segunda-feira, 16 de abril de 2012

Governo apresenta nova proposta salarial para os professores nesta segunda-feira

O governo apresenta, às 15h desta segunda-feira, a nova proposta salarial para o magistério catarinense. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) na Rede Pública do Ensino do Estado de Santa Catarina vai analisar e submeter a apreciação da categoria em assembleia marcada para as 14h de terça-feira, no CentroSul, em Florianópolis.

A expectativa do Sinte é que o governo mostre como irá aplicar os 22,22% de aumento reivindicado para todos os níveis da tabela, valorizando os docentes graduados. Proposta em contrário, avalia a secretária geral do Sinte Anna Julia Rodrigues, o caminho será o da greve. Em 2011, a greve dos professores se estendeu por 62 dias em Santa Catarina, entre os meses de maio e julho. Os professores pediam a implantação do piso salarial no Estado, com projeção no plano de carreira, além de outras reivindicações. Para acabar com a greve, o governo se comprometeu em formar um grupo de estudos com a presença do sindicato para avaliar as exigências da categoria.

Agora, a categoria pede o cumprimento imediato do aumento de 22,22%, retroativo a janeiro, quando o valor do piso foi reajustado pelo Ministério da Educação e deveria ter sido alterado em toda rede pública. Além disso, a descompactação da tabela salarial, que foi alterada e achatada no ano passado, para que o Estado concordasse em pagar o piso nacional.

Outra reivindicação é o cumprimento da questão da hora atividade - também definida na lei do piso. Ela determina que 33% das aulas dos professores sejam dedicadas a preparação de aulas, correção de trabalhos e provas.

Ontem à noite, na Casa da Agronômica, o Grupo Gestor responsável pela elaboração da proposta discutida durante a semana com a direção do Sinte, apresentou os números ao governador Raimundo Colombo.

Os índices não foram revelados e serão apresentados hoje, às 16h, em entrevista coletiva, na Secretaria de Educação. O impasse ganhou peso depois de decisão do Ministério da Educação que fixou os pisos salariais dos professores acima da inflação. As finanças públicas sofrem impacto de aumento de em torno de 20% ao ano.

Homem é assassinado no Santa Regina

Jucelito Néris, 38 anos, foi assassinado no final da noite deste domingo (15). O crime aconteceu na rua Paramaribo, Loteamento Santa Regina em Camboriú.

Segundo testemunhas, Jucelito caminhava pela rua quando se aproximou uma moto. O motoqueiro, que usava um capacete preto, disparou duas vezez.

Um dos tiros atingiu o lado esquerdo do tórax. A polícia investiga o caso.

Dono de restaurante morre baleado durante assalto em Itajaí

Daniel Patrício, 55 anos, foi assassinado durante um assalto no restaurante de sua propriedade. Ele reagiu e foi atingido por um tiro.

O comerciante era proprietário do Restaurante e Pizzaria 604, localizado na avenida Ministro Luiz Galloti, no bairro Cidade Nova em Itajaí.

Na noite de sábado ele abriu o estabelecimento por volta de 19h. Meia hora depois um rapaz armado invadiu e restaurante e pediu para que Daniel passasse todo o dinheiro do caixa. Ele só tinha R$ 70 reais e entregou para o bandido. Um segundo elemento esperava no lado de fora.

Revoltado com a situação, o comerciante tentou impedir a fuga segurando o marginal. O assaltante apontou o revólver e disparou.

Ele foi socorrido pelo filho Alessandro que tentou levar o pai para o hospital. Ele morreu ao dar entrada no pronto socorro do Marieta.



Jovem morre em acidente entre carro e caminhão na BR-470

Leandro Kalfels, de 22 anos, morreu domingo, em um acidente com um caminhão no Km 145,9 da BR-470, em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. A batida foi às 23h40min.

Kalfels estava em um Brava com placas de Joinville. Ele morreu no local do acidente. Outras duas pessoas que estavam no carro ficaram feridas. O motorista do caminhão, com placas de Capanema (PR), não se feriu.