quinta-feira, 11 de junho de 2015

Empresa apresentou nesta quarta-feira o projeto executivo para as obras da nova bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí

A empresa Triunfo, contratada para as obras da nova bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí, apresentou nesta quarta-feira à superintendência do Porto de Itajaí, praticagem e operadores o projeto executivo da empreitada. Os detalhes serão entregues à Fatma em até 10 dias para integrarem a licença ambiental de instalação.
Assim que o licenciamento estiver concluído a Triunfo poderá dar início aos trabalhos em campo. Por enquanto, a autoridade portuária evita falar em prazos. No setor, há consenso de que a empreitada é urgente para evitar reflexos econômicos decorrentes das atuais restrições na área de manobras.
A empresa decidiu iniciar a obra pela remoção do Molhe Norte e das guias submersas. Em sequência será feita a dragagem da bacia de evolução, que ficará na altura do Saco da Fazenda.
 De acordo com o projeto apresentado pela Triunfo, haverá mais demanda de equipamentos do que de trabalho braçal. A remoção de estruturas demandará um grande número de caminhões, escavadeiras especiais e guindastes.
A empresa terá dois grandes desafios para executar o projeto: o primeiro é dar conta do prazo e da pressão do trade portuário e entregar tudo pronto até setembro do ano que vem. O segundo é executar a obra sem interrupções na movimentação de navios em Itajaí e Navegantes.
Paralelo aos trâmites de licenciamento, a autoridade portuária espera obter autorização da Fatma para que o canteiro de obras seja montado de imediato, antes mesmo de emitida a licença de instalação. A ideia é ganhar tempo.

As obras da nova bacia de evolução são pagas pelo Governo do Estado, ao custo de R$ 103 milhões. Nesta primeira fase, permitirá a entrada de navios com até 335 metros de comprimento _ hoje o limite são 306.

Convite Sessão Solene 155 anos de Itajaí‏

Imagem inline 1

Expoagro de Ibirama terá novidades para o público

A Festa do Agronegócio de Ibirama (Expoagro) está confirmada nos dias 10, 11 e 12 de julho. A comissão organizadora trabalha para finalizar a programação da sexta edição do evento. Uma das novidades já confirmadas é o local da festa, que nesse ano será no Centro de Eventos do município, que fica no Centro da cidade. “O local possui uma estrutura e espaço melhor. A mudança é para oferecer mais conforto e comodidade para moradores e visitantes”, analisa um dos organizadores da Expoagro, Marcos Antonio Miranda.
Outras novidades, ainda não reveladas pela organização, vão fazer parte da programação que conta com a tradicional gastronomia, exposições de animais e produtos, bailes e shows.  As inscrições para a escolha da Realeza da Expoagro 2016 estão abertas até 20 de junho.

Estado ainda enfrenta dificuldades no fornecimento da vacina BCG

Desde novembro, a Divisão de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) enfrenta problemas no fornecimento das doses da BCG vacina contra as formas graves de tuberculose e que deve ser aplicada em todos os recém-nascidos - devido a complicações no repasse pelo Ministério da Saúde. O último lote, com 19 mil doses, chegou ao Estado no dia 21 de maio, porém a Dive garante que são necessárias pelo menos 30 mil doses mensais para suprir a demanda de Santa Catarina

Algumas cidades, como Florianópolis, afirmam que as vacinas devem acabar nesta semana e ainda não há previsão de novo repasse. A estimativa é que pelo menos 200 crianças estão sem a vacina na Capital. O Ministério garante que o novo lote será encaminhado ainda nesta semana, porém não sabe informar a quantidade que será enviada. 

Polícia Militar captura foragido do Presídio de Blumenau

Um homem foragido do Presídio Regional de Blumenau foi capturado nesta quarta-feira à noite. Marciano Wehrmeister, de 25 anos, preso em 2013 por homicídio, havia recebido o benefício da saída temporária do presídio no fim de semana, mas deveria ter voltado até terça-feira. Após denúncias anônimas, a Polícia Militar de Blumenau, em parceria com viaturas de Pomerode, encontrou o foragido na Rua Francisco Correa, no bairro Testo Salto. Segundo a PM, Marciano tentou fugir para a mata, mas foi capturado pelos agentes.