sábado, 3 de setembro de 2011

Falta d`água causa início de motim em presídio de Itajaí

Detentos do Presídio da Canhanduba, em Itajaí, fizeram um início de motim na noite desta sexta-feira. Os presos bateram nas grades para pedir solução para a falta de abastecimento de água que atinge a unidade há alguns dias. A Polícia Militar foi chamada, mas a situação foi controlada sem que os policiais precisassem intervir.

Diretor do presídio, Milton Santana diz que a água que abastece o local vem de um poço, e passa por tratamento antes de ser servida aos presos. Segundo ele, ultimamente o consumo tem sido maior do que a capacidade de tratamento, por isso a falta d`água.

_ Vai ser aberto processo de licitação para a abertura de três novos poços, o que deve solucionar o problema _ afirma o diretor.

Receita Federal vai investigar para onde ia lixo importado da Espanha

A Alfândega da Receita Federal do Porto de Itajaí impediu a entrada no Brasil de 60 toneladas de lixo, vindo da Espanha. Os fardos de garrafa pet estavam distribuídos em seis contêineres no Porto de Itajaí e a declaração de importação foi registrada semana passada.

A mercadoria foi declarada como aparas de plástico e foi descoberta durante um procedimento de conferência física pela equipe da Alfândega do Porto de Itajaí. A Receita Federal afirma que tomará as providências necessárias para devolução da carga ao país de origem, sem prejuízo das demais penalidades cabíveis.

A carga foi importada por uma empresa de Farroupilha, no Rio Grande do Sul e antes de chegar ao Brasil, fez a última parada no Uruguai, no Porto de Montevidéu. O destino final da carga será investigado pela Receita Federal. A penalidade pode variar de R$ 500 até R$ 2 milhões.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esteve no local e registrou ainda o risco de proliferação de larvas de mosquitos no interior dos contêineres, já que parte da carga estava molhada.

Autopista Litoral Sul afirma que pedra de 30 toneladas foi colocada propositalmente na BR-101

A concessionária Autopista Litoral Sul, que administra o trecho da BR-101 entre Curitiba e Palhoça, afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a pedra que caiu sobre a rodovia na manhã desta sexta-feira foi retirada e colocada propositalmente na pista por equipes que trabalham nas obras de contenção da encosta.

Segundo a concessionária, a pedra tinha risco de queda, e por isso foi retirada e colocada na pista. As obras de contenção iniciaram em julho deste ano.

A informação inicial, repassada pela Autopista Litoral Sul, era de que a pedra pesava 1,5 tonelada. Posteriormente, a concessionária corrigiu o dado e afirmou que o peso é, na verdade, de 30 toneladas.

A pedra provocou o bloqueio de duas faixas da BR-101 no Km 140, no sentido Norte - Sul. Por volta de 17h, uma das pistas foi desbloqueada, mas o congestionamento chegava a 30 quilômetros às 19h30min. A liberação total da rodovia deve ocorrer somente neste sábado.

Brusque e Metropolitano se enfrentam pela série D

Brusque e Metropolitano escrevem mais um capítulo na história do confronto neste sábado, às 16h, no Estádio Augusto Bauer. Os times se enfrentam em jogo válido pela oitava rodada do Grupo 8, na primeira fase da Série D do Brasileiro. Para os donos da casa, o jogo vale tudo na luta por uma vaga na próxima fase da competição. Com sete pontos e três partidas por jogar, o Brusque precisa da vitória. Para o Verdão, fica a oportunidade de se recuperar na competição e, de quebra, eliminar o rival.

Será o sexto encontro dos times nesta temporada. Nas cinco anteriores, quem jogou em casa levou a melhor. Jogando no Sesi, o Verdão bateu o rival três vezes em três competições distintas: Campeonato Catarinense, Copa Santa Catarina e Série D. O Brusque não deixou por menos. No Augusto Bauer, o time foi superior nas duas vezes em que recebeu o Metrô, e venceu.

No outro jogo do grupo, Juventude (RS) e Cianorte (PR) se enfrentam no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Os dois times dividem a liderança do grupo com 13 pontos. O time gaúcho leva vantagem no saldo de gols, só que depois dessa rodada, terá apenas mais um jogo por fazer, enquanto Brusque e Cianorte (PR) têm duas partidas ainda.