segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

União pelo bem de todos

Paiva Netto

Em 21 de janeiro, promovemos, nas cidades de Brasília/DF, Maringá/PR, Recife/PE e Salvador/BA, Atos Ecumênicos pela Paz, para celebrar o Dia Mundial da Religião.

O Ecumenismo Divino, que propomos seja vivenciado pelas populações da Terra, visa à união de todos pelo bem de todos; por exemplo, na decidida busca de soluções dos graves problemas, como o da falta d´água em vários lugares no Brasil e no mundo.

Trabalhamos diuturnamente a fim de que os corações conquistem o estado ideal de entendimento justo, respeitoso e fraterno, que deve imperar na Religião, na Política, na Ciência, na Filosofia, no Esporte, na Arte, nas relações internacionais, na Cultura em geral, em qualquer parte.

A ministra Ideli Salvatti ao lado de Émerson Damásio (E) e Paulo Medeiros (D), do Templo da Boa Vontade. Foto: Gustavo Henrique de Lima
Tivemos o prazer de contar, no Templo da Boa Vontade (TBV), com a presença da dra. Ideli Salvatti, ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República.

Suas palavras à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV, imprensa e internet) demonstram a relevância desse modesto esforço de Fé Realizante:

Foi uma grata surpresa visitar o Templo da Boa Vontade, e eu a faço num dia também muito especial, porque Deus é fonte de Vida. Então, é muito importante estarmos aqui, participando deste momento. É a garantia de que, no nosso país, há gente que trabalha arduamente para dar respeito à liberdade de crença; que cada brasileiro ou brasileira tem o direito de escolher a sua religião ou o direito de não ter uma religião; de poder praticar o seu culto; e de que o Estado continue absolutamente laico, permitindo a todos expressar, manifestar e praticar a sua religião.

“Então, é um momento especial. O Brasil pode dar um grande exemplo, como já damos na convivência entre as etnias, entre as diversas raças, culturas. Que a gente também dê este exemplo para o mundo de Paz e convivência pacífica, pela profissão de Fé que cada um tem o direito de ter!”.

E prossegue a ilustre ministra, no TBV, um local ecumênico, numa data que foi instituída pela Presidência da República como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa: “Para nós, realmente é uma forma muito simbólica de marcar o compromisso do governo da presidenta Dilma, do Estado brasileiro, com respeito à diversidade religiosa. Que todas as pessoas possam exercitar e professar a sua Fé e com plena e ampla liberdade de culto, respeitosamente!

“O Paiva Netto é um grande parceiro, a LBV é uma grande parceira, um ator importante na luta da garantia da promoção e da defesa dos Direitos Humanos no nosso país”.

Aos que se encontravam na Nave do TBV, ela gentilmente declarou: “Em meu nome, em nome da presidenta Dilma Rousseff, quero saudar de forma fraterna, de forma solidária, a todas as lideranças religiosas que comparecem a este tão importante ato que a Legião da Boa Vontade propicia neste Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”.

Ao término de seu pronunciamento, a sra. Ideli fez uma saudação por demais significativa: “Que a Paz de Deus, sob todas as formas que Ele se apresenta, esteja no meio de nós, esteja conosco. (...) E que a paz de todos esteja sintonizada com a Paz de Deus!”.

Assim seja para nós, cidadãos do mundo, hoje e sempre! 

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

Chegam a 32 os casos de dengue em Itajaí

O número de pacientes que contraíram dengue em Itajaí em 2015 subiu de 24 para 32 casos neste fim de semana — outros 108 estão em análise. Balneário Camboriú também registrou dois casos nesta segunda-feira, conforme relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), porém, os pacientes são turistas e contraíram a doença em São Paulo.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Jacqueline Koch, informou que as novas confirmações vieram sábado. Os pacientes moram no São Vicente, bairro em que estão concentrados os casos de contaminação. A profissional diz que o bloqueio e a pulverização de inseticida no local foram feitos ainda no fim de semana:
— Também fizemos um mutirão no sábado no São Vicente. Conseguimos visitar as casas em que os donos não estavam durante a semana. Hoje (segunda-feira) vamos dar continuidade aos trabalhos de conscientização.
A enfermeira destaca que a principal dificuldade ainda é a resistência de moradores, que não permitem a entrada dos agentes de endemias. Ela também observa que em muitas casas já visitadas os focos do mosquito têm sido recorrentes e alerta que somente com a colaboração de todos será possível combater o problema.
— Cada um tem que fazer a sua parte, uma pequena tampinha de garrafa esquecida no quintal pode virar criadouro do mosquito — completa.

Três ruas do São Vicente mudam de sentido a partir de hoje em Itajaí

Três importantes vias do bairro São Vicente passam a ter sentido único de direção a partir de hoje. As mudanças fazem parte da implantação do Binário do São Vicente.
O sentido da rua Vereador Airton de Souza passa a ser da Estefano José Vanolli para a rua Luiz Lopes Gonzaga. O fluxo de veículos da rua Rui Vieira seguirá da rótula próxima à ponte da Nova Brasília sentido Estefano José Vanolli. Também sofrerá intervenção a rua Pedro Batista da Silva, que seguirá da rua Luiz Lopes Gonzaga em direção à Estefano José Vanolli.

Mãe e filho ficam feridos após desabamento de telhado em Itajaí

Duas pessoas ficaram feridas na manhã deste domingo após o desabamento de um telhado em Itajaí. O acidente aconteceu por volta das 9h30min na rua Inspetor Francisco Vechani, no bairro Espinheiros.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, Leonardo Martins, 25 anos, e a mãe Sonia Regina da Silva, 54 anos, acompanhavam Marcos Leandro da Silva, 31 anos, enquanto ele construia uma casa de madeira, quando o telhado desabou sobre eles.

Apesar do susto, Leonardo e Sonia sofreram apenas escoriações. Por precaução, eles foram levados pelos bombeiros até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cordeiros.

Chapecoense goleia Inter de Lages por 5 a 0

Na estreia do Campeonato Catarinense, a Chapecoense goleou o Internacional de Lages pelo placar de 5x0, neste sábado (31), na Arena Condá, em Chapecó. A goleada foi resultado de um jogo onde os donos da casa dominaram do início ao fim da partida. Os gols foram marcados por Ananias duas vezes, Gil, Camilo e Roger. 

Com o placar elástico, a Chapecoense assumiu a liderança da competição na primeira rodada. O próximo confronto do Verdão é na próxima terça-feira (03), fora de casa, contra o Guarani de Palhoça.

Além dos cinco gols da partida, a Chapecoense ainda teve duas bolas na trave e um pênalti não marcado pela arbitragem.

Metropolitano e Marcílio Dias empatam em 1 a 1

Foto: Flavio Roberto/CNMD
Bastaram três minutos para definir um jogo que durou 90. Metropolitano e Marcílio Dias empataram em 1 a 1 na tarde deste domingo, no Estádio do Sesi, na abertura do Campeonato Catarinense. Os gols, marcados aos 18 e aos 21 minutos do primeiro tempo, foram os únicos lances de emoção em uma partida marcada pelos erros de passe e pela forte marcação. 


O jogo começou melhor para o Marinheiro, que logo a dois minutos obrigou Thiago Chitão a fazer uma grande defesa depois da falta cobrada por Athos. Os minutos iniciais se resumiram ao Metropolitano tentando furar a forte marcação adversária e ao Marcílio Dias levando perigo em bolas paradas.

Até que aos 18 minutos Rodnei acertou um belo chute de fora da área e abriu o placar para o Verdão. Só que mal deu tempo de comemorar e três minutos depois Schwenck aproveitou uma falha da marcação para, de cabeça, empatar o jogo.

No segundo tempo, o jogo caiu muito e foram raras as oportunidades. O Metropolitano abusou dos chutes de longa distância e o Marcílio levou certo perigo em lances de bolas aéreas. Na melhor chance de gol, aos 40 minutos, Ariel recebeu de cara para o gol, mas Pablo garantiu a igualdade no placar.

Na próxima rodada, o Metropolitano joga fora de casa contra o Inter de Lages. A partida está marcada para a quarta-feira, às 20h30min, no Estádio Vidal Ramos Júnior. O Marinheiro também joga na quarta, mas às 22h, contra o Figueirense, no Estádio Robertão em Camboriú. 

Polícia Militar apreende 15 máquinas caça-níqueis em Blumenau

Na madrugada desta segunda-feira a Polícia Militar apreendeu 15 máquinas caça-níqueis que funcionavam irregularmente na Rua Theodoro Pereira, no bairro Vila Nova, em Blumenau. A PM chegou ao local após denúncias e cinco pessoas jogavam no momento da abordagem. 

Além do livro de registro, 15 cedulários e cerca de R$ 2,2 mil também foram apreendidos e levados para a Central de Polícia. O proprietário das máquinas assinou um termo circunstanciado e foi liberado.