terça-feira, 9 de outubro de 2012

Itajaí sedia segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

A cidade vai sediar, neste fim de semana, a segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que será disputada por atletas com deficiência física ou visual. As disputas contecem no molhe da Atalaia, nos dias 12 e 13, das 9 às 12 horas.

A Copa Brasil é disputada por 70 atletas de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraná. Santa Catarina terá representantes das cidades de Jaraguá do Sul, Brusque e Taió. Itajaí será representada nas competições por nove atletas do paradesporto municipal.

Além disso, terá participação dos campeões mundiais Soelito Goth, João Schwindt e o atleta paraolímpico Flávio Reitz. Serão premiados com medalhas os três primeiros colocados nas categorias Feminino, Masculino, Deficientes Visuais e Físicos.

A primeira etapa da Copa Brasil aconteceu na última semana de julho, em Perubi – São Paulo. Os atletas Valmor Schimit Júnior e Avalcir da Silva na categoria Deficiente Físico e Maria Pinheiro, na categoria Deficiente Visual, garantiram medalha de prata na competição.

A Segunda Etapa da Copa Brasil de Paraciclismo é uma promoção em parceria entre a Prefeitura de Itajaí, Fundação Municipal de Esportes – FMEL, Confederação Brasileira de Ciclismo, Comitê Paraolímpico Brasileiro, Codetran, Ministério do Esporte, APM Terminals, Multilog, Gomes da Costa, ADEFI – Associação de Deficientes Físicos de Itajaí, ADVIR – Associação de Deficientes Visuais em Itajaí e Região e Clube Roda Solta. A próxima etapa será realizada em Brasília, nos dias 23, 24, e 25 de novembro.

Mais de 4,5 mil atletas disputam etapas regionais dos 52º JASC

Para muitos atletas, o sonho de ser campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) se fortalece nas etapas classificatórias da competição. As etapas iniciam a partir desta quarta-feira (10), e prosseguem até o dia 15 em quatro sedes: a etapa Oeste, em Xanxerê; a Centro-Oeste, em Joaçaba; a Leste-Norte, em Canoinhas; e a regional Sul em São Ludgero.

No total serão 4.763 atletas de 111 municípios que disputarão títulos e vagas no basquete, handebol, vôlei, futsal, futebol, bolão 23 e bocha. Os dois primeiros colocados de cada modalidade garantem classificação à etapa estadual dos 52º Jasc, que será de 6 a 17 de novembro em Caçador, no Meio-Oeste do Estado. A exceção será o basquete masculino da regional Leste-Norte que classificará três equipes pelo número maior de participantes. Os 52º Jogos Abertos de Santa Catarina são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional.

Os cerimoniais de abertura das quatro regionais serão em São Ludgero no ginásio de esportes Lino Felipe às 19h30min; em Joaçaba, no centro de eventos local também às 19h30min; em Canoinhas, no ginásio de esportes do Colégio Sagrado Coração de Jesus às 20h, e em Xanxerê, também às 20h, no ginásio Ivo Sguissadi.

A sede da etapa Oeste, em Xanxerê, é a que terá o maio número de atletas: 1.605 participantes de 34 municípios. Depois vem a Centro-Oeste com 1.202 participantes de 29 cidades; a Leste-Norte tem 1.156 atletas de 28 municípios e a etapa regional Sul com 800 atletas de 20 municípios.

Segundo João Batista Cascaes, diretor de Esportes da Fesporte, a expectativa para a realização das quatro regionais dos Jasc é a melhor possível. “Temos certeza que a equipe técnica da Fesporte, juntamente com os municípios, farão estas regionais com o sucesso e o brilho de sempre, até porque são pessoas experientes que gerenciam o processo, além de serem municípios já acostumados a realizar bons eventos esportivos”, destacou.

Além dos classificados das etapas regionais a etapa estadual em Caçador terá ainda os campeões das modalidades dos 51º Jasc, realizados no ano passado, em Criciúma, mais os atletas e equipes inscritos por Caçador, município-sede da competição neste ano.

No atletismo estarão classificados para a disputa estadual os melhores tempos e marcas nas provas de pista e campo, obtidos nos eventos promovidos e homologados pela Fesporte. Nas modalidades de ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, karatê, punhobol, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, tiro, vôlei de praia e xadrez estarão participando todos os municípios e respectivos atletas que confirmarem inscrição.

Quadrilha explode carro-forte em Joinville

Com armamento usado em guerras, como um fuzil AK-47, uma quadrilha assaltou e explodiu um dos três carros-fortes que desciam a serra Dona Francisca, na noite de segunda. O crime ocorreu na altura do km 91 da SC-301, por volta das 19 horas. O motorista de um caminhão foi feito refém para que o veículo pudesse bloquear a rodovia.

O carro-forte foi parado com tiros de fuzil. Os quatro passageiros – o motorista, um chefe de equipe e dois vigilantes – foram obrigados pelos bandidos a se jogar de uma ribanceira. Apesar da queda, as vítimas não sofreram ferimentos graves.

Outros motoristas que desciam a serra de automóvel também foram assaltados para que os carros fossem utilizados na operação da quadrilha.

De acordo com a Polícia Militar, os bandidos fugiram pela estrada Rio do Júlio em direção a Schoreder, no Vale do Itapocu, onde se embrenharam na mata. Pelo caminho, eles deixaram artefatos para furar pneus e dificultar a perseguição policial.

Antes de chegar na localidade de Bracinho, houve troca de tiros. Nenhum dos policiais ficou ferido. Em um dos carros abandonados pelos criminosos (um na estrada Rio do Júlio e outro na estrada Laranjeira), foram encontrados malotes de dinheiro, explosivos e um fuzil. A polícia também encontrou pelo caminho munições de calibre .50 e 762, do fuzil AK-47.

A ação criminosa mobilizou a PM das regiões de Joinville e Jaraguá do Sul. A Polícia Civil de Joinville também foi acionada para acompanhar a operação. Barreiras foram montadas em um raio de aproximadamente seis quilômetros da SC-301. Todos os veículos precisaram passar por revista minuciosa para seguir viagem.

A rodovia só foi liberada às 23 horas, quando um guincho conseguiu remover o carro-forte.

A Polícia Militar encerrou hoje às 11 horas as buscas na mata de Schroeder, no Norte do Estado. Por enquanto, nenhum suspeito foi encontrado.