quinta-feira, 16 de julho de 2015

TJ nega liberdade a vereador Zé da Codetran preso em operação do Gaeco

Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou o pedido de liberdade feito com urgência pela defesa do vereador José Alvercino Ferreira, Zé da Codetran (PP), na madrugada de quarta-feira. Ele foi preso preventivamente na manhã da última terça-feira durante a operação Parada Obrigatória I e II feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em Itajaí. 

A liminar foi apreciada pelo desembargador Jorge Luis Costa Beber de madrugada, mas ainda falta ser julgado o mérito do habeas corpus _ quando o jurista avalia as razões expostas pelo advogado para decidir se atende ou não ao pedido _ ainda sem prazo para ocorrer. O advogado do vereador, Luiz Antônio Alves, afirma que ainda não teve acesso ao conteúdo das investigações.

— É uma das questões que levantamos no habeas corpus: estamos há 48 horas sem ter contato com as provas — diz.

No pedido de soltura a defesa também alegou que Zé foi exposto a "ato humilhante execrável" por ter fotos do seu cadastro no Presídio da Canhanduba divulgadas em redes sociais. No entanto, o desembargador não considerou a exposição da imagem justificativa para a soltura. 

Conforme Alves, Zé não sabe do vazamento: 

— Acho que seria um constrangimento muito grande para ele neste momento.

O advogado informou que a partir desta quinta, Zé também está sendo representado por um escritório de advocacia de Florianópolis, sem informar o nome. Segundo o advogado, só vai ser feito um novo pedido de liberdade após a defesa ter acesso ao processo.

— Ele (Zé) está sem entender a razão da prisão, se mostrou muito desinformado. Está transtornado — conta.

O advogado também informou que o vereador está sozinho em uma das celas do Presídio da Canhanduba porque conta com curso superior. Como está no setor de triagem, o vereador ainda não recebeu visita da família. O único pedido feito por ele, de acordo com Alves, foi uma bíblia.

— Ele é muito religioso, costuma frequentar a igreja.

O vereador também teria pedido ao advogado para "acalentar" os familiares e amigos porque "ele está com a consciência tranquila". 

Nelson Mandela

Paiva Netto

Nossa homenagem ao ilustre advogado e extraordinário líder político Nelson Rolihlahla Mandela, que retornou em 5 de dezembro de 2013 à Pátria Espiritual. 

Primeiro presidente negro da África do Sul, governando-a de 1994 a 1999, destemidamente lutou contra o apartheid, desumano regime de segregação racial que, por tanto tempo, infelicitou o extremo sul do continente africano. 

Em 18 de julho de 2015, Mandela completaria 97 anos. Foi um ser humano digno de admiração. Prêmio Nobel da Paz em 1993, ele foi condecorado no Brasil, para honra nossa, em 1997, com a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica, láurea concedida pelo ParlaMundi da LBV, em Brasília/DF.

Hoje, Madiba, como era afetuosamente chamado, segue o seu ativismo pela causa da liberdade, agora, na condição de Espírito Eterno.

Recentemente, uma equipe de reportagem do SBT acompanhou uma aula no Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP, sobre a importância de Mandela para a democracia e a Paz. 

O respeito às diversas culturas e a vivência fraterna e ecumênica que diariamente despertamos nas crianças ficam demonstrados neste depoimento da aluna Lara Vitória, então com 8 anos: “Nós aprendemos desde pequeninos na escola que somos todos iguais e não importa se somos negros, brancos, de outras religiões. O que importa é o Amor que temos uns pelos outros”. 

Pedagogia pela Paz
“A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.” É um trecho do Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completará, em 10 de dezembro, 67 anos.

Irmanada a esse preceito, em 22 de novembro de 2013, na Lincoln AvenueSchool, em Orange/New Jersey, ocorreu bela cerimônia de conclusão do programa Estudantes de Boa Vontade pela Paz, desenvolvido pela LBV dos Estados Unidos nos colégios norte-americanos. De forma dinâmica e entusiasmada, quase mil alunos participaram da solenidade. A iniciativa visa incentivar a liderança solidária entre os educandos e favorecer um ambiente escolar livre de violência.

Ao longo de dois meses, em parceria, educadores da LBV e professores do local orientaram crianças e adolescentes sobre o tema “conscientizar, compartilhar e ajudar”. Os alunos decidiram, então, pôr em prática um pouco do aprendizado. Promoveram na comunidade, com o apoio de voluntários da LBV, uma campanha de alimentos para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social do Condado de Essex/NJ. Trata-se de exemplar atitude que proporcionou alegria aos atendidos no dia 28/11, feriado de Ação de Graças naquele país.

O embasamento desse esforço dos educadores vem das etapas do MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva) — a metodologia de aplicação da Pedagogia do Afeto (para crianças de até 10 anos) e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir de 11 anos), que trabalhamos nas escolas da LBV no Brasil.

Nos Estados Unidos, como em muitos outros países, o problema da violência nas escolas é preocupante. E, segundo me informa o representante da LBV na ONU, Danilo Parmegiani, a Pedagogia da Boa Vontade, com a sua Cultura de Paz, tem obtido relevantes resultados em terras norte-americanas, pois todos percebem os benefícios de conciliar o currículo formal com a experiência da Boa Vontade em ação.


A notícia nos mostra o alcance da Espiritualidade Ecumênica entre os estudantes. Em É Urgente Reeducar!, ressalto que ela é o berço dos mais generosos valores que nascem da Alma, a morada das emoções e do raciocínio iluminado pela intuição, a ambiência que abrange tudo o que transcende ao campo vulgar da matéria e provém da sensibilidade humana sublimada, a exemplo da Verdade, da Misericórdia, da Moral, da Ética, da Honestidade, do Amor Fraterno.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Presidente Dilma Rousseff inaugura ponte de Laguna

crise política e econômica do país permearam a inauguração da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Antes da presidente Dilma Rousseff (PT) subir ao palco da cerimônia, simpatizantes e contrários ao governo federal petista chegavam para o evento — os primeiros subindo a ponte, onde estava montado o palco, os outros permanecendo na entrada ou nas laterais com cartazes de protesto.

Dilma chegou junto com o governador Raimundo Colombo (PSD) e foi ovacionada pela militância em frente ao palco, equilibrando o barulho com os apitos dos manifestantes e buzinas dos caminhões que passavam ao lado, no engarrafamento da antiga travessia.
Antes da chegada de Dilma e sua comitiva, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) era o político de maior destaque a aguardar a cerimônia — o espaço para autoridades trazia prefeitos e deputados estaduais da região, ex-parlamentares e muitos assessores. O peso político cresceu quando o palco foi preenchido: deputados federais, o senador Dário Berger (PMDB), os ex-governadores Casildo Maldaner (PMDB) e Paulo Afonso Vieira (PMDB), os ministros Manoel Dias (PDT), do Trabalho, e Antonio Carlos Rodrigues (PR), dos Transportes.

Foram poucos e breves discursos. O prefeito Everaldo dos Santos (PMDB) e Colombo compararam a presidente a Anita Garibaldi, a heroína que batiza a ponte, e lhe deram presentes com a figura da homenageada. O prefeito, um quadro, o governador, uma estatueta.
Colombo sugeriu que a presidente deixasse a imagem de Anita em seu gabinete, como inspiração de coração. Foi enfático ao proclamar gratidão e ressaltou que a petistas pode contar com sua solidariedade, referência velada ao momento político conturbado.
— Quero aqui registrar o mais forte sentimento de solidariedade. A senhora sabe que pode contar com a gente em todos os momentos. Esse sentimento é de gratidão e de reconhecimento.
Em sua fala, Dilma agradeceu Colombo. Disse que a parceria com o Estado continua com as obras previstas no programa de concessões que inclui as BRs 280, 470 e 282 — citando trechos e citadas envolvidas. Lembrou a visita que fez a Laguna em maio de 2012 para assinar a ordem de serviço para a obra, recordando as presenças de Colombo e dos então senadores Casildo Maldaner e Luiz Henrique da Silveira (PMDB), morto em maio deste ano. Disse que a ponte é uma homenagem aos que acreditaram ser possível construí-la.
A presidente fez referências diretas à crise econômica e ao ajuste fiscal. Disse que é necessário humildade para reconhecer as dificuldades e coragem para superá-las.

— Hoje estamos passando por dificuldades econômicas, mas quero dizer pra vocês que tem gente que diante da dificuldade desiste. Nós não somos esse tipo de gente. Enfrentamos a dificuldade, porque só enfrentando a dificuldade você é capaz de superar.

Polícia Federal prende patrões da cocaína em Santa Catarina

Caminhonetes importadas, jet-skis, motos e imóveis, entre eles um edifício em construção nos Ingleses, em Florianópolis, estão na lista de bens sequestrados de três homens que a Polícia Federal (PF) afirma serem os principais patrões da distribuição de cocaína em Santa Catarina.
A ação faz parte da Operação Trinca de Ases desencadeada pela PF nesta quarta-feira em Santa Catarina, Curitiba e Mato Grosso do Sul.

Foram presas sete pessoas e cumpridos 18 mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa especializada na venda a atacado de cocaína. A PF diz que os principais integrantes são suspeitos de se passarem por empresários para lavar dinheiro do tráfico na construção civil.
De acordo com o delegado chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF em Florianópolis, Gustavo Trevisan, o principal alvo da ação policial é Sebastião Pereira Barbosa, o Tião, 35 anos, morador dos Ingleses, Norte da Ilha, preso de manhã em casa.

Além dele, a PF aponta como patrões da coca outros dois homens presos no Estado, que são Jonas Cardoso, 39 anos, de Joinville, e Romildo Correa, o Mido, 39, de Balneário Camboriú.

Os três tiveram prisão preventiva decretada pela Vara do Crime Organizado e estão na Superintendência da PF, na Capital. Outras quatro pessoas foram presas. Um homem do Mato Grosso do Sul que viveu dois anos em Balneário Camboriú está foragido. A operação aconteceu em Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Tijucas, Tubarão, Curitiba (PR) e Campo Grande (MS).
— São três distribuidores de cocaína que contavam com um fornecedor de cocaína do Mato Grosso do Sul, que ainda está foragido. O que chamou a nossa atenção é que estavam se especializando em lavagem de dinheiro construindo e vendendo apartamentos sem terem empresas constituídas — disse o delegado sobre o levantamento de bens e o bloqueio de contas dos investigados.
Ao todo, a PF conseguiu o sequestro de 23 veículos do bando. Apenas em relação a Sebastião, a PF apreendeu uma Land Rover Discovery, uma S-10, duas motos e dois jet-skis.
Esta é a quarta vez que Sebastião Pereira Barbosa, o Tião, é preso por tráfico de drogas, conforme os policiais federais.

— Ele já foi condenado e cumpriu pena duas vezes. A última prisão havia sido há um ano e meio em São José. Ficou 60 dias preso e foi solto. Depois, logo voltou ao tráfico e se soltar vai voltar de novo — disse o delegado Trevisan.

Ao longo da investigação, houve duas apreensões de cargas de cocaína ligadas aos presos.

Uma delas foi de 50 quilos que estavam em um fundo falso eletrônico adaptado em uma Caminhonete Edge, em fevereiro, na BR-101 Sul.
A outra foi de 20 quilos da droga apreendida em um Fox, também na BR-101, em março, na região de Paulo Lopes.

— Na investigação conseguimos associá-los entre si e ao tráfico de cocaína, que era de alta pureza. Temos registrados encontros pessoais, fotografias, mensagens e conversas telefônicas. Movimentavam milhões ao mês e pelos imóveis e contas podemos afirmar que tinham alto patrimônio _ observou o delegado Trevisan.