terça-feira, 15 de janeiro de 2013

LBV inicia campanha em prol da Educação

Iniciativa beneficia crianças e adolescentes com material escolar e pedagógico

A Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou, no dia 2 de janeiro, a edição 2013 de sua Campanha Criança Nota 10 — Sem Educação não há Futuro!. A iniciativa tem por objetivo levantar recursos para as escolas e programas da Instituição voltados a crianças e adolescentes em idade escolar, que contribuem diretamente para a melhora do desempenho deles no ensino e o fortalecimento da cidadania.

Os beneficiados são os estudantes da Legião da Boa Vontade, crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que participam dos programas LBV — Criança: Futuro no Presente! E Espaço de Convivência promovidos nos Centros Comunitários de Assistência Social da LBV. A campanha também beneficiará os alunos da LBV que estudam no programa Educação de Jovens e Adultos e no Projeto de Apoio a Ex-alunos.

Com essa ação, a LBV complementa o trabalho realizado em suas unidades de atendimento — onde oferece o apoio necessário para que crianças e adolescentes possam efetivar o aprendizado com qualidade, longe das ruas ou do isolamento —, bem como ampara famílias em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que sofrem em decorrência da pobreza, da violência, da discriminação e de outros problemas.

Ao final da campanha serão entregues 13.800 kits de material escolar e pedagógico, para despertar em crianças e adolescentes maior interesse pelos estudos, assim como ajudar os pais que não têm recursos para adquirir o material escolar. Os kits são constituídos de acordo com a faixa etária dos estudantes. Entre os diversos itens, há estojo, lápis preto e de cor, canetas, apontador, borrachas, tesoura, tubos de cola, tinta guache, cadernos, papel sulfite reciclado, mochila, régua, dicionário da língua portuguesa (com a nova ortografia) e jogo pedagógico.

Educar com Espiritualidade Ecumênica

A base e o diferencial de todas as ações socioeducacionais da Legião da Boa Vontade são a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a inovadora linha pedagógica da Instituição, criada pelo educador Paiva Netto. Utilizada diariamente nas unidades de atendimento da LBV, essa proposta considera a formação intelectual de excelência, sem perder de vista o sentimento das pessoas. Essa abordagem se fundamenta no desenvolvimento integral do ser humano, porque o contempla em suas dimensões física, psicológica, social e espiritual — o que é fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente solidária.

Para saber mais sobre o trabalho socioeducacional da LBV, basta ligar para o tel. (48) 3271-4300 ou acessar o site www.lbv.org.br

Menina de 13 anos é assassinada pelo vizinho em Itajaí

O dia clareava, quando ocorria um crime bárbaro dentro de uma residência localizada na Rua Ismael Orlando Evaristo – Bairro da Murta. Uma menina de 13 anos foi morta com golpes de faca e paulada na cabeça. O irmão dela, de 10 anos, também foi alvo do assassino, mas sobreviveu para contar o que havia ocorrido na manhã desta segunda-feira (14).

O crime ocorreu por volta das 6h30, momento em que vizinhos puderam ouvir os pedidos de socorro do garoto, que ao correr todo ensanguentado, gritava desesperadamente o apelido do suposto criminoso; “Zinho”.  

Isabela Rodrigues Silvério não resistiu aos ferimentos, e morreu dentro da casa.  O irmão, muito machucado e em estado de choque, foi encaminhado ao Hospital Pequeno Anjo pelo Samu.  

Polícia Militar e demais órgãos competentes assumiram a ocorrência e logo após os fatos, uma equipe da Divisão de Investigação Criminal – DIC – esteve na cena do crime, e após ouvir testemunhas, foi ao encontro do principal suspeito, conhecido como Zinho. O homem foi localizado, e posteriormente identificado como sendo Luiz Fernando dos Santos Pereira, 24 anos. Diante das evidências e do reconhecimento do homem, que reside junto da família foi preso em flagrante acusado de homicídio doloso e de tentativa de homicídio.

Interrogado pelo delegado Celso Pereira de Andrade, Luiz Fernando assumiu a autoria do crime, alegou que estava sob efeito de drogas. 

Solidariedade ao povo de Xerém



                                            Paiva Netto



A LBV e a Super Rádio Brasil (940 kHz — Rio de Janeiro/RJ) vêm levando sua solidariedade às famílias seriamente afetadas pelos temporais que atingiram Xerém, no distrito de Duque de Caxias/RJ, provocando grande destruição. Cerca de 100 mil pessoas foram fortemente prejudicadas na região.

Em parceria com a Rede Supermarket de Supermercados, o Corpo de Bombeiros e o apoio operacional da Defesa Civil do Governo do Estado do RJ e da Prefeitura de Duque de Caxias, nos últimos dias, mais de 8 toneladas de itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e velas, além de água potável, chegaram às famílias necessitadas.

O prefeito do município, Alexandre Cardoso, declarou: “A LBV tem o carimbo do Amor. Quero fazer um agradecimento especial a vocês da LBV e à população de Xerém”.

No portal www.boavontade.com, saiba como colaborar e onde se encontram os postos de arrecadação.


MOMENTO ESPORTIVO

Uma edição especial, no último dia 4, marcou o 14º aniversário do programa “Momento Esportivo”, da Super Rádio Brasil (AM 940), emissora da Super Rede Boa Vontade de Rádio no Rio de Janeiro.

Da emocionada e festiva confraternização, participaram, da Rádio Globo, o repórter esportivo Rafael Marques, em plena recuperação de sua saúde, e o comentarista esportivo Felipe Cardoso.

Muito descontraído, o programa bateu recorde de manifestação dos ouvintes de diversas cidades do país. Como presentes a eles, foram sorteadas camisas oficiais dos times Vasco da Gama, Flamengo, Fluminense e Botafogo, um oferecimento da Honda Rio Tókio.

O “Momento Esportivo”, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h5 às 14 horas, tem como base a aplaudida campanha da LBV: “Esporte é Vida, não violência”. Em Brasília, sintonize pelas emissoras: AM 1.210 e FM 88,9 MHz (Santo Antônio do Descoberto/GO).



José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Homem de 88 anos é preso com arma em agência do INSS em Timbó

José Leite, de 88 anos, foi preso segunda-feira, em Timbó, no Vale do Itajaí, com uma arma e munição. Ele foi detido quando tentou entrar na agência do INSS da cidade e o alarme da porta giratória eletrônica tocou. 

O idoso foi detido pela vigilante. Ao verificar o que ele tinha em uma bolsa, foi encontrado um revólver calibre 22, com sete munições e ainda cinco munições em um coldre. 

A Polícia Militar foi chamada e o homem afirmou que sempre andava armado para se defender. Ele não tinha quaquer registrou de posse ou porte e foi encaminhado para a delegacia da cidade.