segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Depressão infantil

Paiva Netto

Recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstra que, em todo o planeta, 20% das crianças e dos adolescentes apresentam sintomas de depressão, como irritabilidade ou apatia e desânimo. Os dados referentes ao Brasil sugerem que esse tipo de distúrbio se faz presente entre 8% e 12% da população infantojuvenil.

É um número preocupante. Saber lidar com essa problemática, que jamais esteve restrita a adultos e idosos, é providência urgente para pais e educadores.

O programa “Educação em Debate”, daBoa Vontade TV (canal 23 da SKY), que discute os principais assuntos da educação pela ótica da Espiritualidade Ecumênica, entrevistou o dr. Gustavo Lima, psiquiatra da Infância e da Adolescência,quenos aponta algumas causas da depressão nas fases iniciais da vida e como notá-las: “Primeira coisa — uma investigação clínica pormenorizada. Segunda coisa — é muito importante lembrar que os transtornos afetivos na infância ena adolescência são de causa multifatorial, ou seja, diversos fatores podem causar a depressão: genéticos, ambientais, entre outros. Entretanto, na nossa prática clínica, o que aumenta muito a chance de uma criança ficar deprimida são os ambientesfamiliar e escolar desfavoráveis”.


DIFERENÇA COMPORTAMENTAL

O que dificulta, de certa maneira, pais e educadores perceberem que o filho ou o educando está deprimido é o comportamento dessa patologia entre as faixas etárias: “Diferentemente dos adultos, as crianças não ficam deprimidas o tempo inteiro.Às vezes, os pais deixam de levar o filho para uma avaliaçãoporque em algum momento do dia ele se divertiu. E isso não significa que não esteja deprimido”, esclareceu o especialista.

E alertou ainda: “É preciso, também, muito cuidado com os sintomas de ideação de morte, quando vêm à mente ideias suicidas. Quando você está diante de uma criança deprimida com esses sintomas, é muito importante uma avaliação médica e um tratamento com psicólogo. Em alguns casos, dependendo da gravidade, recorrer a tratamento farmacológico”.


PREVENÇÃO

Para o dr. Gustavo Lima — que é membro do Programa de Atendimento a Transtornos Afetivos do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP— existemalgumas atitudes que podem ajudar a prevenir a depressão nas crianças: “Além de um acompanhamento pediátrico,cuidar das horas de sono e da alimentação, um ambiente familiar estruturado é fundamental. Outra coisa importante é uma escola que favoreça o desenvolvimento da criança, que consiga identificar as reais potencialidades dela. Então, saúde, bem-estar, ambientes familiar e escolar favoráveis, prestar atenção também em questões genéticas contribuem, e muito, para se prevenir a depressão infantil”.

Atentemos, pois, às elucidativas recomendações do dr. Gustavo Lima. E não descuidemos de proporcionar aos pequenos e aos jovens um espaço sadio, enriquecido por uma Espiritualidade Ecumênica orientada pelos melhores princípios éticos. Desde cedo, devemos ter consciência de que a prece, ameditação, a confiança em Deus ou nas forças da Natureza são eficientes recursos ao equilíbrio bio-psíquico-espiritual.



José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

É SÓ TIRAR O BODE DA SALA

Certa vez, um sitiante foi até a cidade para falar com o velho padre. Na verdade ele queria descarregar suas reclamações; morava numa velha casinha, com crianças berrando o dia inteiro, a sogra reclamando de tudo e com todos, a mulher que só não ficava suspirando pelos cantos porque não havia cantos disponíveis. O velho padre (um conselheiro do vilarejo), pensou, pensou e perguntou:

-- Você cria um bode também, certo?

-- Certo.

-- Então, coloque esse bode dentro de casa?

-- Como é que é? Como isso vai melhorar minha vida?

-- Experimente fazer o que eu disse por uma semana.

Bem, lá se foi o nosso sitiante colocar o bode dentro de casa. Depois de uma semana, voltou ao velho padre:

-- Padre, coloquei o bode em casa e as coisas só pioraram. O bode está comendo os poucos móveis que temos, ameaçando chifrar as crianças, fica berrando a noite inteira e não deixa ninguém dormir, fora o cheiro horrível que está pela casa.

-- Bom, disse o padre, tire o bode de casa e depois volte aqui.

O sitiante voltou depois de alguns dias, e era só sorrisos:

-- Padre, muito obrigado! Minha casa agora é um paraíso! Sem o bode lá dentro todos se dão melhor, as crianças podem andar sem medo, minha sogra está toda animada escolhendo novas coberturas para os moveis, minha mulher está até mais carinhosa comigo, a casa está cheirando a limpeza....


MORAL DA HISTÓRIA:

A VIDA É ASSIM MESMO, ÀS VEZES ALGUMAS PESSOAS E ATÉ NÓS MESMOS COLOCAMOS OS BODES EM NOSSAS SALAS E NÃO O VEMOS... FICAMOS A PROCURA DE CULPADOS OU CULPANDO A TODOS PELOS INSUCESSOS, OU AINDA A PROCURA DE SOLUÇÕES MILAGROSAS PARA RESOLVER UM OU VÁRIOS PROBLEMAS.... QUANDO SÓ O QUE É PRECISO FAZER É TIRAR O BODE DA SALA.

Motoqueira colide em ônibus na Barra do Rio em Itajaí

Aline Simone Nunes Aranda, 36 anos, se envolveu em um acidente na manhã desta segunda-feira, na rua Aleixo Maba, na Barra do Rio, em Itajaí. A motoqueira tentou ultrapassar um ônibus da empresa Catarinense e acabou batendo na lateral do veículo. A Biz de Aline,  de acordo com a Codetran, foi pressionada contra a calçada. Apesar do susto, porém, Aline só machucou a perna. Ela foi encaminhada ao hospital Marieta Konder Bornhausen.

NEC dá bobeira e Maga vence a primeira partida de sua história

29 de setembro de 2012. Você que acompanha o futebol catarinense, e mais especificamente a Divisão de Acesso, guarde bem esta data. Ela ficará na história.

Neste dia o Maga conseguiu vencer pela primeira vez uma partida oficial. Os números colocam a Associação Maga Esporte Clube muito atrás do famoso Íbis e não deixam dúvidas de quem é o atual pior time do Brasil, e quem sabe até do mundo.

É bem verdade que em 2011 o Maga ganhou três pontos do Pinheiros, mas, por W.O., ou seja, sem entrar em campo. E aqueles três pontos foram perdidos no TJD por escalação irregular de jogador e o time acabou sem pontos na classificação.

Mas na tarde deste sábado, no estádio Gigante do Vale, do XV de Indaial, o Maga conquistou pela primeira vez uma vitória dentro das quatro linhas.

O adversário não poderia ser melhor: o também folclórico NEC, equipe que há anos vem protagonizando cenas pitorescas pelos gramados catarinenses, como, por exemplo, dois W.O. no mesmo campeonato, sendo um deles dentro do próprio estádio porque havia uma festa ocorrendo no horário marcado para a partida (isso em 2009).

O time de Navegantes, que inclusive acabou de retornar de uma suspensão por dívidas com a Federação Catarinense de Futebol, até saiu na frente do Maga, com Adriano, logo no início do primeiro tempo. Mas, o segundo tempo disputado no Gigante do Vale reservou o que ninguém esperava. Dois gols do Maga, que até então não havia marcado gols na competição. Os autores da façanha foram Orli e Rodrigo.

O jogo terminou em 2 a 1, e de virada, para o Maga. Depois de 31 partidas, desde 2009, com 30 derrotas e uma vitória por W.O., 9 gols pró (três fictícios, da vitória por WO), e 132 gols sofridos, o Maga somou de forma oficial seus três primeiros pontos.

Agora, o Maga soma 32 partidas em sua história, com uma vitória em campo, uma vitória por W.O., 30 derrotas, 11 gols pró (só oito com bola rolando) e 133 gols sofridos.

Num bate papo com o Ego, Presidente do NEC, quando acompanhava o jogo entre Oeste e Maga na semana passada, comentei que o Maga só estava no campeonato para fazer figuração, no que o Folclórico dirigente retrucou dizendo que "-Não é bem assim. Não existe mais bobo no futebol". E não é que ele tinha razão! O seu time perdeu e teve a honra de dar os primeiros pontos ao Maga.    

Na próxima rodada o Maga vai embalado para tentar pela primeira vez na história sair da lanterna da competição, tentando a segunda vitória, contra o vice-líder Caçador, fora de casa. O Maga precisa vencer o Caçador e o Jaraguá, finalistas, para tentar sair da lanterna, desde que o NEC não vença nenhuma partida nas duas últimas rodadas. O NEC, por sinal, encara o Jaraguá na próxima rodada.




Porto de Itajaí contrata dragagem de manutenção

O superintendente do Porto, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, assinou na última semana o contrato com a Construtora Triunfo S/A para a realização de dragagens de manutenção das profundidades de 14,5 metros no canal externo e 14 metros no canal interno e bacia de evoluções do Complexo Portuário do Itajaí. A empresa é vencedora do processo licitatório 021/2012 e a dragagem inicia até o próximo dia 15 de outubro. Os serviços serão executados pela draga Virgínia, que opera no sistema hopper e tem capacidade de 750 metros cúbicos. Segundo a empresa contratada, o equipamento já está na região.

“Com a contratação dos serviços vamos manter as profundidades de 14 metros e 14,5 metros, obtidas após as dragagens de aprofundamento realizadas pela Secretaria de Portos (SEP) e concluídas no final do ano passado, o que garantirá que Itajaí possa competir em nível de igualdade com os principais portos brasileiros”, diz Ayres. O contrato tem a vigência de 60 meses e o custo mensal dos serviços gira em torno de R$ 1,4 milhão, em recursos próprios do Porto.

O contrato com a Triunfo prevê ainda a execução de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, contemplando todas as etapas de geração, transporte, segregação, coleta e destinação final, de acordo com as normas ambientais vigentes e em convênio com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A instituição tem parceria de cooperação técnico-científico com a Autoridade Portuária, para prestar assessoria e realizar monitoramentos ambientais na área de influência do Porto de Itajaí.