quinta-feira, 31 de maio de 2012

Adoção rima com coração

Paiva Netto


Em maio, o Dia das Mães (sempre no segundo domingo do mês) e o Dia Nacional da Adoção (25/5) guardam especial afinidade. O sagrado dom da maternidade, também expresso no belo gesto da adoção, deve compartilhar amor e afeto igualmente de forma inclusiva.

Esse importante tema foi discutido recentemente na Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), no programa “Sociedade Solidária”. O apresentador e graduando em Ciências Sociais Daniel Guimarães entrevistou Mônica Natale de Camargo, gerente executiva do Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo (Gaasp).


MUDANÇA DE CULTURA

Estimativas apontam que para cada criança na fila de adoção, há seis casais ou indivíduos pretendentes. Mônica Natale esclarece: “Ainda temos aquela cultura do perfil. O que a maioria dos pretendentes deseja? Eles querem aquelas crianças menores, bebês, brancos ou da mesma etnia. E as crianças que estão disponíveis geralmente são de grupos de irmãos e com idade avançada, e algumas com necessidades especiais. Então, o que tem de se fazer? Mudar essa cultura de adoção no Brasil. O pretendente tem que entender qual é a realidade do país, e começar a olhar com carinho para as crianças, mudar aquela concepção do filho idealizado para o filho possível”.


LONGE DE NÓS O PRECONCEITO

O alto sentido de humanidade precisa habitar o coração das criaturas, não deixando espaço para preconceitos. A gerente do Gaasp aponta para o que pode ser feito: “Primeiro, uma divulgação maior do que é a adoção, entender o que significa adotar, o que significa um filho na sua vida. Isso é importante! A cultura da adoção tem que ser mudada, sim, com programas como este onde se discute, onde se fala dessas necessidades”.

O assunto realmente merece um olhar mais atento da parte de todos, seja das políticas públicas ou da sociedade. É direito básico de toda criança ter uma família que a proteja, ame e respeite.

Quem quiser se informar melhor, acesse o site do Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo: www.gaasp.org.br. Procure também conhecer a legislação brasileira sobre o tema.


TIREM O VIDRO!

No último domingo, 27/5, completaram-se 26 anos de dois grandes eventos da Legião da Boa Vontade na capital federal. Na ocasião, além de inaugurar o primeiro anexo (sede administrativa) do Conjunto Ecumênico, comandei a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Templo da Boa Vontade.

Momentos antes do início do cerimonial, um fato curioso proporcionou a todos importante lição. Eu me encontrava no segundo andar do prédio administrativo da LBV com os meus filhos e, ao olhar para o pátio, que estava superlotado, vi que o palco era baixo demais. E decidi: Sabem de uma coisa? Vou falar aqui de cima da marquise de entrada. E perguntei: Essa marquise aguenta o peso da gente? Ao que me responderam que sim, ao mesmo tempo em que me perguntavam: “Mas como é que o senhor vai passar para lá? Tem um vidro na frente!”. Ora, se o vidro atrapalha, tirem o vidro!, disse-lhes. O vidro foi retirado e pude, então, fazer o discurso lá de cima mesmo. Naquele momento, destaquei, lembrando-me de Moisés e de Zarur, que o Templo da Paz surgia para que houvesse a interiorização de valores. Porque não se pode exteriorizar coisa alguma se a criatura não tem nada para oferecer. É a questão do conteúdo.


José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor. paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Prefeitura de Camboriú inaugura Centro Esportivo e Cultural no Conde Vila Verde

A Prefeitura, através da Fundação Municipal de Esportes, entrega nesta sexta-feira (01), mais uma obra que visa melhorar a qualidade de vida de sua população. O Centro Esportivo e Cultural Vereador Luis Augusto Ribeiro, no loteamento Conde Vila Verde, está localizado ao lado da Escola Municipal Abalor Américo Madeira e será inaugurado às 19h30min.

O novo ginásio do Conde Vila Verde será utilizado para eventos esportivos e culturais. No local, além da quadra poliesportiva com medidas oficiais – 36x18m, foram construídos vestiários, arquibancada e um palco, que receberá diversas atrações. “Esta é mais uma obra que visa melhorar as condições para a prática do esporte da nossa população. Além disso, o ginásio também pode receber eventos culturais, o que torna o local ainda mais atrativo”, afirma o Superintendente da FME, Altamir Montibeller.

O nome do Centro Esportivo e Cultural é uma homenagem ao ex-vereador Luís Augusto Ribeiro, o Guga, falecido em 2007. Enquanto homem público, Guga prestou muitos serviços à comunidade do Conde Vila Verde.

Além do novo ginásio, a atual administração já inaugurou outras quatro quadras poliesportivas, em diferentes bairros de Camboriú. As escolas Domingos Fonseca e Andrônico Pereira foram alguns dos locais contemplados com as novas obras.

Mulher morre carbonizada em incêndio em Gaspar

Maria de Lourdes Nascimento Freire, de 52 anos, morreu carbonizada em um incêndio na casa onde ela morava, na Marinha, Bairro Bela Vista, em Gaspar. As chamas começaram por volta das 21h de quarta-feira.

A casa tinha 32 metros quadrados e não tinha ligação de energia elétrica. O corpo da mulher foi encontrado junto à porta de saída. As causa do incêndio não foram identificadas.

Peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Blumenau.



Abertas inscrições para concurso público da Companhia Urbanizadora de Blumenau

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do concurso público promovido pela Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB). Há 11 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior.

As inscrições podem ser feitas até 8 de junho pela internet. No site também está disponível o edital do concurso. As taxas de inscrição variam entre R$ 40 e R$ 90. O candidato deve ter no mínimo 18 anos, ser brasileiro ou naturalizado, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais e comprovar a escolaridade exigida para o cargo.

A prova objetiva vai ocorrer dia 17 de junho, em local e horário a serem definidos. Ao todo serão 40 questões de língua portuguesa, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. A classificação final será divulgada dia 28 de junho.