quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Exército realiza operação na Fronteira com a Argentina

Exército Brasileiro iniciou nesta semana a Operação Fronteira Sul, que em Santa Catarina abrange a região Oeste, próximo da Argentina.
Desde a segunda-feira duzentos militares do 14 Regimento de Cavalaria Mecanizada de São Miguel do Oeste montaram barreiras nos principais acessos ao Estado, na Divisa com o Paraná e na Fronteira com a Argentina.
Entre os pontos de bloqueio estão a BR 163, em Dionísio Cerqueira, a SC 468, em São Lourenço do Oeste, e a SC 469, em Campo Erê.
Há também barreira móveis. Nas barreira é conferida a documentação dos veículos e realizada a vistoria por amostragem.
- O objetivo é coibir ilícitos como contrabando, descaminho e armas - afirmou o tenente Nilson Renê.
De acordo com o Comando Militar do Sul o objetivo da ação é aumentar a presença estatal na área dos três estados do Sul que ficam em faixa de fronteira com o Paraguai, Argentina e Uruguai.
Outro foco é verificar crimes ambientais e despertar o sentimento de patriotismo, além de integrar ações com órgãos de segurança e fiscalização, como polícias militar, civil, federal, rodoviária federal, rodoviária estadual, receita federal e Cidasc.
A Fronteira Sul é realizada todos os anos. Não há prazo para terminar mas a ação deve durar pelo menos uma semana.

Início da operação do binário do Bairro São Vicente é adiado mais uma vez

Previsto para esta terça-feira, o início da operação do binário do São Vicente foi prorrogado mais uma vez em função do mau tempo, que prejudicou a pintura da sinalização no local, segundo informou a prefeitura. Não há data prevista para que a estrutura comece a funcionar.
Com a futura mudança, as ruas Estefano José Vanolli e Otávio Cesário Pereira vão passar a ter mão única. A modificação no sentido das duas vias é a principal alteração do binário para desafogar o trânsito. O investimento é de R$ 5,7 milhões, com recursos do município e do Estado. Haverá um aditivo final em relação à quantidade de materiais usados, que foi acima do previsto.
Na Rua Estefano José Vanolli, o fluxo de veículos será da Avenida Adolfo Konder em direção à ponte da Nova Brasília. Os veículos poderão seguir até a Rua Alice Vieira de Souza (mão única) onde poderão retornar para a Otávio Cesário Pereira, que terá o fluxo de veículos em direção à Avenida Adolfo Konder.
Mais movimentada rua do São Vicente, a Estefano José Vanolli também passará a ter ciclovia. Para isso, foram eliminadas vagas de estacionamento. Também terão ciclovia as ruas Vereador Airton de Souza, Arquiteto Nilson Edson dos Santos e Manoel Francisco Coelho – as duas últimas no trecho entre as ruas Estefano José Vanolli e Pedro Cristiano de Miranda. Já a Rua Antonio Cyrilo Dutra terá ciclofaixa compartilhada. 
Em função da implantação do sistema binário, outras vias secundárias terão o fluxo de veículos alterado. A Rua Vereador Airton de Souza sairá da Estefano José Vanolli em direção à rotatória da Luiz Lopes Gonzaga; a Rua Pedro Batista da Silva virá da Pedro Cristiano de Miranda em direção à Estefano José Vanolli; a Rua Manoel Francisco Coelho irá da Estefano José Vanolli em direção à Pedro Cristiano de Miranda; e a Nilson Edson dos Santos virá da Pedro Cristiano de Miranda até a Estefano José Vanolli.
O modelo implantado possibilitará no futuro a ampliação do binário para as ruas Luís Lopes Gonzaga e Pedro Cristiano de Miranda, reorganizando o fluxo nas transversais dessas vias.
As obras começaram em junho de 2014 e o prazo de conclusão era junho deste ano. O atraso ocorreu, segundo a prefeitura, em função da implantação da rede  de esgoto e devido ao tempo ruim.