sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Educação e humanidade

Paiva Netto


Começou com entusiasmo o ano letivo de 2013 nas escolas da LBV. Direciono especial atenção a essa frente de trabalho da Legião da Boa Vontade empenhada em contribuir para uma melhor qualificação material, moral e espiritual de crianças, jovens e adultos.

Para o início das atividades, milhares de kits de material escolar e pedagógico, da Campanha “Criança Nota 10 — Sem Educação não há Futuro!”, estão sendo entregues às gurias e guris atendidos pela LBV no país.


AULA DE CONVIVÊNCIA

A aluna Vitória Alves dos Santos, de 9 anos, ao expressar sua felicidade em receber o kit e por estudar na Instituição, falou à Boa Vontade TV (canal 23 da SKY): “Quando entrei aqui, pensei que estava sonhando. Aí, quando soube que era verdade, verdade verdadeira, pulei de alegria. Ao chegar em casa, cantei, chorei e tudo mais. Ah, estou tão feliz de estar nesta escola! (...) Aqui é muito bom para todas as crianças do mundo, porque a educação é boa. Com essa educação, quando crescermos, vamos ser respeitados e vamos respeitar as pessoas. Eu aprendo muitas coisas: inglês, espanhol, libras, dança, cultura ecumênica, convivência. Convivência: o que quer dizer? Conviver uns com os outros. Isso faz muita diferença para o crescimento e o desenvolvimento das crianças. E, se a gente crescer assim com respeito e tudo mais, com as outras pessoas, o mundo não vai ter sujeira. Só vai ter beleza. O respeito vai ser uma das coisas principais na sociedade”.


“UMA ESCOLA QUE RESPIRA”

Recebi uma simpática publicação, o jornal mural “Resumo da Semana”, do Instituto Educativo da LBV, em São Paulo/SP, e desejo aqui compartilhar com vocês alguns trechos. Descreve um pouco o que vimos desenvolvendo nessa área e do sentido de humanidade que existe nesse — podemos dizer — mutirão permanente em prol do crescimento do Brasil:

“A base e o diferencial da nossa escola, assim como da rede de ensino da LBV, são a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a linha pedagógica criada pela LBV. Essa linha educacional propõe um ensino que alie qualidade pedagógica à Espiritualidade Ecumênica, visando à formação de cidadãos mais fraternos, o que não significa dizer desprovidos de senso crítico ou despreparados para enfrentar um mundo repleto de riscos e reveses, conforme postula o seu propositor.

“O sucesso dessa prática pedagógica é observado no grande número de alunos da LBV que, pelos bons resultados obtidos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e em vestibulares, dão continuidade à carreira acadêmica. Para que se tenha ideia do que isso significa, mais de 75% dos estudantes que concluíram o ensino médio no Instituto de Educação da LBV em 2012 cursarão uma faculdade já em 2013. (...)

“No Instituto da Legião da Boa Vontade, onde livros, tintas; cadernos, tijolos, azulejos, cimento; alunos, um batalhão de profissionais se desdobram para deixar a escola ‘brilhando’ para o início do ano letivo. O nosso informe mostra um pouco do que aconteceu por aqui nesse período de férias. (...)

“Agora, imagine a reforma sem o trabalho zeloso da dedicada equipe da limpeza. Impossível, não é?! Por isso, nossa homenagem a esses trabalhadores que deixaram a escola ‘aquele luxo’ para receber cerca 1.500 alunos (Educação infantil, ensino fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos — EJA) que desfrutarão de uma educação de qualidade, assim como de toda a estrutura oferecida pela LBV.”

Aos estudantes e a toda a equipe que integra a nossa rede de ensino, meus votos de sucesso na experiência e no aprendizado que conquistarão em 2013.



José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário