sábado, 20 de agosto de 2011

Blumenau10k vai reunir 600 corredores neste domingo

Neste domingo, Blumenau será palco da primeira edição da prova Blumenau10k, que levará um novo conceito em corrida de rua para a cidade e região.

A nova prova terá percursos de 5 km e 10 km pelas principais ruas da região central, com largada prevista para 8h, em frente ao Shopping Neumarkt.

A disputa terá cronometragem eletrônica individual com chip e premiação por categoria (na prova de 10 km). As inscrições encerraram quinta-feira e as 600 vagas foram preenchidas.

O regulamento da corrida e outras informações estão disponíveis no site www.blumenau10k.com.br.

Programa Prefeitura nos Bairros atende a comunidade da Itaipava na próxima semana

Na próxima terça e quarta-feira (23 e 24) acontece a sexta edição de 2001 do Prefeitura nos Bairros. Desta vez, a comunidade da Itaipava é quem recebe o atendimento do Prefeito, da Vice- Prefeita e dos secretários municipais. Neste ano, o programa já passou pelos bairros São Vicente, Cidade Nova, Cordeiros, São Judas e Fazenda. Nestes dois dias, o atendimento à população será no Salão Paroquial da Capela São Pedro, das 08h30 às 12 horas e das 14 horas às 17h30.

O principal objetivo do programa é aproximar a Administração Municipal do cidadão. Durante o “Prefeitura nos Bairros”, o prefeito, a vice-prefeita e todos os secretários municipais deixam seus gabinetes para receberem o cidadão num contato direto, ouvindo suas reivindicações e tomando as medidas necessárias.

Nestes dias, alguns dos principais serviços públicos são concentrados na comunidade que está recebendo o projeto. É o caso da secretaria de obras, que prioriza atividades nestas regiões, como limpeza de ruas, desobstrução de sistemas de drenagem, tapa-buracos, e limpeza de terrenos baldios, entre outras atividades.

Obras na ponte sobre o Itajaí-Açu começam na próxima semana e podem causar filas na BR-101 e BR-470

A ponte sobre o Rio Itajaí-Açu na BR-101, limite entre os municípios de Itajaí e Navegantes, vai passar por obras a partir da próxima segunda-feira. Em função dos trabalhos haverá bloqueio parcial da pista sentido Sul durante a manhã e a tarde, o que pode ocasionar filas tanto na BR-101, quanto na BR-470.

A Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, orienta os motoristas – em especial os que se dirigirem ao Aeroporto de Navegantes – que programem suas viagens com antecedência, para evitar atrasos.

De acordo com a assessoria de comunicação da Autopista Litoral Sul, a reforma será feita na junta de dilatação da ponte, na altura do quilômetro 111. As obras ocorrerão das 8h às 18h, e poderão ser canceladas se chover.

A primeira parte da reforma será feita até quinta-feira, 25 de agosto. As outras etapas estão programadas entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, e de 3 a 5 de setembro. Durante os trabalhos, equipes da Polícia Rodoviária Federal estarão no local para organizar o trânsito.

MP vai tentar conciliação em caso de acidente com banana boat que deixou menina ferida em BC

O Ministério Público vai tentar uma conciliação para encerrar o processo instaurado após o atropelamento da menina Tamara Dallafavera, 11 anos, que teve ferimentos graves após ser atingida por uma lancha de passeio enquanto brincava num banana boat. O promotor Ricardo Dellagnolo, responsável pelo caso, diz ter solicitado ao advogado da família de Tamara que apresente uma proposta de indenização à defesa do juiz aposentado Disney Sivieri, que conduzia a lancha no momento do acidente.

O acordo é possível porque o caso, que tramitava na 2ª Vara Criminal de Balneário Camboriú, foi encaminhado ao Juizado Especial. Isso ocorreu porque, no entendimento da justiça, trata-se de um crime de lesão corporal culposa, ou seja, em que não há intenção de causar o dano.

Caso a conciliação não ocorra, o MP deve ainda oferecer a Sivieri a possibilidade de transação penal, em que é firmado acordo financeiro com a justiça. Se a proposta não for aceita, o promotor tem a opção de arquivar o caso ou apresentar denúncia.

Embora para a Capitania dos Portos o piloto do banana boat, José Carlos Barcellos, também tenha sido culpado pelo acidente, o possível acordo não deve incluí-lo. No entendimento da Marinha, Barcellos deveria ter seguido em velocidade constante ao perceber a aproximação da lancha – e não parado, como fez.

_ No momento, não há indícios de que o piloto do banana boat tenha colaborado para causar o acidente, e temos que definir a responsabilidade que se sobressai _ justifica o promotor.

Ainda não há data para que ocorra a audiência de conciliação. A justiça aguarda o retorno da defesa de Tamara e a manifestação de Sivieri, que ainda não foi ouvido no processo. Ele mora em Curitiba/PR e deverá depor através de carta precatória.

Bairro São João tem sarau neste sábado

Exposição de fotografias, livros, poemas, teatro e música. Neste sábado (20), a partir das 20h30, no Salão Paroquial da Igreja do São João, ocorre a terceira edição do Sarau no São João. Desta vez, a atração musical ficará por conta do Grupo Divina Inspiração. No repertório do grupo, que existe há mais de dez anos, estão serestas, choro, samba canção e terno de reis.

Além do Divina Inspiração, haverá também teatro de rua “Rounin”, do Grupo de teatro Terceira Margem e também uma apresentação do grupo de dança Fios de Prata. Os fotógrafos Marcos Porto e Ronaldo Silva Jr. mostram a exposição projetada das imagens que compõe o livro de fotos Retratos, com pessoas de Itajaí fotografadas para o álbum de 150 anos da cidade.

A intenção do projeto Sarau no São João é reunir a comunidade em torno de livros, histórias, poemas, dança, músicos, escritores e artistas. A proposta é democratizar a participação em todas as atividades programadas este evento. Coisa boa para quem mora no lugar e para os artistas que ganham mais um canal para mostrar a sua arte.

Será servida ainda, uma macarronada feita pelos moradores do Bairro. O acesso ao Sarau é totalmente gratuito.

Travesti que se faz passar por vidente é acusado de golpe em Jaraguá do Sul

Um travesti que se faz passar por uma vidente, identificada pelo nome de Dona Rafaela, é acusado de enganar pessoas em Jaraguá do Sul ao prometer curas para problemas particulares. Uma mulher, com 30 anos, perdeu R$ 18 mil. A denúncia chegou até a Polícia Civil de Jaraguá do Sul depois que o pai da vítima desconfiou que a filha gastava muito dinheiro.

Conforme o delegado Marco Aurélio Marcucci, o acusado usava as leituras de cartas e usava previsões negativas para amedrontar a vítima. Uma delas era de que a vida do pai dela corria perigo. Para resolver o problema ela deveria fazer várias sessões.

Segundo o delegado, quando a família desconfiou do caso, o acusado começou a pedir mais dinheiro e ameaçar a mulher com sessões de macumba contra ela. Dona Rafaela atende num cômodo, nos fundos da moradia, no bairro Estrada Nova. Para comprovar a ação, o delegado combinou com um agente da polícia para que fosse até a casa do falso vidente e contasse a história de que o irmão teria problemas de esquizofrenia.

— A primeira sessão ele não cobrou nada, mas depois disse que na segunda teria de pagar R$ 1,7 mil e trazer a família junto porque se tratava de um caso do encosto do diabo e que teria uma cura infalível para isso. Só que o vidente não soube dizer que o irmão do policial já estava morto — contou o delegado.

O acusado vai responder por charlatanismo. Segundo o delegado Marco Aurélio Marcucci, esse ato não é considerado crime, mas uma infração de menor potencial ofensivo e por isso o acusado não foi preso em flagrante. Ele vai ser interrogado na segunda-feira e vai responder um termo circunstanciado. A pena máxima é de um ano de prisão.