantes constrói binário para melhorar trânsito na região do aeroporto

A Secretaria de Obras e Serviços Municipais de Navegantes em parceria com a Superintendência de Trânsito (Navetran) estão realizando uma importante obra para garantir mais segurança e melhoria no fluxo de veículos na região do Aeroporto. Trata-se da construção de um binário entre as ruas Manoel Leopoldo Rocha, Nereu Liberato Nunes e Osmar Gaya, esta última, dando acesso direto ao Aeroporto e a Avenida Beira Mar.

De acordo com o superintendente da Navetran, Joab Bezerra Duarte Filho, a medida tem por objetivo principal desafogar o trânsito no local e diminuir o índice de acidentes naquele trecho, considerado o mais problemático. “Acreditamos que esta obra vai ajudar a resolver o problema, já que os motoristas terão um caminho pra ir e outro pra vir, sem ter que estar disputando espaço numa mesma via”, enfatiza o superintendente, informando que a previsão para conclusão da obra é de aproximadamente 15 dias.

Polícia Civil de Blumenau prende suspeitos de assalto a uma empresa em maio

A Divisão de Furtos e Roubos da Central de Polícia de Blumenau, com apoio das outras unidade da Polícia Civil da cidade, prendeu dois homens suspeitos de participarem de um assalto a uma empresa em maio desse ano.

José Ademar Lima da Silva, 28 anos, e César Batista, 28, foram detidos na manhã desta sexta-feira. Silva estava no Bairro Badenfurt e Batista no Fidélis.

Um terceiro homem de nome não revelado foi preso durante a operação. Ele foi detido em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O suspeito estava em um residência no mesmo terreno onde os policiais prenderam Silva.

Saúde mental e espiritualidade

Paiva Netto

Recente estudo do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, denominado "Transtornos mentais em megacidades", aponta que 30% dos casos investigados de moradores da capital paulista e região metropolitana apresentaram algum tipo de transtorno psiquiátrico nos 12 meses anteriores à entrevista. Expressivo número que merece a atenção de todos.

Todavia, outra perspectiva nos leva a considerar que parte dessas ocorrências pode estar erroneamente catalogada como distúrbio. Há de se verificar também o conjunto de naturais manifestações de uma sensitividade espiritual malconduzida, necessitada de equilíbrio e de orientação específica.

O programa "Conexão Jesus", da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), conversou com um especialista no assunto. Trata-se do dr. Júlio Peres, psicólogo clínico, doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da USP, com pós-doutorado no Centro para a Espiritualidade e a Mente da Universidade da Pensilvânia/EUA e pós-doutorado em radiologia clínica pela Unifesp. Declarou ele aos telespectadores: "Há uma linha de pesquisa muito importante — e nós gostamos muito desse tema, estamos trabalhando nesse sentido — que visa justamente ao diagnóstico diferencial entre uma crise espiritual envolvendo mediunidade, a conexão com Espíritos, Espiritualidade, e um episódio psicótico, um transtorno psiquiátrico. É muito importante que possamos reconhecer que uma condição é distinta da outra, porque, se o indivíduo estiver tendo uma manifestação mediúnica, uma crise espiritual, não necessariamente ele manifestará um episódio psicótico, psiquiátrico. No entanto, se for medicado nessas condições, ele pode criar uma história, uma linha de futuro psiquiátrica. Contudo, se o indivíduo estiver de fato tendo um episódio psicótico e não for medicado, o sofrimento se exacerba. Então, é fundamental que nós, profissionais da saúde, identifiquemos quais são os diferenciais para esse diagnóstico".

Essas palavras nos fazem lembrar o testemunho do dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831-1900), ilustre médico que no século 19 escreveu "A loucura sob novo prisma" (estudo psíquico-fisiológico), pondo em evidência os casos em que determinadas patologias mentais teriam causa espiritual de ordem inferior, requerendo, portanto, uma abordagem distinta: "Meu plano é determinar a natureza especial da loucura sem lesão cerebral — estabelecer as bases de um diagnóstico diferencial de uma para outra espécie — e oferecer os meios curativos deste gênero desconhecido de loucura".

Observa-se assim que a matéria (aliada à Espiritualidade) é verdadeiramente digna de pesquisas cuidadosas e isentas de qualquer preconceito. Afinal, sabemos que muito há para ser estudado. No campo da Neurociência, por exemplo, o que não falta são lacunas de incertezas. E numerosos pacientes dependem desse esforço, pois podem estar padecendo com terapêuticas radicais quando o caminho é bem outro.


ACAMPAMENTO FARROUPILHA

Encerra-se neste domingo, 23/9, o festejado Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia), em Porto Alegre/RS. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), é consagrado como um dos maiores eventos da cultura popular gaúcha.

Na quarta-feira, 19/9, no palco central desse espaço — "uma verdadeira cidade temática", segundo os organizadores —, o grupo de danças "Raízes do Rio Grande", da LBV, foi uma das atrações, representando a Legião da Boa Vontade nas homenagens ao Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro. O convite partiu da coordenação do Acampamento, por intermédio de seu locutor oficial, o poeta, payador e radialista Albeni Carmo de Oliveira.

Parabéns ao nosso querido Rio Grande do Sul!


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Projeto Embaixo da Ponte tem Teatro, em Rio do Sul, apresenta duas peças no fim de semana

De longe, alguns olham com certo receio. Outros, com espanto. Quando chegam perto, a certeza de que não é sonho. É teatro embaixo da ponte na vida real sim. A ponte Curt Hering, no Centro de Rio do Sul, passou a fazer mais do que a ligação entre a cidade. Hoje, é também um elo cultural. A percepção comum de marginalidade em locais como este foi substituída pelo contato com a arte de interpretar. Neste fim de semana, as cores dos espetáculos Ciranda das Horas e O Princípio do Espanto se contrastam com a água do rio que corre ao lado. 

A peça teatral Ciranda das Horas, de Zulu Canibal Ator e Bonecos, de Lontras, sobe ao palco embaixo da ponte amanhã, às 16h. O conto é narrado pelo palhaço Titiritelo e as bonecas dele, Xeretela e Dormibela, que interpretam, cantam, brincam, manipulam formas e formam uma ciranda de movimentos. Já no domingo, às 20h, é a vez do espetáculo solo de animação O Princípio do Espanto, de Morpheus Teatro, de São Paulo. Um boneco pensa conduzir os objetos e a vida, mas nada sabe sobre o que está por detrás dele mesmo.

O coordenador do projeto Embaixo da Ponte tem Teatro e diretor do grupo Trip Teatro, de Rio do Sul, Willian Sieverdt, ressalta que é possível fazer um projeto cultural de qualidade mesmo embaixo da ponte. A ideia surgiu em 2010 por duas principais motivações: reivindicar a construção de um teatro municipal com qualidade técnica para os cerca de 270 mil habitantes no Alto Vale e aproximar de forma positiva as pessoas ao rio para minimizar o trauma da enchente que assolou a região no ano passado.

- Não podíamos mais esperar e percebemos que a simbologia seria perfeita. As pessoas aderem positivamente à campanha da construção do teatro municipal, mas sempre com a ressalva de que as apresentações embaixo da ponte continuem.

Ele acrescenta que o público tem sido um show a parte, lotando o espaço com cerca de 200 lugares em todas as apresentações. Desde junho, a programação recebeu uma mÉdia de 10 espetáculos mensais de grupos teatrais de diferentes regiões do Brasil. Até o final de outubro, ao todo 32 peças devem subir ao palco. Ainda no próximo mês, a cultura na ponte do Alto Vale será internacionalizada com dois espetáculos da Espanha e outros dois da Argentina.

Ciranda das Horas - No Espaço Cultural Moysés Boni, embaixo da Ponte Curt Hering, Centro, Rio do Sul. Grátis. Amanhã, 16h.

O Princípio do Espanto - No Espaço Cultural Moysés Boni, embaixo da Ponte Curt Hering, Centro, Rio do Sul. Classificação: 14 anos. Grátis. Domingo, 20h.

Cesar Paulista deixa cargo e Barbieri é o novo treinador do Metropolitano

Após a eliminação na Série D e derrota na estreia da Copa SC, o Metropolitano confirmou na tarde desta quinta-feira a saída de Cesar Paulista do cargo de treinador.

No mesmo ato da saída de Cesar Paulista, o Metropolitano já confirma um novo treinador. O experiente Luiz Carlos Barbieri, que em Santa Catarina foi campeão catarinense com o Criciúma, em 2005.

Natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, Barbieri tem um currículo repleto de clubes. Em 2009, o treinador já havia comandado o Metropolitano.

Na oportunidade, ele elevou o clube da lanterna do turno à vice-liderança do returno do Campeonato Catarinense. Posteriormente, recebeu uma proposta do Gama e acabou saindo do clube.

O novo treinador do Metropolitano será apresentado oficialmente na tarde desta sexta-feira, no Grêmio Esportivo Olímpico. Em relação a Cesar Paulista, ele deverá assumir um cargo na diretoria do clube.

Prefeito de Londrina (PR) é preso em Balneário Piçarras (SC) por suspeita de fraude em licitações

Alvo de denúncias do Ministério Público e de um processo de cassação na Câmara de Vereadores, por suspeita de fraude em licitações, o prefeito de Londrina (PR) acabou preso ontem em Balneário Piçarras. José Joaquim Martins Ribeiro foi abordado por policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Itajaí (Gaeco) quando saía de um hotel, no início da manhã.

Horas depois, o advogado dele entregou à Câmara de Vereadores de Londrina um pedido de renúncia. Para o MP, Ribeiro já estava na região há dias, numa tentativa de escapar à perda do mandato.

_ Informações davam conta de que ele estava num apartamento que possui em Balneário Camboriú, evitando ser notificado pela Câmara do processo de cassação _ diz o promotor Jorge Fernando Barreto da Costa, do Gaeco de Londrina.

Ribeiro havia se licenciado da prefeitura há uma semana, por motivos de saúde, e desde então não era localizado. Este fato, aliado à nomeação do filho de outra suspeita para um cargo comissionado na prefeitura, foram argumentos para o pedido de prisão preventiva, acatado pelo Tribunal de Justiça do Paraná na quarta-feira.

Com a prisão decretada, o Gaeco catarinense foi acionado e Ribeiro passou a ser monitorado. Policiais vindos do Paraná fizeram campana em Balneário Camboriú enquanto a equipe de Itajaí seguiu para Balneário Piçarras, onde foi efetuada a prisão.

Ribeiro permaneceu na sede do Gaeco em Itajaí até 15h, quando foi transferido para Londrina. O prefeito é investigado por suspeitas de irregularidades em três processos licitatórios para compra de uniformes escolares, tênis e mochilas.

Os itens teriam sido superfaturados para promover desvio de recursos públicos, em troca de propina. Ribeiro foi denunciado à Justiça por crimes de formação de quadrilha, fraude à licitação, corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.

Trio é preso com produtos roubados em shopping de Balneário Camboriú

Três pessoas foram presas na noite desta quinta-feira em Balneário Camboriú por suspeita de roubo em um shopping da cidade, localizado no Bairro dos Estados. Com o grupo foram encontradas peças de roupas, dois computadores portáteis e 10 comprimidos de ecstasy.

O fato foi descoberto quando a Polícia Militar avistou um Fiesta de cor vermelha circulando na contramão na Rua Rondônia, no Bairro dos Estados. Os policiais deram ordem de parada, que foi descumprida pelo motorista. O veículo fugiu pela BR-101 e foi seguido pela viatura.

Próximo ao posto da Autopista Litoral Sul, na BR-101, ainda em Balneário Camboriú, o veículo foi abordado pela PM. Os três jovens, entre eles uma mulher, foram presos e levados para a delegacia.