segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Defesa Civil confirma tsunami meteorológico no Sul de SC

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o fenômeno que provocou a forte onda na praia de Balneário Rincão, no Sul do Estado, na tarde de domingo foi consequência de um tsunami meteorológico. De acordo com o órgão, a perturbação da pressão atmosférica sobre o mar, a velocidade e a direção da tempestade foram os fatores que ocasionaram o evento. 
Por volta das 16h30min de ontem, alguns carros estacionais na faixa de areia da praia foram arrastados para dentro do mar, após uma forte onda atingir a costa da praia. Segundo os bombeiros, fez forte calor durante o dia na região, além do vendaval que provocou estragos.
Conforme a nota da Defesa Civil, o fenômeno raro, perigoso e geralmente ocorre durante a passagem de "linhas de instabilidade atmosféricas intensas". Em 2009, um tsunami meteorológico já havia sido registrado na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis.

Gaspar está sem coleta de lixo

Com uma briga na Justiça referente a um contrato emergencial, sobrou para os moradores de Gaspar começarem a semana sem coleta de lixo. O serviço seria feito por uma nova empresa a partir desta segunda-feira, a Transólido Transportes de Resíduos, contratada emergencialmente para operar por seis meses enquanto o município faz uma nova licitação, mas um mandado de segurança no fim de semana fez a Justiça suspender a proposta e a empresa não pôde iniciar os trabalhos.
O contrato em vigor até então em Gaspar, com a empresa Say Muller, venceu neste domingo. Com a data já esperada, a prefeitura lançou uma licitação para o serviço em julho, mas o edital foi revogado pela Justiça. Com o vencimento próximo, em setembro o Samae convocou empresas interessadas fazer a coleta emergencialmente por seis meses, e a Transólido foi a vencedora. No entanto, a Say Muller entrou com o mandado de segurança alegando não concordar com o resultado do processo.
Publicidade
Através da assessoria de imprensa, a prefeitura de Gaspar e o Samae disseram que estão trabalhando para derrubar a liminar e manter o acordo com a Transólido. Uma reunião entre o procurador do município e o juiz responsável pelo caso estava marcada para o fim da manhã desta segunda-feira. Ainda não há uma previsão para quando a coleta de lixo deve ser retomada.