sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Polícia Civil prende estuprador em Balneário Camboriú

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú, na tarde desta quinta-feira (18), cumpriu o Mandado de Prisão por Sentença Condenatória em desfavor de Donato Felette, 69 anos, pelo crime de estupro de vulnerável.

Os Policiais prenderam o acusado na Rua Flamboyat, em Monte Alegre. O crime ocorreu há cinco anos e, nesse mês, Felette recebeu a sua sentença pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Itajaí.

Após os procedimentos policiais, Donato Felette foi encaminhado ao Presídio da Canhanduba, em Itajaí, para cumprir uma pena de 6 anos de reclusão.

Receita apreende 20 toneladas de produtos falsificados em Itajaí

Um contêiner carregado com 20 toneladas de produtos falsificados foi identificado e retido pela Receita Federal de Itajaí. A carga continha roupas, bolsas e chaveiros, réplicas de marcas como Louis Vitton, Calvin Klein, Gucci, Lacoste, Mont Blanc, Nike, Adidas e Puma, e está avaliada em R$ 2 milhões.

O material apreendido vio da China, e foi retido no Complexo Portuário do Itajaí-Açu na quinta-feira. A Receita Federal identificou a irregularidade através da declaração de conteúdo do contêiner.

As mercadorias apreendidas serão encaminhadas para destruição.

Funcionários do Hospital Municipal Ruth Cardoso protestaram em frente à unidade

Funcionários do Hospital Municipal Ruth Cardoso se vestiram de preto e protestaram em frente à unidade na tarde desta quinta-feira (18). Os profissionais reivindicam os direitos trabalhistas, como previdência social e fundo de garantia, que deixaram de ser recolhidos enquanto a Cruz Vermelha ainda administrava o local. Eles temem pelo emprego e afirmam que a situação é instável.

Cerca de 250 funcionários, entre enfermeiras, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos, passam pela situação. Os servidores, que preferiram não se identificar por medo de represálias, explicam que a Cruz Vermelha deixou de pagar os encargos e quando a prefeitura assumiu o HMRC, depois de intervir na administração, continuou pagando somente o salário mensal.

Além disso, eles afirmam que a prefeitura quer oficializar o trabalho dos servidores com um contrato temporário, que vai ser válido somente por seis meses. Depois disso, ninguém sabe dizer se terá emprego garantido, ou não.

“A situação é muito instável, estamos inseguros. Ninguém aqui pode ficar brincando desse jeito, temos família pra sustentar. Além disso, o advogado da prefeitura explicou que o que ficou pra trás, ficou. Quem quiser ter os direitos vai ter que entrar na justiça pra conseguir, que eles não vão pagar nada”, conta uma das técnicas de enfermagem.

Outra reclamação dos servidores é referente ao contrato que a prefeitura propôs. Eles explicam que a administração municipal quer que todos assinem um documento afirmando que o início do trabalho foi no mês de agosto. Sendo assim, o 13º salário seria pago proporcional, deste mês em diante. A intervenção da prefeitura no hospital, porém, aconteceu em maio, e todos estes meses não seriam validados.

“Vai acontecer aqui a mesma coisa que aconteceu no Santa Inês. Esse diretor vai acabar com o hospital, eles não estão nem preocupados com os pacientes. Disseram que quem quiser pedir demissão, pode pedir, que eles vão dar uma jeito”, desabafa uma enfermeira.

Em frente ao Hospital Municipal Ruth Cardoso o gestor da unidade, Eroni Foresti, conversou com os funcionários. O diretor explicou que na época da intervenção do HMRC, a prefeitura não tinha outra escolha senão contratar os antigos empregados da Cruz Vermelha em caráter de urgência, para que o local não fechasse.

Ele afirma que a administração sabe exatamente quanto a antiga administradora ficou devendo aos servidores e que, conversando com o Sindicato da categoria, a situação será resolvida. “O prefeito nunca deixaria ninguém aqui em situação ruim, ou irregular. A prefeitura não quer nenhum prejuízo aos seus funcionários. O que a Cruz Vermelha deixou de recolher, tem que ser pago”, explica.

Em sua opinião, a melhor alternativa seria que os funcionários fizessem a rescisão do contrato que possuem com a Cruz Vermelha através do Sindicato. Depois disso, sua sugestão é de que todos entrem com um processo para que revejam seus direitos trabalhistas. “Isso eles devem ver com o Sindicato, que é forte, qual a melhor maneira de resolver. É lá que vai ser decidido, porque não adianta a prefeitura tentar resolver questões que não pode, que vão contra a lei”.

Quanto à data do novo contrato que deve ser assinado com a prefeitura, o gestor explica que isso será definido com a procuradoria municipal. Em relação à contratação temporária, Eroni comenta que deve ser válida até abril e, depois disso, a administração do HMRC pode ter dois rumos: ou será terceirizada novamente, ou haverá concurso público para contratação definitiva de profissionais. Se o destino for o segundo caso, estes 250 servidores, que enfrentam problemas com a Cruz Vermelha, deverão se inscrever para a prova e concorrer a uma vaga no HMRC.

TBV celebra 23 anos propagando o Ecumenismo no Brasil e no mundo

Neste 21 de outubro, o Templo da Boa Vontade (TBV) completa seu 23º aniversário. Milhares de pessoas, entre peregrinos e visitantes, do Brasil e do exterior têm se dirigido a Brasília/DF para participar das festividades, que estão ocorrendo desde o começo do mês e se estenderão até o término deste. A programação inclui apresentações culturais, exposições de arte, encontros ecumênicos e outros eventos, dentre os quais se destacam vários que sucederão dos dias 19 a 21.

Uma série de palestras será proferida na sexta-feira (19/10) sobre assuntos relevantes da atualidade, considerados sob o ponto de vista da Espiritualidade. Os temas a serem abordados são “Sexualidade à luz da Espiritualidade Ecumênica”, “Como enfrentar o diagnóstico de uma doença grave?”, “Como lidar com a volta de um ente querido à Pátria Espiritual?” e “Como afastar as drogas da nossa casa?”.

Nesse dia haverá também o “Espetáculo Música Legionária — Ao Cristo, com decisão!”, em duas sessões: às 16 e às 20 horas. Esta é a terceira edição do espetáculo, que terá a participação de coros e grupos musicais de diversas regiões do país.

Às 10h30 do sábado (20/10) será realizada outra apresentação musical. Trata-se do show “Geração Jesus”, com melodias vencedoras do Festival Internacional de Música da LBV, edição 2012, promovido pela Juventude Ecumênica Militante da Boa Vontade de Deus.

Ainda nesse dia, às 17 horas, se dará início a um dos acontecimentos mais aguardados pelos que se encontram no TBV e pelos que acompanham as comemorações por meio da Super Rede Boa Vontade de Rádio, da Boa Vontade TV ou do portal Boa Vontade(www.boavontade.com): a sessão solene, que trará mensagem fraterna e ecumênica do fundador do Templo da Boa Vontade, José de Paiva Netto. Na ocasião, ele transmitirá palavras de fortalecimento moral e espiritual às famílias.

No domingo (21/10), às 10 horas, um ato ecumênico celebrará os 23 anos do Templo da Paz, do qual participarão autoridades, lideranças religiosas, representantes dos mais variados ramos do saber humano e o Coral Ecumênico do Templo da Boa Vontade. Na sequência, haverá o momento “Parabéns ao TBV!”, quando será servido o bolo de aniversário.

O Templo da Boa Vontade situa-se no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 915, Lotes 75 e 76. Quem desejar obter mais informações sobre o monumento — uma das Sete Maravilhas de Brasília e o local mais visitado da capital federal —e/ou saber como participar das festividades pode entrar em contato pelo tel. (61) 3114-1070 ou acessar o site www.tbv.com.br.

Mutirão Carcerário faz reduzir número de detentos no Presídio de Blumenau

Revisão de processos de 900 presos, entre condenados e provisórios, e alvará de soltura para 98 detentos, sendo 85 presos definitivos e 13 provisórios, foi o resultado do segundo Mutirão Carcerário 2012 feito no Presídio Regional de Blumenau, entre os dias 24 de setembro e 5 de outubro. A expectativa inicial era de que até 30 detentos fossem liberados pela progressão de regime ou recebessem o alvará de soltura. A ação promovida pelo Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria de Execução Penal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Cepevid), tem como um dos objetivos agilizar o andamento dos processos dos detentos.

A atividade, sob o comando da desembargadora Salete Sommariva, contou com o trabalho de 50 pessoas, entre magistrados, promotores, advogados e servidores, distribuídos em três frentes de atuação para analisar a situação da principal unidade prisional do Vale do Itajaí. Os mutirões dão cumprimento à política nacional estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o sistema prisional em todo o país.

Com capacidade para aproximadamente 650 detentos (450 regime fechado e 200 no semiaberto), o Presídio Regional de Blumenau contava com 909 antes da medida. Com a saída de beneficiados pelo Mutirão, a ocupação quinta-feira era de 785 reclusos.

Para a desembargadora, o mutirão contribuiu significativamente para a redução da superlotação, mas, segundo ela, esta é uma questão muito séria e demanda providências urgentes para a solução completa.

Belo se apresenta no palco da Marejada

Para quem gosta de pagode, a Marejada é uma boa pedida nesta sexta-feira. Às 23h30 de hoje sobe ao palco principal da Festa Portuguesa e do Pescado o cantor Belo, com suas canções que misturam romantismo e diversão. Os ingressos podem ser comprados pela internet no blueticket.com.br, com preços variados para pista, espaço vip e camarote. Outra opção é adquirir a entrada para o show na bilheteria do Cetreventos, o único local onde são vendidas meia entrada.

A Marejada termina neste domingo e oferece o melhor da cultura local e gastronomia típica portuguesa.

Criança cai de tobata, é atropelada e morre no Alto Vale

Uma menina de três anos morreu nesta quinta-feira, em Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, ao cair de uma tobata e ser atropelada pelo veículo. A criança estava na tobata com o pai.

O acidente foi no fim da tarde, na localidade Ribeirão Vassoura. A criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital da cidade.