sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Queda de meteorito deixa mais de 500 feridos na Rússia

Mais de 500 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira devido à queda de um meteorito na região de Tcheliabinsk, nos Montes Urais, segundo os últimos dados atualizados do Ministério do Interior da Rússia.

'Será necessário dar atendimento médico a 474 pessoas, das quais 14 foram hospitalizadas', informou um porta-voz ministerial à agência 'Interfax'.

Pelo menos cinco pessoas foram hospitalizadas 'com cortes profundos de vidro', disse o chefe do Centro Nacional de Situações de Crise do Ministério de Emergências russo, Vladimir Stepánov.

Os fragmentos do meteorito causaram danos pelo menos em seis cidades da região onde caiu o corpo astral.

'A polícia realiza uma inspeção dos núcleos de população para determinar novos lugares afetados pela queda', explicou o porta-voz de Interior.

Acrescentou que patrulhas policiais vigiam os edifícios que tiveram danos e perderam portas e janelas de vidro.

O meteorito caiu cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, no distrito de mesmo nome, por volta das 09h20 locais (01h20 de Brasília).

A queda do corpo celeste foi acompanhada de forte explosões, segundo testemunhas citadas pela rádio 'Eco' de Moscou, que em um primeiro momento acharam que um avião havia explodido durante o voo.

O meteorito pesava várias toneladas e poderia ter várias dezenas de metros de comprimento, segundo cientistas consultados pelos meios de imprensa russos.

'Era um meteorito bastante grande, pode ser que de várias dezenas de metros de comprimento. (...) Os corpos de menos de 50 metros se desintegram quase sempre na atmosfera, e se não se queimam totalmente, chegam à Terra pequenos fragmentos', disse Nikolai Zheleznov, especialista do Instituto de Astronomia Aplicada.

Sergei Smirnov, cientista do Observatório astronômico de Pulkovo, afirmou que o objeto 'tem uma massa de várias dezenas de toneladas, seguramente, que se pôde ver com clareza no céu'.

Alguns veículos de imprensa informaram que sobre os Urais havia caído uma chuva de meteoritos.

'Não foi uma chuva de meteoritos, mas um meteorito que se desintegrou na camadas baixas da atmosfera', disse à agência 'Interfax' a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij.

Para Elena, a queda do meteorito não influiu nos níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros de normalidade para a região.

A Rosatom, agência russa para a energia atômica, informou que suas instalações nos Urais não foram atingidas pela queda do meteorito.

Dia do Repórter

Educação e humanidade

Paiva Netto


Começou com entusiasmo o ano letivo de 2013 nas escolas da LBV. Direciono especial atenção a essa frente de trabalho da Legião da Boa Vontade empenhada em contribuir para uma melhor qualificação material, moral e espiritual de crianças, jovens e adultos.

Para o início das atividades, milhares de kits de material escolar e pedagógico, da Campanha “Criança Nota 10 — Sem Educação não há Futuro!”, estão sendo entregues às gurias e guris atendidos pela LBV no país.


AULA DE CONVIVÊNCIA

A aluna Vitória Alves dos Santos, de 9 anos, ao expressar sua felicidade em receber o kit e por estudar na Instituição, falou à Boa Vontade TV (canal 23 da SKY): “Quando entrei aqui, pensei que estava sonhando. Aí, quando soube que era verdade, verdade verdadeira, pulei de alegria. Ao chegar em casa, cantei, chorei e tudo mais. Ah, estou tão feliz de estar nesta escola! (...) Aqui é muito bom para todas as crianças do mundo, porque a educação é boa. Com essa educação, quando crescermos, vamos ser respeitados e vamos respeitar as pessoas. Eu aprendo muitas coisas: inglês, espanhol, libras, dança, cultura ecumênica, convivência. Convivência: o que quer dizer? Conviver uns com os outros. Isso faz muita diferença para o crescimento e o desenvolvimento das crianças. E, se a gente crescer assim com respeito e tudo mais, com as outras pessoas, o mundo não vai ter sujeira. Só vai ter beleza. O respeito vai ser uma das coisas principais na sociedade”.


“UMA ESCOLA QUE RESPIRA”

Recebi uma simpática publicação, o jornal mural “Resumo da Semana”, do Instituto Educativo da LBV, em São Paulo/SP, e desejo aqui compartilhar com vocês alguns trechos. Descreve um pouco o que vimos desenvolvendo nessa área e do sentido de humanidade que existe nesse — podemos dizer — mutirão permanente em prol do crescimento do Brasil:

“A base e o diferencial da nossa escola, assim como da rede de ensino da LBV, são a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a linha pedagógica criada pela LBV. Essa linha educacional propõe um ensino que alie qualidade pedagógica à Espiritualidade Ecumênica, visando à formação de cidadãos mais fraternos, o que não significa dizer desprovidos de senso crítico ou despreparados para enfrentar um mundo repleto de riscos e reveses, conforme postula o seu propositor.

“O sucesso dessa prática pedagógica é observado no grande número de alunos da LBV que, pelos bons resultados obtidos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e em vestibulares, dão continuidade à carreira acadêmica. Para que se tenha ideia do que isso significa, mais de 75% dos estudantes que concluíram o ensino médio no Instituto de Educação da LBV em 2012 cursarão uma faculdade já em 2013. (...)

“No Instituto da Legião da Boa Vontade, onde livros, tintas; cadernos, tijolos, azulejos, cimento; alunos, um batalhão de profissionais se desdobram para deixar a escola ‘brilhando’ para o início do ano letivo. O nosso informe mostra um pouco do que aconteceu por aqui nesse período de férias. (...)

“Agora, imagine a reforma sem o trabalho zeloso da dedicada equipe da limpeza. Impossível, não é?! Por isso, nossa homenagem a esses trabalhadores que deixaram a escola ‘aquele luxo’ para receber cerca 1.500 alunos (Educação infantil, ensino fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos — EJA) que desfrutarão de uma educação de qualidade, assim como de toda a estrutura oferecida pela LBV.”

Aos estudantes e a toda a equipe que integra a nossa rede de ensino, meus votos de sucesso na experiência e no aprendizado que conquistarão em 2013.



José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Homem perde a vida em acidente entre carro e ônibus na BR-470, em Blumenau

Pedro Lindonez Batista Gomes, de 40 anos, morreu na manhã desta sexta-feira, por volta das 5h30min, em um acidente no Km 57 da BR-470, em Blumenau.

Ele dirigia um Corsa, com placas de Blumenau, que se envolveu em uma batida de frente com um ônibus de Caxias do Sul (RS). Gomes morreu na hora.

O motorista do ônibus e os 38 passageiros não se feriram. O acidente provocou congestionamentos na rodovia.

Força Nacional de Segurança vai atuar nas transferências de presos em Santa Catarina

A tropa, que seria de 350 homens, teria sido autorizada pelo Ministério da Justiça a vir ao Estado depois de tratativa com o governador Raimundo Colombo, em reunião quarta-feira à noite na Casa d'Agronômica, como uma das ofensivas na ação para dar fim a onda de atentados no Estado.

Os integrantes da Força Nacional devem atuar na transferência dos presos líderes da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC), que estão a maioria na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis.

São esses criminosos que estariam ordenando a segunda onda de ataques a ônibus, veículos e prédios públicos, há duas semanas.

Pelo menos 20 bandidos da facção deverão ser removidos para presídios federais em outros estados, onde ficarão isolados no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Uma operação deverá ocorrer nos próximos dias, mas nem as polícias nem os governos informam a data por questão de segurança.

A vinda das tropas federais deverá reforçar as equipes na ação de transferência e também para guarnecer os presídios. Isso porque há temor das autoridades que a ida dos líderes do PGC para fora de SC desencadeie revolta dos detentos e rebelião.

Alojamento no Centro de Ensino da PM

Os grupos de policiais da Força deverão ficar alojados no Centro de Ensino da Polícia Militar, na Trindade. Ainda não houve nenhuma manifestação oficial dos governos federal ou estadual sobre quanto tempo a tropa deverá permanecer em Santa Catarina.

Elas tratam o reforço em sigilo, por enquanto, embora o assunto comece a vazar e ganhar corpo. Um grupo defende a divulgação como forma de amedrontar os criminosos que estão nas ruas cumprindo as ordens do PGC.

Desde o dia 30 de janeiro, ocorreram 98 ataques. Hoje, um caminhão foi parcialmente incendiado em Tubarão.

Ministério da Justiça diz que não irá comentar

O Ministério da Justiça disse por meio da assessoria de imprensa que não irá comentar sobre a vinda da Força Nacional de Segurança a Santa Catarina, nem as declarações da secretária da Justiça Ada De Luca informando sobre a chegada das tropas.

Segundo o Ministério da Justiça, o motivo é uma questão de estratégia de ação. Nesta quinta-feira à tarde, em reunião com vereadores na Capital, Ada afirmou que as tropas federais estão a caminho do Estado.