quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bombeiros encontram corpo de homem que se afogou no Rio Itajaí-Açu

O Corpo de Bombeiros encontrou na tarde desta quarta-feira, por volta das 18h, o corpo de Jucélio Miguel dos Santos, 34 anos, que estava desaparecido no Rio Itajaí-Açu, no Bairro Salto do Norte. Ele estaria com um amigo na beira do rio na tarde de segunda-feira, quando se afogou, próximo à Celesc.

De acordo com os bombeiros, o colega de Santos relatou que os dois costumavam ir ao local com frequência. O trabalho de procura começou ainda na segunda, mas sem sucesso devido a forte correnteza, pedras e cor escura da água. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.

Cantor Wando morre aos 66 anos

Morreu na manhã desta quarta-feira, por volta das 8h, o cantor Wando, aos 66 anos. Ele estava internado desde o dia 27 de janeiro no hospital Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um dos maiores nomes da música romântica no país — com mais de 10 milhões de discos vendidos em 40 anos de carreira —, Wando não resistiu a uma série de complicações e sofreu uma parada cardíaca.

Famoso pelas composições românticas — chamadas de "música brega", rótulo que ele renegava —, como "Moça" e "Fogo e Paixão", o cantor chegou ao hospital com angina (dores no peito causadas por falta de sangue no coração). Ele foi submetido a um cateterismo, mas com a piora do quadro precisou passar por uma angioplastia coronária em caráter de urgência, para desobstrução de múltiplas artérias. Ficou sedado e respirando com ajuda de aparelhos.

No último domingo, apresentava melhora, se comunicava por gestos e chegou a divulgar um bilhete aos fãs em que dizia "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!".

Câncer de Mama

Paiva Netto

Sábado (4/2) foi o Dia Mundial Contra o Câncer, e domingo (5/2) o Dia Nacional da Mamografia. Aproveito as datas para chamar a atenção sobre um mal que acomete cada vez mais pessoas.
Reportagem feita por Sabrina Craide, da Agência Brasil, informa que “o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo (atrás do câncer de pulmão) e deverá ter aproximadamente 52,7 mil novos casos no país este ano, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca)”.
Conforme ressalta o Inca, “o exame clínico da mama deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres entre 40 e 49 anos. E a mamografia deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica”. E mais: “Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. Esse grupo deve ser acompanhado por médico a partir dos 35 anos. (...)”
Quando detectado nos estágios iniciais, as chances de cura são de aproximadamente 95%. Contudo, aponta Ricardo Caponero, diretor técnico-científico da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), “ainda falta conscientização das mulheres para a importância da realização periódica da mamografia. (...) Apenas 30% das mulheres fazem o exame”. Desde 2009, o exame tem cobertura gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), direito assegurado pela Lei 11.664/2008. Em prol de sua saúde, as mulheres não podem abrir mão desse benefício.

PREVENÇÃO
Para melhor conhecimento de todos sobre o assunto, vale consultar o site do Inca, www.inca.gov.br. Vejam, por exemplo, algumas dicas de prevenção:
“Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes [raios x, por exemplo] em idade inferior aos 35 anos”.

AGRADECIMENTO
Recebi do coronel Sila Pereira Rocha, comandante do 5o Grupamento de Bombeiros Militar, agradecimento ao apoio da Legião da Boa Vontade às vítimas das cheias dos rios Paraíba do Sul e Muriaé, que atingiram diversas cidades banhadas por eles no norte fluminense.
“Vale salientar a participação da LBV, que, mesmo antes da primeira solicitação de água potável para os municípios de Campos dos Goytacazes e Cardoso Moreira, já se antecipou com uma entrega de 42 toneladas de água mineral, que foram disponibilizadas para vários municípios atingidos.”
Prosseguiu o comandante: “Sinto-me no dever de parabenizar a LBV pela presteza, solidariedade e seriedade com que tratou os assuntos de apoio aos desabrigados e desalojados. (...) Apresento protesto de mais elevada estima e consideração”.
Grato, coronel Sila. É como costumo dizer, Força Armada e Civil, tudo é Brasil!

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nazareth em Itajaí

Já estão em Itajaí os escoceses da banda Nazareth, que se apresenta pela primeira vez na cidade nesta quinta-feira (09), na Sociedade da Vila, a partir das 20h30. Os músicos internacionais resolveram antecipar a vinda a Itajaí para conhecer alguns pontos do município onde irão se apresentar, como o local onde será instalada a Vila da Regata, restaurantes, bares, praias entre outros pontos. Uma visita ao Prefeito em seu gabinete também está prevista para acontecer.

Marcada pela voz inigualável de Dan McCafferty, a banda de rock Nazareth tem mais de 40 anos de estrada. Donos de um repertório extremamente variado e construído com mais de 20 álbuns oficiais, recheados de composições próprias e de versões surpreendentes, os músicos escoceses farão um show memorável em Itajaí, com muita música e emoção.

A banda Nazareth se consagrou de várias formas e em vários fronts como uma banda setentista formada nos anos 60. Os quatro escoceses iniciaram seu trabalho com rock clássico, logo mostrando sua crueza e levando para dentro do estúdio a fúria das apresentações ao vivo. Amadurecidos, seguiram as tendências da música, sem nunca perder a autenticidade.

Polícia apreende cigarros e diversos outros produtos contrabandeados do Paraguai

Mais de 650 maços de cigarros e objetos vindos do Paraguai foram apreendidos pela Polícia Militar na madrugada desta terça-feira, no município de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina. O flagrante de contrabando aconteceu durante uma operação policial na barreira sanitária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Na operação os PMs abordaram diversos ônibus e, em dois, encontraram os produtos irregulares. Em um dos veículos foram encontrados, no compartimento de carga, 653 maços de cigarros. O responsável foi encaminhado juntamente com o produto apreendido à delegacia da Polícia Federal de Chapecó.

Já em outro, foram encontrados diversos produtos que não passaram pelos trâmites burocráticos e tributários, como celulares, baterias, maquinas digitais, bebidas, cartões de memória, entre outros. O responsável foi liberado e os produtos serão encaminhados a Receita Federal.

Alunos das escolas municipais de Blumenau retornam às atividades nesta quarta-feira

Os 22 mil alunos e 3,5 mil professores das escolas municipais de Blumenau retornam às salas de aula a partir desta quarta-feira para o início do ano letivo. Dentre as mudanças feitas pela Secretaria de Educação para 2012, está a troca dos mobiliários das unidades. Mudança que tem como objetivo disponibilizar aos estudantes mesas e cadeiras conforme o tamanho das crianças.

— Adquirimos no ano passado e agora colocamos na escolas para dar mais conforto aos estudantes. Antes, os alunos de 14 anos usavam os mesmos lugares que os de sete — relata o secretário de Educação, Osmar Matiola.

Problema recorrente no início dos anos letivos, a falta de professores está descartada pelo secretário. De acordo com ele, a chamada de 280 profissionais do concurso público feito no ano passado ajudou para que esse problema fosse evitado.

Desistências de professores que são chamados por outras redes públicas causaram o desfalque de parte do quadro, conforme Matiola. No entanto, segundo ele, as saídas estão sendo repostas com a contratação de professores temporários ou a convocação dos classificados em concursos públicos, se os desistentes forem originários deste processo seletivo.