sábado, 17 de março de 2012

Parceria entre ONU e LBV

Paiva Netto

Desde 1999 atuante como primeira entidade brasileira reconhecida com status consultivo geral no Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc), a Legião da Boa Vontade recebeu neste mês votos de continuada parceria com o organismo internacional em Nova York. No último dia 2 de março, o chefe-adjunto da seção de ONGs do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, dr. Joop Theunissen, informou que o relatório quadrienal de atividades, apresentado pela LBV, foi apreciado e aprovado por unanimidade pelo comitê responsável por analisar o desempenho das instituições da sociedade civil em relação consultiva com a ONU. Esse grupo é formado por representações governamentais de 19 Estados membros eleitos.


Fórum intersetorial

Em parceria com o Ecosoc e o Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio), a LBV realiza o 9o Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 6a Feira de Inovações, de 13 a 28 de março. Enfocando “A redução da pobreza e a promoção do emprego e do trabalho decente no contexto de uma economia verde”, o evento contribui para os debates do Ecosoc e da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá neste ano no Brasil.

Cinco países da América Latina sediam o 9o Fórum Intersetorial nas seguintes cidades e dias: Rio de Janeiro/RJ e Brasília/DF (ocorreu nos dias 13 e 14, respectivamente); Assunção, no Paraguai (16); La Paz, na Bolívia (21); Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina (28). A programação contempla ainda workshops (oficinas) em diversos municípios brasileiros. Para mais informações: tels. (21) 2216-7800 e (61) 3114-1070 ou no site www.lbv.org.br.


Erradicar o trabalho infantil

No artigo em que expus a necessidade de uma maior conscientização para erradicarmos o trabalho infantil encontrou boa receptividade. É o que nos mostra o dr. Sérgio Silva, da Gerência de Operações do Senac-SP e membro do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil: “Essa atitude de explicitar o posicionamento da LBV no combate a este mal que corrompe e impossibilita que milhares de crianças e jovens tenham a oportunidade de acesso à educação de qualidade e consequentemente melhores condições de inserção no mundo do trabalho é exemplar e deveria ser seguida por diversas lideranças. A manifestação de lideranças como a do presidente da LBV nos anima a continuar com as mobilizações do Fórum Paulista. Parabéns a todos pelo trabalho e apoio. Um forte abraço”.



José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Univali promove Conferência sobre Direito Ambiental

A Univali promoverá a 1ª Conferência Internacional Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade. O evento vai discutir legislação ambiental, prevenção de danos e proteção ecológica, gestão de zonas costeiras, direito ambiental brasileiro e sustentabilidade. O evento, promovido pelo curso de Direito, ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril, no Campus Itajaí.

Entre os diversos juristas de renome, que ministrarão palestra, está o francês Michel Prieur, referência mundial na área do direito ambiental, professor doutor da Universidade de Limorges e autor de inúmeras obras, sendo "O Direito do Meio Ambiente", o seu livro mais conhecido. Na Univali, Prieur palestrará sobre "O princípio de não-retrocesso em matéria ambiental", onde defende a criação de mecanismos que impeçam que novas leis diminuam a proteção existente ao meio ambiente.

O evento pretende antecipar os debates entre os universitários e os pesquisadores que farão parte da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que está agendada para junho, no Rio de Janeiro, e que reunirá organizações e chefes de estado de importantes nações para negociações ambientais que vão traçar o futuro do planeta.

Motociclista perde a vida em acidente na SC-470

O motociclista Claudir Fruet, 35 anos, morreu na madrugada deste sábado quando transitava na Rodovia Jorge Lacerda ( SC-470), no Km 37,7. Ele conduzia uma moto, com placas de Blumenau, e, após perder o controle do veículo e sair da pista, bateu contra uma árvore.

Claudir morreu na hora.


Caminhoneiro perde a vida na BR-470

A Polícia Rodoviária de Rio do Sul registrou um acidente com morte na noite de sexta-feira. Foi às 23h, no Km 186,9, município de Pouso Redondo. O condutor da Scania, placas de Maracajá, Julio Cezar de Souza, 33 anos, natural de Criciúma, perdeu o controle do veículo e capotou.

O motorista estava sozinho e morreu no local.



Veleiros largam de Auckland rumo a Itajaí pela Volvo Ocean Race

As seis embarcações participantes da regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race partirão da cidade de Auckland, na Nova Zelândia, com destino a Itajaí, neste domingo (18). Os veleiros de flotilha percorrerão 12.417 km até chegarem a Itajaí, o trecho mais longo da competição. A chegada está prevista para o dia 4 de abril.

As equipes da Volvo Ocean Race ficam na cidade até o dia 22 de abril, quando partem para Miami. “São quase 20 dias de muitos eventos nacionais e internacionais, milhares de turistas lotando a rede hoteleira e de serviços no litoral catarinense na baixa temporada, e trazendo uma grande visibilidade para o Estado”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.

"Estamos prontos para receber a Volvo Ocean Race em Itajaí, que será um momento histórico e importante para o turismo de eventos esportivos em Santa Catarina", comemora o secretário, que representa o governador Raimundo Colombo em Auckland na largada dos veleiros. O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, também acompanha o evento da Volvo Ocean Race em Auckland.

Candidatas a Rainha da 30ª Festa Nacional do Colono se reúnem neste sábado

A Comissão Organizadora da 30ª Festa Nacional do Colono promove na tarde deste sábado (17), na Estação Experimental da Epagri, na Itaipava, o primeiro encontro das candidatas a Rainha e Princesas do evento.

Neste primeiro encontro, as representantes da beleza das comunidades rurais vão fazer as devidas apresentações formais, tirar as medidas para o vestido que elas ganharão para o desfile e receberão uma explicação de como se realizará o processo de preparação até o dia do desfile. Além disso, as concorrentes também farão as fotos oficiais para o site da festa.

A eleição da Rainha e Princesas da 30ª Festa Nacional do Colono está programada para o mês de maio. Até lá, as candidatas vão participar de diversas atividades preparatórias.

As três eleitas, Rainha, 1ª Princesa e 2ª Princesa irão representar a 30ª Festa Nacional do Colono em diversos eventos locais, regionais e estaduais que ocorrerem no prazo entre a escolha das majestades e a data da Festa, para divulgar e convidar a todos a prestigiarem este que é o segundo maior evento popular de Itajaí e uma das maiores celebrações em homenagem ao homem do campo em Santa Catarina.

A 30ª Festa Nacional do Colono de Itajaí está marcada para o período de 25 a 29 de julho de 2012, no Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graff, localizado na comunidade rural da Baía.

Nelson Goetten é condenado a 35 anos de prisão

Nelson Goetten, ex-deputado federal preso em maio do ano passado por suspeita de estupro de adolescente e favorecimento à prostituição, foi condenado a 35 anos de prisão em regime fechado pela Justiça. Gilberto Orsi, instrutor de fanfarras detido junto com Goetten, foi condenado a nove anos de detenção.

Além deles, outras três pessoas — incluindo a vendedora de lingeries Cristiane do Carmo Alves Paes, solta em em fevereiro — também teriam sido condenadas. A decisão ocorreu em primeira instância, na comarca de Itapema, onde teriam ocorrido os crimes. A sentença é assinada pela juíza Marivone Abreu.

O caso corre em segredo de justiça porque as vítimas apontadas na investigação tinham menos de 18 anos na época dos supostos crimes.

O advogado Roberto Brasil Fernandes, que representa Goetten e Cristiane, disse que vai recorrer ao Tribunal de Justiça. Goetten está detido na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Itapema desde que foi preso.