terça-feira, 5 de julho de 2011

Presidiário mexicano é flagrado ao tentar fugir da prisão escondido em mala

Com a ajuda da namorada, o presidiário Juan Ramirez Tijerina tentou fugir da prisão escondido dentro de uma uma mala na cidade mexicana de Chetumal. O fato ocorreu após uma visita conjugal no último sábado, dia 2.

Segundo o jornal local Milenio, María del Mar Arjona Rivero, de 19 anos, teria dito aos policias que levava roupas do detento para lavar. Porém, o peso da mala chamou a atenção dos guardas.

A jovem foi detida pela polícia.

Em 2007, Tijerina foi condenado a 20 anos de prisão por narcotráfico.

Caminhão do Peixe começa a semana em frente ao Caic

Mais uma semana de atividades do Programa Peixe nos Bairros inicia nesta terça-feira (05). E com novidades. Neste dia, o Caminhão do Peixe inaugura um novo ponto de parada ao estacionar no pátio do Caic Professor Cacildo Romagnani, no Bairro Cidade Nova.

Para quarta-feira (06), a ‘peixaria móvel’ se desloca até a Rua João Batista, junto à Casa da Providência, em favor da comunidade de Salseiros. Já na quinta-feira (07), é a vez da população do Loteamento Costa Cavalcante, no Bairro Cordeiros, ser a contemplada com a chegada do Caminhão do Peixe na Praça Santos Dumont.

Para sexta-feira (08), a programação de atividades do Caminhão do Peixe prevê a ida do veículo para a Estrada Geral do Limoeiro, onde o ponto de parada é ao lado da Unidade de Saúde local e do Centro de Educação Infantil Antônio Merlo.

E para fechar o calendário semanal de atividades, no sábado, o Programa Peixe nos Bairros volta a beneficiar a população do São Vicente, com o Caminhão do Peixe estacionado no pátio da Igreja São Vicente de Paulo, na Rua Estefano José Vanolli.

O Programa Peixe nos Bairros é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura que tem por finalidade facilitar o acesso e incentivar a comunidade itajaiense a consumir pescados, como forma de ter uma alimentação mais saudável.

Funciona com o Caminhão do Peixe, veículo refrigerado adaptado para funcionar como uma peixaria móvel, que comercializa pescados frescos e congelados a preços acessíveis diretamente junto às comunidades, tanto na área rural quanto no perímetro urbano do município.

Diariamente, o horário de atendimento à população no Caminhão do Peixe inicia às 08 horas e segue enquanto houver produtos disponíveis para comercialização.

Encontro mundial em Genebra


A Legião da Boa Vontade foi convidada para apresentar recomendações durante a Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), das Nações Unidas, que ocorre nesta semana, em Genebra, na Suíça.

Entre os compromissos agendados, o Ecosoc indicou a participação da LBV como a representante da sociedade civil no encontro ministerial reservado, que ocorre hoje, no Palais des Nations. Trata-se de um diálogo exclusivo entre governos promovido pela Unesco, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Banco Mundial, que terá como tema “Direcionando soluções para as necessidades dos jovens: educação e capacitação para o mundo do trabalho”.

Na ocasião, Danilo Parmegiani, do escritório da LBV para as Nações Unidas, em Nova York, me representará, expondo os resultados e as propostas da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, aplicadas há décadas na rede de ensino da LBV no Brasil e no mundo. A revista “BOA VONTADE Educação”, disponível em espanhol, francês, inglês e português, foi preparada especialmente e dá sua contribuição para esse importante acontecimento.

Amanhã, 6/7, também na sede da ONU em Genebra, teremos o painel temático organizado pela LBV, “Educação de qualidade e equitativa: um desafio intersetorial para atingir os ODMs” (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, conjunto de metas dos países-membros da ONU). No ensejo, estarão palestrando a embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, chefe da Missão Permanente do Brasil junto à ONU em Genebra; o dr. Andrei Abramov, chefe da Seção de ONGs do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU; e a pedagoga Suelí Periotto, diretora do Instituto de Educação da LBV, em São Paulo/SP.

ITAMAR FRANCO
No último sábado, 2/7, retornou à Grande Pátria Espiritual o engenheiro e ex-presidente da República (de 1992 a 1994), o senador Itamar Franco. Estava com 81 anos.

Em 24 de agosto de 1994, tive a grata oportunidade de pessoalmente presenteá-lo, no Palácio do Planalto, com uma estampa de Jesus, segundo a concepção da saudosa artista russa Alexandra Herrmann, naturalizada brasileira. Recordo-me de que, ao receber a obra de arte, comentou com muita satisfação que, sempre que olhasse a figura do Cristo, se lembraria da fraterna visita da LBV a ele.

Ao seu Espírito Eterno, pois os mortos não morrem, nossas vibrações de Paz, extensivas aos seus familiares e amigos.

_____________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Quarta-feira tem “Uma Noite no Museu”

Inspirado no filme “Uma Noite no Museu”, o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí abre suas portas na noite da próxima quarta-feira, no horário das 19h30min às 21h30min. O projeto, que está na segunda edição, foi criado para atender as pessoas que não têm tempo de visitar o museu no horário normal de funcionamento.

A ideia, segundo o diretor do Museu, Ivan Carlos Serpa, é realizar o projeto uma noite de quarta-feira por mês. Durante esta noite serão realizadas atividades lúdicas, como dramatização de cenas e personagens do imaginário popular, apresentações culturais, de documentários e visitação. “O documentário conta a historia do museu, da estação rodoviária. A visita mostrará como funcionam as atividades do museu e suas exposições”, explica o diretor.

Nesta edição o projeto atenderá os alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos e a comunidade em geral. Os interessados em agendar visitas de grupos devem entrar em contato com o Museu Etno Arqueológico pelo telefone (47) 3346-5715. O Museu fica na Avenida Itaipava, nº 3901, bairro Itaipava, e fica aberto diariamente das 7 às 17 horas e aos sábados e domingos das 14 às 18 horas.

Farmácia Solidária de Blumenau fecha para mudança de endereço

A Farmácia Solidária da Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, ficará fechada a partir desta terça-feira para mudança de endereço. Não há previsão de quando a farmácia será reaberta.

A estrutura será trasnferida para o Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, defronte à Policlínica. O novo local, porém, ainda está recebendo serviços de acabamento.

Quem precisar de medicamentos pode procurar as farmácias populares que funcionam na Furb e na Avenida Beira-Rio, próximo à prefeitura, e vendem medicamentos a preço de custo.

Terminal de cargas da Gol em Navegantes e assaltado

O terminal de cargas da empresa aérea Gol, junto ao Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, foi assaltado na tarde desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Militar, dois bandidos armados fizeram seis funcionários reféns durante uma hora. Eles fugiram levando cerca de 50 aparelhos de TV de LCD.

O assalto teria ocorrido por volta das 15h. Os criminosos usavam um revólver e uma pistola. Um deles manteve os funcionários sob ameaça, enquanto o outro carregava os televisores num furgão branco. Os assaltantes fugiram em sentido ignorado.